Pages:
Author

Topic: Bitcoin Core 24.0 pode trazer RBF como padrão - page 2. (Read 226 times)

legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Não vejo muito problema em pequenas compras, o incentivo para dar golpe é baixo e essas empresas conseguem ter um controle, principalmente sobre ataques em massa..

Eu sempre pensei isso.

Tenho certeza que para pequenos valores, tipo até 50 ou 100 reais vão ser poucas pessoas que iriam querer (ou saber) fazer um ataque para gastar os fundos de uma transação não confirmada. O incentivo é pequeno e o trabalho é grande. Além disso, as pessoas são em sua maioria honestas.

Acho que deve ter um limite de espera no mempool. Caso esteja com uma previsão de demora de mais de umas 5h pra confirmação fica desconfortável aceitar a transação. Mas se a previsão estiver ali entre 30 min a 2 horas, não vejo problema também.

Imagina comprar um café e ter que esperar 10 min pra ser servido. É inviável. E quem vai querer roubar assim um cafezinho, se dar todo esse trabalho...

Quote
Falando nisso, testei a Bitrefill agora já que foi citada como uma que aceita depósitos sem confirmações, comprei um ifood de R$ 40, mas estão pedindo uma confirmação da rede.. so that was a fucking lie

Bitrefil é uma merda e eu faço questão de não usar. Eles cobram preços abusivos no serviços de gift cards   , exigem (ou exigiam) um monte de coisas extras pra transferir... tentei usar uma vez pra nunca mais.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
quem quer realizar uma compra com 0 confirmações pode só desativar o RBF, não?

Os nodes poderiam propagar transações conflitantes, então mesmo não sendo RBF seria uma espécie de RBF no final das contas.. Então ver se é ou não RBF, como no exemplo trazido pelo @bitmover, não serviria de nada..

Na verdade eu nem imagina que existia empresas aceitando transações sem confirmação na blockchain de completos desconhecidos, isso me parece loucura Tongue

Não vejo muito problema em pequenas compras, o incentivo para dar golpe é baixo e essas empresas conseguem ter um controle, principalmente sobre ataques em massa..

Falando nisso, testei a Bitrefill agora já que foi citada como uma que aceita depósitos sem confirmações, comprei um ifood de R$ 40, mas estão pedindo uma confirmação da rede.. so that was a fucking lie


legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
A minha opinião é que ninguém deveria aceitar transações com 0 confirmações a não ser das realizadas por pessoas muito confiáveis. Uns minutinhos e você já tem toda a garantia que a rede te dá. Tongue

Outra coisa é que, ainda que venha ativada por padrão, quem quer realizar uma compra com 0 confirmações pode só desativar o RBF, não? O processador de pagamentos consegue ver se a flag foi ativada ou não para agir de acordo com o risco.

Eu apoio totalmente as suas palavras.
Na verdade eu nem imagina que existia empresas aceitando transações sem confirmação na blockchain de completos desconhecidos, isso me parece loucura Tongue

Se pessoas e empresas querem mais agilidade nas transações, adotar e incentivar o uso da Lightning Network, por exemplo, que foi criada exatamente para esse fim.

O mempool não foi e não deveria ser garantia de nada, apenas o registro em blockchain deve ser confiável em uma transação.

Quanto a implementação do RBF por padrão... não vejo nada contra, ponderado aquilo que já foi dito.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Muita gente deve estar aqui viajando.
O que é replace by fee?

É simplesmente quando  vc manda uma transação  que será substituída (replaced) por outra que pague uma taxa maior.

Na prática significa q se eu te mandar uma transação com RBF a uma taxa baixa, eu posso esperar meia hora e mandar outra com taxa maior de volta pra minha carteira.

Pra saber se uma transação é rbf ou não, basta ver no mempool.space se isso está ativado.

No caso, essa aqui não tem rbf


https://mempool.space/tx/a7b9c741b953237fe3b79448474abce710556fe91acd4a50a532638654d0f654

Em contraponto, os defensores do RBF apontam para os riscos de se aceitar uma transação com zero confirmação, afinal golpistas podem se aproveitar disso.

Eu não me importo muito... não acho que mude muita coisa.

Mas uma rbf ativa por padrão vai permitir que muita gente que está stucked mude a taxa pra confirmar logo.
E quem quiser não usar rbf, é só desativar. Vai apenas ficar ou não por padrão.  Não será proibido não ter rbf.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
A minha opinião é que ninguém deveria aceitar transações com 0 confirmações a não ser das realizadas por pessoas muito confiáveis. Uns minutinhos e você já tem toda a garantia que a rede te dá. Tongue

Outra coisa é que, ainda que venha ativada por padrão, quem quer realizar uma compra com 0 confirmações pode só desativar o RBF, não? O processador de pagamentos consegue ver se a flag foi ativada ou não para agir de acordo com o risco.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
A próxima atualização do Bitcoin Core está causando polêmica na comunidade, tudo porque os desenvolvedores querem que o RBF (replace by fee) seja um padrão..


Como isso muda a nossa vida?

Hoje alguns serviços que vocês já devem ter utilizado, como Muun wallet e Bitrefill, conseguem aceitar transações sem nenhuma confirmação, por sua conta em risco, para agilizar o processo..

Com RBF se tornando o único padrão, isso não será mais possível.. algumas pessoas estão bastante revoltadas com a decisão, afirmando que a atualização é um retrocesso.


Em contraponto, os defensores do RBF apontam para os riscos de se aceitar uma transação com zero confirmação, afinal golpistas podem se aproveitar disso.

Qual a opinião de vocês?




Alguns links sobre o assunto:
https://medium.com/coinmonks/bitcoin-core-24-0-will-enable-full-rbf-the-end-of-unconfirmed-transactions-e684a5f41fe2
https://livecoins.com.br/desenvolvedores-bitcoin-acusados-lobismo-rfb/
https://news.bitcoin.com/bitcoin-cores-version-24-0-full-rbf-proposal-sparks-controversy-synonym-ceo-calls-pet-agenda-an-attack/
https://bitcoinmagazine.com/technical/upcoming-release-of-bitcoin-core-24-0
https://protos.com/bitcoin-core-devs-accused-of-forcing-replace-by-fee-transactions/
Pages:
Jump to: