Hoje em dia, o pessoal esquece do motivo da existência do BTC (decentralização, segurança, meia-privacidade) e acha que ele se resume em enviar de X para Y. Esse sistema não tem como ser concorrênciado BTC considerando que o pessoal realmente queira sair das mão dos governo (o que acho díficil, considerando o tanto de gente que ainda usa Gmail, tem Facebook, se expõe online, etc...). Grande parte do pessoal, infelizmente, vê o BTC como uma renda extra e não como uma alternativa à centralização bancaria.
É como eu digo, trata-se do mais puro
comodismo. O ser humano tende a buscar o mais prático e, nesta caminhada, acaba por também levar aqueles que buscam as operações da manada. Estranho para mim será, o dia em que não tivermos mais usuários buscando culpados para suas possíveis prezepadas como "
perder sua senha de acesso à conta" ou mesmo "
fazer aquele DOC de forma equivocada". Ele tende a se amedrontar com a possibilidade de perda iminente devido à sua desinformação ou até falta de atenção.
A utilização em massa das criptos se dará quando os benefícios se mostrarem superiores, ainda que mantendo a mesma estrutura de descentralização e (na cabeça deles) o "problema" de o próprio detentor da carteira como o único responsável pelos pontos de falha. A agilidade nas movimentações e a ação de trazer um mundo cada vez menos complicado para estas operação (como o BIP39, por exemplo), serão os facilitadores para o alcance desse objetivo. Mas estão longe de serem apenas os únicos.