Pages:
Author

Topic: Bitcoin e o processo de ''desintermediação'' da vida - page 2. (Read 269 times)

legendary
Activity: 1316
Merit: 1430
Gente, fiquei muuuito surpresa de saber que tantos de vocês também manter suas hortas. Acho que é um indicativo super legal de que talvez sim, Bitcoiners tenham a tendencia a buscas independencia em diferentes termos e não apenas no caso financeiro e no caso de tecnologias mais desintermediadas. Realmente feliz em saber isso. Igual eu tenho metas / aportes periódicos de investimento, também tenho tentado manter uma meta em termos de árvores plantadas, pelo menos uma frutifera por semana.

Sobre a vida no campo, acho que depende um pouco Joker, mas a vida em qualquer lugar fica ruim quando as coisas não vão vem. Acho que independe de onde estamos.

Sobre a questão dos concertos. Isso é algo que eu gostaria muito de ser melhor, mas eu sou muito muito ruim. Minha mãe é solteira e sempre que eu vou na casa dela e tento ajudar ela a arrumar alguma coisa, SEMPRE DÁ ERRADO GENTE. É trágico, desde colocar cerca no portão, até arrumar armarinhos da cozinha. Infelizmente eu sou bem ruim.


------

Sobre a questão dos CBDC bitmover realmente nunca tinha pensado nisso, da pressão dos bancos para impedir o desenvolvimento integral e implementação. Acho que é uma ótica super interessante e eles super vão poder usar - pelo menos nas democracias- a narrativa da privacidade pra virar os consumidores contra o Estado. Interessante a perspectiva.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Eu queria entender, vocês passam por essas questões? A busca pela desintermediação financeira perpassa por outras buscas de relações mais diretas? Eu é algo do meu eu hippie e ngm ta nem ai com isso?

Certamente existem muitos ganhos financeiros ao excluir os intermediários da sua vida financeira, ou seja, os bancos e as corretoras.

O Bitcoin deu o primeiro passo nisso. Hoje em dia pode já fazer transações para qualquer lugar do planeta, com um ótimo grau de privacidade, praticamente gratuitas (a taxa de mineração é muito barata).

As ICO proporcionadas já pelo Bitcoin (ethereum por exemplo fez uma ICO que foi paga com bitcoin) e posteriormente pelo ETH e chains semelhantes levaram isso à outro nível. Depois as DeFi, que ainda estão se desenvolvendo mas tem o potencial de permitirem fazer empréstimos e transações de ativos financeiros sem intermediários (ou com pelo menos um outro intermediário, dando mais liquidez e concorrência).



Contudo, eu ouvi um podcast muito interessante do Fernando Ulrich com uma ideia em outra linha.

As CBDCs, as moedas dos banco centrais, também tiram um intermediário, os bancos. Quando tivermos uma CBDC no Brasil (e isso é questão de tempo), as pessoas terão acesso à um dinheiro depositado diretamente no banco central, sem o intermédio de um banco. Isso é bom? Ele sugere que não, e eu concordo.

Apesar de ser mais barato, pois não tem mais um intermediário, isso seria um caos para a privacidade.

Hoje em dia em países democráticos o governo não tem acesso à sua conta bancária, exceto quando existe justiça envolvida. Mas, se voce depositar direto numa conta do governo, tirando o banco, o governo teria acesso a tudo.

Eu achei interessante que ele sugeriu tb no Podcast que isso não deve ir pra frente em democracias (apenas para pequenos valores), pois os bancos tem muito poder e influência no governo e na economia, e as CBDC poderiam ser devastadoras pro sistema bancário, eles iriam perder muito dinheiro e poderia até gerar um colapso econômico ( o que ninguem quer). Mas em países menos livres, como na China, as CBDC podem ir muito longe.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Acho que a desintermediação/tercerização vai depender muito do estilo de vida que a pessoa quer adotar e por sua vez o foco das suas necessidades.

Por exemplo, ter uma pequena horta em casa para quem vive numa cidade, pode ser uma experiencia interessante, ajudar a ter uma vida mais saudável, e até pode ser uma forma de poupar dinheiro. Mas na realidade, isso é assim porque a pessoa no seu subconsciente sabe que não depende disso para viver.

Quando se entra no patamar, em que isso é fundamental para a sua sobrevivência, as coisas já não são "tão cor de rosa". A vida no campo é dura e bem complicado quando as coisas não correm tão bem.

Qualquer das formas, eu estou de acordo que a nossa vida depende de mais de terceiros, e isso só cria mais ansiedades e problemas psicológicos. Não devia ser assim!

legendary
Activity: 1697
Merit: 1074



Muitas pessoas sentem enorme prazer em fazer coisas por conta própria, eu mesmo adoro consertas coisas, cortar minha grama, e plantar verduras. Isso me dá enorme prazer, mas é impossível voltar a fazermos tudo por conta própria com era uma vez.

Eu faço praticamente todo "serviço técnico" por conta própria: como coisas relacionadas a elétrica, eletrônica, serralheria, apontamento de antena, e também cultivo em horta, basta ter as ferramentas certas e disposição. Temos o youtube para sanar dúvidas que possam surgir sobre qualquer coisa.
Mas não é bem por prazer porque eu gostaria de não ter trabalho, mas é porque consigo colocar da forma como planejado e ainda economizo din.

Sobre "desintermediação" financeira, preferindo dinheiro em espécie (ou pix que tem o mesmo efeito) em vez de cartões, eu elimino alguns intermediários. Mesmo não ganhando descontos com isso (pois o vendedor que economiza em taxas de cartão), dá uma sensação de independência ao fazer uma transação que se confirma na hora.  Grin
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Como todos sabemos, o Bitcoin é sobre desintermediação do sistema financeiro. Ao minerar, estamos criando nosso próprio dinheiro. Mas além da nossa relação com o dinheiro, há muitas coisas na nossa vida que são intermediada e cada vez mais, parece que a evolução dos mercados, é a evolução do nosso processo de delegar nossa vida a outras pessoas.

No passado, as roupas eram feitas em casas, as mães e avós cortavam nossos cabelos. Plantavamos nossos alimentos e nós mesmos os preparávamos. A educação das crianças era algo realizado pelas comunidades. As casas eram cuidadas, arrumadas, construídas e concertadas por nós mesmo.

Hoje, cada uma dessas coisas é comumente feita por outras pessoas. O resultado no geral, não sei se é exatamente 'mais liberdade', já que muitos de nós precisam trabalhar cada vez mais para sustentar a tercerização de tudo.

Eu acho que a resposta para isso tudo é a necessidade de perfeição, profissionalismo e aumento do volume cada vez mais cobrado e constante nos produtos e serviços.
Desde que as pessoas começaram a fazer escambo, as mesmas sempre procuram esse ou aquele produto que oferece uma melhor qualidade ou preço menor.
Com isso os "vendedores" precisaram começar a fazer as coisas cada vez mais bem feitas, precisando se especializar em determinados produtos/serviços ,pois já não era possível plantar, fazer suas roupas, cuidar da casa e ainda fazer espada (por exemplo) com a mesma qualidade que o ferreiro da esquina que decidiu fazer só isso.

Muitas pessoas sentem enorme prazer em fazer coisas por conta própria, eu mesmo adoro consertas coisas, cortar minha grama, e plantar verduras. Isso me dá enorme prazer, mas é impossível voltar a fazermos tudo por conta própria com era uma vez.
legendary
Activity: 2198
Merit: 1293
Outro dia estava pensando em algo parecido

Convivendo no twitter, youtube e consumindo conteúdo de negócios, empreendedorismo etc sempre vejo o pessoal procurando uma terceirização absurda das coisas, tudo em nome da produtividade, sempre produtividade.
Mas tem os dois lados da moeda, talvez quando se deparar com um problema, o terceiro não resolverá pra você, ou não será da forma que você quer/precisa/deseja.

Eu moro em uma casa que tem um espaço bom de terra, e desde ano passado também tenho plantado alguns alimentos e exemplifica bem o que você está falando, pois dá muito mais trabalho eu plantar, cuidar, regar, proteger e colher (algumas coisas demoram meses) do que simplesmente trabalhar, ganhar dinheiro e comprar no mercado.
Eu consigo um produto que não tem no mercado, fresco, consigo colher e comer na hora, com a certeza absoluta que não tem agrotóxicos, e ainda tem o fator que eu mesmo fiz e aprendi algo novo e útil para a vida, e com nosso mundo tão louco como está, pode ser que algum alimento falte no mercado e eu consiga plantar e ter por conta própria.

Voltando para o lado do Bitcoin, vamos ver como será o futuro, nosso dinheiro ficará sempre na mão de terceiros ou será com a nossa custódia?
É muito conveniente deixar na mão de terceiros, porém esses terceiros tem cada vez mais fugindo das responsabilidades e não resolvendo problemas de perdas, hacks, roubos ou má gestão, tanto nas criptos quando no sistema financeiro tradicional.


legendary
Activity: 1316
Merit: 1430
Como todos sabemos, o Bitcoin é sobre desintermediação do sistema financeiro. Ao minerar, estamos criando nosso próprio dinheiro. Mas além da nossa relação com o dinheiro, há muitas coisas na nossa vida que são intermediada e cada vez mais, parece que a evolução dos mercados, é a evolução do nosso processo de delegar nossa vida a outras pessoas.

No passado, as roupas eram feitas em casas, as mães e avós cortavam nossos cabelos. Plantavamos nossos alimentos e nós mesmos os preparávamos. A educação das crianças era algo realizado pelas comunidades. As casas eram cuidadas, arrumadas, construídas e concertadas por nós mesmo.

Hoje, cada uma dessas coisas é comumente feita por outras pessoas. O resultado no geral, não sei se é exatamente 'mais liberdade', já que muitos de nós precisam trabalhar cada vez mais para sustentar a tercerização de tudo.

Muitas vezes, isso chega - pelo menos aos meus olhos- em patamares absurdos, como por exemplo no caso das academias de ginastica em que tu não precisa se exercitar e é tudo por ondas.

Acho que minha relação com as criptomoedas acentuou bastante minha busca por emancipação de intermediários, que tem só se acentuado. E dia a pós dia acho que estou buscando cada vez mais fazer as coisas que posso, por mim mesma. Claro que é uma posição menos produtiva na perspectiva de Naval por exemplo, que acha que devemos tercerizar todos os serviços que custam menos do que nossa hora/trabalho.

Eu sempre busquei plantar alguns alimentos e isso hoje está cada vez mais forte, agora tenho iniciado alguns estudos em criação de abelhas e pra cultivo de cogumelos. E claro, tudo isso sempre conviveu muito bem com meu envolvimento com cripto. É como se fizesse sentido, sabe?

Eu queria entender, vocês passam por essas questões? A busca pela desintermediação financeira perpassa por outras buscas de relações mais diretas? Eu é algo do meu eu hippie e ngm ta nem ai com isso?
Pages:
Jump to: