Uma coisa que o BTC tem a seu favor em casos extremos, seria a liquidez, pois em praticamente qualquer país, a qualquer horário a pessoa conseguiria se virar tendo BTC, obviamente pode ter algum obstáculo que precise passar
Investimentos na bolsa podem ser bloqueados, contas bancárias, sanções, o ouro é difícil de ser transportado etc, então o BTC tem algumas vantagens, e sem contar que com um pedaço de papel com a sua seed você consegue transportar e passar despercebido facilmente
Bom ponto, em casos de guerra, o mercado que são as pessoas devem agir de forma irracional, pois desperta o gatilho da sobrevivência alocando esses capitais para a renda fixa e ativos mais milenares como o ouro, mas depois que a tempestade passa, vem a calmaria e retomam aos poucos a racionalidade, igual aconteceu em 2020 no coronacrash, onde as pessoas estavam esgotando os estoques de papeis higiênicos, coisa que não tem sentido algum, parecia que o mundo ia acabar e as pessoas viram que não era bem assim e não precisava desse alarde todo. Infelizmente o mercado de criptomoedas (principalmente) é movido majoritariamente pelo emocional, a maioria dos investidores estão pouco se lixando para os fundamentos, e é por isso que acontecem esses "crashs momentâneos".
Sobre a estratégia de usar papel pra carregar dados legíveis (seed), isso pode fazer sentido, claro, se você não der o azar de quem tiver fazendo uma inspeção e saber o que é uma seed, se a pessoa for maliciosa ou você adentrar em terrítório onde as criptomoedas são proíbidas ou possuem leis rígidas sobre criptomoedas, o governo pode querer uma parte dos seus bitcoins rsrs. A menos que você diga que está estudando inglês e está usando técnicas de memorização de mnemônicas rsrs.
Em casos catastróficos como esse, seria ideal manter os fundos sob sigilo através de técnicas de negação plausível (como a BIP39 passphrase), onde teoricamente, é impossível pra qualquer pessoa saber que aquela seed possui uns fundos protegidos por uma passphrase.
Existem milhares de formas de andar por aí com bitcoins sob técnicas de negação plausível como esteganografia. Aí entramos num iceberg, onde cada vez mais fundo se tornam mais complexas as formas de proteger o seu BTC ou "negar" a existência deles pra agentes maliciosos.