Pages:
Author

Topic: Beta Test Colored Coins (1 BRL = 1 Real) - page 2. (Read 7241 times)

full member
Activity: 182
Merit: 100
October 21, 2014, 05:14:22 PM
#32
Deixa eu ver se eu entendi,

Em vez de comprar o Btc diretamente,

eu compro tokens BRL = 1 real por cada

Deixo-os guardado, e quando eu quiser trocar por btc (esperando aquela linda cotação baixar) eu vou e em vez de esperar 1 dia para o deposito creditar eu troco o token pelo btc certo?


hero member
Activity: 868
Merit: 1000
Impossible is Nothing
October 21, 2014, 02:08:24 PM
#31
Uma chance de um pequeno lucro para incentivar o uso do BRL
Estamos comprando BTC por esses valores um pouco superior aos valores de BTC que são sendo vendidos na comunidade.

João Canhada 1025
Flávio França 1020

Estamos comprando a

B 0.05 = 52 BRL
B 0.10 = 104 BRL
B 0.20 = 208 BRL
B 0.25 = 260 BRL

Quem vender seus Bitcoins por BRL poderá comprar BTC por BRLs com Canhada, França e Adriano Oliveira
hero member
Activity: 868
Merit: 1000
Impossible is Nothing
member
Activity: 108
Merit: 10
staff
Activity: 1285
Merit: 1085
October 21, 2014, 06:37:18 AM
#28
Eu tenho muito receio nesse conceito de compra garantida por valor fixo, me lembra muito uma moeda que virou motivo de chacota nas comunidades brasileiras.

A unica coisa que me deixa com menos pé atrás é a equipe, que tem muita confiança, fora isso, ainda tenho algumas dúvidas.

Oi Guto,

Nós pensamos muito sobre esta comparação antes de expor esta ideia.

A principal diferença entre as duas propostas é que naquela "moeda" a proposta era que a cada dia seriam emitidas N novas moedas e ainda assim seria mantida paridade à uma outra moeda existente no mundo real... isso é simplesmente impossível.

O que nós estamos propondo poderia ser comparado a um serviço de escrow onde as partes não são conhecidas mas as tokens (colored coins) garantem a titularidade. Para cada 1 token emitida é necessário haver a garantia em depósito.

Mesmo assim, agradeço a honestidade em levantar o ponto para discussão. Imagino que esta comparação também passou pela cabeça de outras pessoas.


Abraço,


Adriano
hero member
Activity: 770
Merit: 515
Guto Schiavon / FOXBIT
October 21, 2014, 05:45:53 AM
#27
Eu tenho muito receio nesse conceito de compra garantida por valor fixo, me lembra muito uma moeda que virou motivo de chacota nas comunidades brasileiras.

A unica coisa que me deixa com menos pé atrás é a equipe, que tem muita confiança, fora isso, ainda tenho algumas dúvidas.
staff
Activity: 1285
Merit: 1085
October 20, 2014, 09:49:57 PM
#26

Mais uma opção para movimentar as colored coins: foi lançada hoje a carteira Coinprism para Android... Se já era legal utilizar a carteira deles via web, agora com o aplicativo no celular fica ainda mais fácil.

Abaixo estão algumas imagens da carteira.





Abraço,


Adriano
hero member
Activity: 868
Merit: 1000
Impossible is Nothing
October 19, 2014, 10:07:05 PM
#25
COIPRISM ONLINE WALLET
http://coinprism.com




CHROMAWALLET ONLINE WALLET
http://chromawallet.com





hero member
Activity: 868
Merit: 1000
Impossible is Nothing
full member
Activity: 350
Merit: 100
October 18, 2014, 02:32:32 PM
#23
aceitam neteller ?
hero member
Activity: 868
Merit: 1000
Impossible is Nothing
October 18, 2014, 01:51:23 PM
#22
Na segunda feira vai ter a carteira para Android
sr. member
Activity: 303
Merit: 250
October 18, 2014, 06:35:41 AM
#21
Bom dia, filhão!

Valeu pelos esclarecimentos. Como falei, torço muito para que dê certo e tomara que com a participação de mais pessoas surjam ideias para trazer mais segurança, rapidez, simplicidade etc.
A BRL fortalece o P2P (que está no DNA do bitcoin) e corta custos.

Quanto à comunidade, sempre haverá scammers, mas imagino que com o tempo e o crescimento da mesma, naturalmente irão emergir aqueles com grande reputação. Às vezes fico pensando que se não houvesse exchange e as compras se dessem apenas via fórum (old school: ágeis, com o membro de maior reputação recebendo primeiro) teríamos um volume superior do que os 200 BTC de hoje.

Abraço!
staff
Activity: 1285
Merit: 1085
October 18, 2014, 01:56:40 AM
#20

Oi Duduqa, obrigado pelo tempo gasto para entender e comentar a nossa proposta. Vou tentar comentar os principais pontos aqui, mas já estamos com a pendência de agendar um hangout (a ideia surgiu no grupo do facebook) para tirar dúvidas e explicar melhor o funcionamento do processo como um todo.


[DISCLAIMER: Sou amigo do Allex e do Adriano e já negociei com o João, que parece ser um cara bem bróder também]

A proposta é útil.
Pagar R$ 7,90 por TED, tendo que aguardar o próximo dia bancário, limites de horários etc é um entrave à compra e venda de bitcoins, e o BRL pode fluidificar esse trânsito de fiat, aumentar a liquidez e (por que não?) agregar valor ao camarote do bitcoin.

Você captou bem a intenção por trás da proposta. Eu a considero como uma "ponte" entre dois mundos completamente diferentes (de um lado o ambiente totalmente obscuro, lento e centralizador do sistema bancário atual e de outro a transparência, rapidez e descentralização do Bitcoin).


Agora voltemos ao detalhe do "recompra garantida 1 BRL = 1 real". Espero que tenhamos muitas pessoas dispostas a realizar essa troca 1 BRL por um real, mas acho que demandará muito idealismo para aceitar. O sujeito pode ver sua movimentação na conta subir astronomicamente (atraindo os olhos sedentos da Receita Federal) ganhando muito pouco com isso. O real que cai na conta dele (e vira BRL na mao de quem depositou) dali a poucos dias precisará sair para pagar aqueles que irão redimir BRL.

Esta é a situação (porém em pequena escala)  do Beta que estamos realizando. Nós entendemos que não é viável prosseguir desta maneira descentralizada "fora da lei" em larga escala, pois trás muitos riscos, inclusive com o Fisco e poderia trazer mais notícias negativas à comunidade Bitcoin como um todo (não queremos de forma nenhuma ser a próxima Bitcoin Rain).

O Beta é apenas para comprovar a viabilidade e as vantagens que a solução trás para a comunidade e após esta comprovação será necessária uma adequação à legislação vigente para oferecer este serviço da maneira mais correta possível.



Por outro lado, sabemos que muita gente não fará questão de redimir o BRL e o manterá para trocar por BTC com mais fluidez. Isso permitirá que maiores saldos fiquem na conta de quem faz o escrow e um certo rendimento (conta-poupança, CDB liquidez D+0 etc) o compense. Esse rendimento atrairá mais gente para ser escrow e mais pessoas ficarão online para rapidamente converter reais em BRL. Até este ponto do raciocínio, só autofeedback positivo.

Nada impedirá que qualquer pessoa aceite os BRLs, provendo liquidez ao sistema enquanto adquire os BRLs que necessita para seu uso pessoal... mas a emissão e manutenção das reservas provavelmente ficará restrita a uma entidade única. Isto permite uma garantia adicional, por exemplo com a auditoria das contas de alguma maneira para provar que não há reserva fracionária (que já seria contra a legislação no caso de uma entidade legalmente constituída). Neste ponto é importante ressaltar que qualquer pessoa aceitando os BRLs deve checar a autenticidade dos mesmos, como detalhado no post inicial.

Isso não impede que outros agentes criem outras colored coins para competir neste mercado, porém a aceitação destes outros agentes pela comunidade dependerá da reputação e aderência aos padrões já definidos pela entidade original.



Supus a total idoneidade dos escrows e de início tudo caminhará (oxalá por longos anos) feliz, na perfeita proporção de 1 BRL para cada real na conta dos escrows até o dia do apocalipse que venho aqui profetizar: "quando um dos escrows tiver a conta corrente bloqueada por um processo, ou ex-esposa, ou limpada num sequestro relâmpago ou (auto?)hackeada, será perdido o equilíbro, e o número de BRL será maior do que o de reais. Haverá correria para trocar BRL por reais na conta, e em determinado momento os escrows ficarão sem reais, ou os detentores de BRL mais atrasados não encontrarão quem troque por reais."

Nesta fase Beta, este risco está sendo assumido pelos três participantes que estão garantindo a recompra (até por isso dos valores baixos), pois se o dinheiro está na conta de A, B ou C nenhum dos três tem como confirmar. O sistema Beta está completamente baseado na confiança, porém dividido em dois grupos distintos:

o primeiro grupo é formado pelo Allex, Canhada e eu. Cada um de nós tem que confiar que os outros dois vão honrar com sua reputação ao manter recursos de terceiros em sua conta pessoal.

o segundo grupo, formado pelos demais participantes do Beta, precisa apenas confiar que os três participantes juntos tem capacidade e reputação para garantir o valor em risco durante a fase Beta. Desta forma o risco de contraparte está diluído em três participantes diferentes. Isto porque existe apenas um BRL sendo utilizado ao invés de BRL do Allex, BRL do Adriano e BRL do Canhada.

Volto a reforçar que esta relação de confiança é temporária e apenas para o exercício do Beta. Não pretendemos manter algo frágil assim por um período longo ou com valores mais elevados.



Percebam que há um "counterparty risk" gigante. Mais cedo ou mais tarde, "vai dar merda". Aplaudo a iniciativa de buscar construir algo que traga ainda mais valor ao bitcoin, mas lamento dizer que tudo que tocar em fiat trará consigo opacidade, lentidão e o risco-governo/justiça.

Eu concordaria e chegaria a mesma conclusão se fosse mantido o mesmo modelo do Beta em escala ampliada. Mas como expliquei acima, a intenção é reduzir estes riscos de maneira suficiente para permitir sua utilização amparada pela legislação, trazendo legitimidade e segurança a todo o processo e aos usuários desta solução.

É claro que a solução definitiva para estes problemas é a adoção do Bitcoin em detrimento das moedas de curso forçado, mas como eu disse inicialmente, considero esta solução uma ponte entre os sistemas tão distantes atualmente e portanto ainda haverá alguma "opacidade, lentidão e o risco-governo/justiça".


E o que o zé ruela aqui (que só critica!!!) propõe?

Bom, eu fico admirado com o crescimento da comunidade compra/venda de cryptocurrencies no face. Hoje são quase 200 membros e já saem alguns negócios. Imaginem com mil? Dez mil...50.000? Cem mil? O aumento do número de membros disponibilizará um número tal de compradores e vendedores fixos, bem como tamanha concorrência, que permitirá a compra/venda por preços competitivos, sem burocracia, com alguém que tenha conta no seu próprio banco, e  de reputação atestada na comunidade.

Eu já vejo um risco enorme no crescimento da comunidade... golpes (ou tentativas de golpes) são frequentes lá. Pense do ponto de vista de um usuário novo: Quanto mais usuários, mais difícil é ter certeza que a pessoa é realmente de confiança ou se aqueles dizendo isto são "fakes" ou pessoas com interesse me participar de algum golpe.

Isto é devido ao fato de transações em Fiat serem reversíveis enquanto em Bitcoin não são.

A principal vantagem das colored coins nós ainda não trouxemos à comunidade para não complicar muito, mas vou comentar rapidamente aqui:

Como as colored coins existem na mesma blockchain do Bitcoin é possível acabar com aquela história de quem manda primeiro, comprador ou vendedor. Na mesma transação pode ser realizada a transferência dos Bitcoins para o comprador e das Colored Coins para o vendedor. Ambos assinam a transação e ela ou é executada completamente ou não é executada. E ao ser executada ela é irreversível - em ambas as pontas. Isto sim vai permitir que a comunidade cresça e ganhe escala sem atrair golpistas.



Vou além: a partir do momento em que for possível comprar e vender BTC vs fiat na maior parte dos países do mundo, com liquidez e sem/pouca burocracia, o papel do bitcoin estará mais de 50% cumprido. Servirá como reserva de valor verdadeiramente escassa, fácil de proteger, reconhecer e transportar, dificultando a pilhagem quer seja por ex-esposas, excelentíssimos ladrões ou falsificadores (oficiais e oficiosos).

Concordo. Chegar neste ponto é o grande desafio que enfrentamos hoje e nossa proposta pretende ajudar a jornada rumo a este objetivo. Ela só seguirá adiante se percebermos que é um passo nesta direção.

Mais uma vez quero te agradecer pelo esforço e tempo ao analisar a proposta, apontando os problemas a serem tratados. Não acho que ninguém seja dono da verdade e ao abrirmos esta ideia para discussão aqui o objetivo era justamente chegar à melhor solução possível através da ajuda de todos, nos moldes do modelo open-source de desenvolvimento

Peço desculpa pelo longo texto que esta resposta se tornou, mas o assunto é complexo e exige ser bem discutido.


Abração,


Adriano


sr. member
Activity: 303
Merit: 250
October 17, 2014, 10:45:48 PM
#19
[DISCLAIMER: Sou amigo do Allex e do Adriano e já negociei com o João, que parece ser um cara bem bróder também]

A proposta é útil.
Pagar R$ 7,90 por TED, tendo que aguardar o próximo dia bancário, limites de horários etc é um entrave à compra e venda de bitcoins, e o BRL pode fluidificar esse trânsito de fiat, aumentar a liquidez e (por que não?) agregar valor ao camarote do bitcoin.

Agora voltemos ao detalhe do "recompra garantida 1 BRL = 1 real". Espero que tenhamos muitas pessoas dispostas a realizar essa troca 1 BRL por um real, mas acho que demandará muito idealismo para aceitar. O sujeito pode ver sua movimentação na conta subir astronomicamente (atraindo os olhos sedentos da Receita Federal) ganhando muito pouco com isso. O real que cai na conta dele (e vira BRL na mao de quem depositou) dali a poucos dias precisará sair para pagar aqueles que irão redimir BRL.
Por outro lado, sabemos que muita gente não fará questão de redimir o BRL e o manterá para trocar por BTC com mais fluidez. Isso permitirá que maiores saldos fiquem na conta de quem faz o escrow e um certo rendimento (conta-poupança, CDB liquidez D+0 etc) o compense. Esse rendimento atrairá mais gente para ser escrow e mais pessoas ficarão online para rapidamente converter reais em BRL. Até este ponto do raciocínio, só autofeedback positivo.

Supus a total idoneidade dos escrows e de início tudo caminhará (oxalá por longos anos) feliz, na perfeita proporção de 1 BRL para cada real na conta dos escrows até o dia do apocalipse que venho aqui profetizar: "quando um dos escrows tiver a conta corrente bloqueada por um processo, ou ex-esposa, ou limpada num sequestro relâmpago ou (auto?)hackeada, será perdido o equilíbro, e o número de BRL será maior do que o de reais. Haverá correria para trocar BRL por reais na conta, e em determinado momento os escrows ficarão sem reais, ou os detentores de BRL mais atrasados não encontrarão quem troque por reais."

Percebam que há um "counterparty risk" gigante. Mais cedo ou mais tarde, "vai dar merda". Aplaudo a iniciativa de buscar construir algo que traga ainda mais valor ao bitcoin, mas lamento dizer que tudo que tocar em fiat trará consigo opacidade, lentidão e o risco-governo/justiça.

E o que o zé ruela aqui (que só critica!!!) propõe?

Bom, eu fico admirado com o crescimento da comunidade compra/venda de cryptocurrencies no face. Hoje são quase 200 membros e já saem alguns negócios. Imaginem com mil? Dez mil...50.000? Cem mil? O aumento do número de membros disponibilizará um número tal de compradores e vendedores fixos, bem como tamanha concorrência, que permitirá a compra/venda por preços competitivos, sem burocracia, com alguém que tenha conta no seu próprio banco, e  de reputação atestada na comunidade.

Vou além: a partir do momento em que for possível comprar e vender BTC vs fiat na maior parte dos países do mundo, com liquidez e sem/pouca burocracia, o papel do bitcoin estará mais de 50% cumprido. Servirá como reserva de valor verdadeiramente escassa, fácil de proteger, reconhecer e transportar, dificultando a pilhagem quer seja por ex-esposas, excelentíssimos ladrões ou falsificadores (oficiais e oficiosos).
hero member
Activity: 868
Merit: 1000
Impossible is Nothing
October 17, 2014, 12:27:44 PM
#18
Como a gente que comprar a moeda vai ter lucros ?

Não consegui entender essa parte, porém entendo a parte que facilita a negociação.



Vamos por partes

 A proposta do BRL não é ser uma moeda e sim ser uma feramente de trade. Vc ira poder fazer vários trades rápidos durante o dia sem atrito com o banco nessa aumentando seu potencial de lucro.

Apenas lembrando q o trade BTC/REAL no mercado P2P OTC tem suas limitações durante o dia. Vc não pode fazer uma compra entre dois bancos diferentes as 6 horas da noite. Mas usando color BRL vc poderá faze-lo com segurança e rapidez.
full member
Activity: 350
Merit: 100
October 17, 2014, 12:17:07 PM
#17
Como a gente que comprar a moeda vai ter lucros ?

Não consegui entender essa parte, porém entendo a parte que facilita a negociação.

hero member
Activity: 868
Merit: 1000
Impossible is Nothing
October 17, 2014, 11:36:15 AM
#16
podes escrever mais sobre essa taxa de serviço ?



O serviço em si não ha taxa.

A taxa q o Adriano mencionou é se eventualmente o banco cobrar alguma coisa na hora da transferencia.
full member
Activity: 350
Merit: 100
October 17, 2014, 10:10:41 AM
#15
podes escrever mais sobre essa taxa de serviço ?

hero member
Activity: 868
Merit: 1000
Impossible is Nothing
October 17, 2014, 10:02:01 AM
#14
tem minimo para compra ?

Tenho interesse em participar.

Vc pode comprar com BTC
staff
Activity: 1285
Merit: 1085
October 17, 2014, 09:33:51 AM
#13
tem minimo para compra ?

Tenho interesse em participar.

Não há um valor mínimo definido, inclusive esta é uma das vantagens de utilizar as tokens pois permitem até mesmo a transferências de centavos.

Entretanto, o interessante é que nesta fase os participantes tenham maior interesse em utilizar as tokens para negociações com outros participantes, pois esta é a grande vantagem do processo (depósitos e retiradas vão funcionar exatamente igual à forma que negociamos hoje, sujeitos aos prazos e custos dos bancos).

Abraço,


Adriano
Pages:
Jump to: