...Adotar
Olá Bitcoiners, primeiramente Boa Noite a todos que estão lendo. Bom, minha dúvida é em relação a segurança em guardar os bitcoins na carteira offline que fica salva no computador, tanto seja a Bitcoin Core (qt) e a Electrum, que são as mais usadas e mais amadas pelos usuários, tem a Armory também, mas essa eu não sei como usar, enfim, mesmo que o usuário criptografe a wallet.dat ou default_wallet (se for carteira electrum) na opção de configurar uma palavra-passe na carteira, e se alguém tiver acesso ao meu computador, seja acessando fisicamente no meu computador ou remotamente por keyloggers, e roubar o wallet.dat por exemplo, ela vai saber de todas as minhas transações que eu faço, só não vão saber a senha para gastar.
Eu sei que o bitcoin core sorteia 100 endereços para receber e outros 100 endereços para troco (change), vamos supor que um hacker copie meu wallet.dat e transfere pro pc dele para ver minhas transações, e se eu no meu computador usar todos esses endereços que a wallet sorteou, a wallet sorteara novos endereços, mas ela vai sortear só na wallet.dat que estou usando? no meu pc, nesse caso, ou gerará tanto no meu pc e meu outro wallet.dat que o ladrão copiou do meu pc??? Enfim, não sei se vocês pensaram nisso mas, existe alguma ferramenta para windows de criptografar o diretório c:\users\USUARIO\roaming\appdata\bitcoin ? que a carteira bitcoin core ou electrum possa acessar as chaves privadas mesmo com o diretório criptografado??
Se não tiver nenhuma ferramenta para windows, será que tem para Linux??
Ah! e desculpem pela falta de criatividade do título que quase não tem nada a ver, mas eu fico grato se alguém me responder!
Me desculpem o incômodo.
att
1- Carteiras no seu computador não são offline. Carteira offline é uma carteira que nao se conecta a internet nunca. Por exemplo, carteiras de papel ou carteiras em hardware. Não confunda o fato dela não ser na nuvem com o fato de ser offline. São coisas diferentes.
2- se um hacker tem acesso ao seu computador pra roubar sua wallet.dat, ele tem acesso a sua senha e a qualquer criptografia que vc usar. A menos que vc esteja pensando em acesso fisico (i.e. alguem entrar na sua casa e roubar seu computador).
3- não sei qual seu problema com alguem saber suas transacoes. Se sua preocupacao for o governo, nao se preocupe, ele tem maneiras mais faceis de saber isso (basta que ele pergunte a quem te vendeu os produtos, a menos que seja um traficante, ele vai prontamente contar ao governo que foi você).
4- Se apos tudo isso sua paranoia ainda for suficiente pra querer um nivel extra de criptografia, criptografe seu HD. O windows tem isso embutido, assim como linux e OSX. Existem softwares OSS pra isso tambem, mas nao sei se sao mais seguros. O mais famoso uns tempos atras foi descontinuado por descobrirem interferencia da NSA no codigo deles. Enfim...
5- Na bitcoin core, como os endereços não são HD, apos inutulizar os 100 endereços já gerados, os que forem gerados novamentes são exclusivos daquela maquina. Nas carteiras HD, como a electrum, os endereços são gerados a partir de uma "seed" inicial, então não importa quantos vc inutilize, serão sempre os mesmos em todas as copias da carteira. MAS, transações bitcoin são publicas e rastreaveis na blockchain. Se eu sei a origem do dinheiro, bastam 3 ou 4 cliques num block explorer pra saber onde ele foi parar. A menos que vc use um anonimizador de transacṍes (super arriscado, um deles inverteu as fees com osvalores da transacao certa vez e os usuarios perderam tudo), qualquer um que saiba suas transacṍes anteriores vai descobrir suas transacoes futuras sem muita dificuldade.