Existe o leve boato que num futuro muito próximo, nós do mercado cripto estaremos sujeitos a operar com licenças do banco central.
Entre ser obrigado a comprar uma licença de operação para cambio com criptomoedas, não acho que seria impossível forçaremo o uso desse Real Digital.
Eu duvido muito que o banco central irá implicar com quem usa o Bitcoin para meios de pagamentos e coisas do gênero, de forma não profissional e eventual.
mas sua situação é diferente, voce é basicamente um cambista.
Certamente em breve sua ocupação será mais regulamentada e você irá acabar virando algo próximo a uma casa de cambio, ou então irá ter que operar dentro de certos limites para ficar dentro da lei,
Esse será o próximo debate da vez, até porque eu imaginei o seguinte cenário;
Se hoje em dia as empresas que fazem cambio de fiat, pagam licença ao bacen ou alugam de quem tem a licença, no modelo de correspondente cambial.
Claro que bem na frente da confidence cambio, fica lá uma pessoa oferecenço uma cotação muito melhor, mas se a força governamental pegar esse cidadão, as vezes pega, ele será preso por cometer o crime cambial de evasão de divisas com pena prevista, sujeita a prisão de dois a seis anos, além de multa. Fica claramente difícil coibir esse crime porque muitas vezes os envolvidos operam apenas cash(dinheiro em papel X dinheiro em papel).
Agora vamos imaginar o cenário de licença para cambio de criptomoeda, seja ela de 5k, 25k ou 500k, isso está a ser definido ainda.
Uma pessoa que operar grandes volumes, usando principalmente corretoras, sem dúvida será punida por não ter a tal licença, sei lá " cambio de criptomoedas ilegal".
Atualmente existe apenas aquelas punições da in1888 para quem atrasar ou não entregar, mas realmente, do governo brasileiro eu espero de tudo, não dúvido de mais nada.