tópico muito legal e que me faz pensar em várias referências também, vou deixar algumas aqui.
A gente sabe que dinheiro é um dos principais motivadores extrínsecos, pra muita gente trabalhar em busca de dinheiro é uma forma de atingir o estado de flow, já falei dele aqui antes:
mas o grande problema de colocar objetivos externos para sua felicidade é que ao atingi-los vai sempre precisar de objetivos maiores para se manter feliz ("quero fazer um milhão" se torna "quero fazer dez milhões" e assim ad infinitum)
acredito que o caminho é encontrar
propósito nas ações cotidianas e realmente o dinheiro ser a consequência do trabalho e não o objetivo principal.
Gosto do que o Naval Ravinkant fala: "dinheiro só resolverá seus problemas de dinheiro", existem muitas outras camadas de significado, realização pessoal e profissional, profundidade e confiança nos relacionamentos que o dinheiro simplesmente não consegue chegar
Vale a pena ler o clássico fio do Naval no Twitter "
How to get rich (without getting luck)"
Se uma pessoa ganha dinheiro o suficiente, seja por trabalho, sorte ou herança e não alinha seus propósitos, pode acabar se perdendo com as telas brilhantes da vida, também conheço gente que "zerou o jogo" em termos de dinheiro mas agora está zerando o netflix, sem muita coisa pra fazer, não acho que essas pessoas sejam realmente felizes.
O bitcoin é uma ferramenta e o que não faltam são histórias de gente que ficou rica com crypto, mas como a maioria das ferramentas não acho que devemos avaliá-lo em termos de "bom ou ruim", entra numa matrix de pelo menos 4 resultados:
- pessoas que ficam ricas com bitcoin e são felizes
- pessoas que ficam ricas com bitcoin e não são felizes
- pessoas que não ficam ricas com bitcoin e são felizes
- pessoas que não ficam ricas com bitcoin e não são felizes
enfim, daria pra levar esse papo pra muitos outros caminhos e adoro pensar e falar sobre isso, vou esperar pra ler as outras respostas antes de seguir
eu gosto de pensar num conceito que chamo de "depois da curva":
O que você faria se não precisasse de dinheiro, já tivesse atingido todos os seus objetivos, e por quê não está fazendo isso agora?
uma das grandes vantagens de atingir a liberdade financeira é
Ser dono do seu tempo e poder deicidir quais projetos priorizar e com quem trabalhar.
relacionado:
A Fábula do Pescador e o ExecutivoO que um padeiro de Pompeia pode nos ensinar sobre felicidade
EDIT:
lembrei de outro tweet do Naval sobre as coisas que não podemos comprar também:
A Calm Mind, a Fit Body, a House Full of LoveVale a pena ler o artigo linkado, e sempre vale a pena
ler os estoicos também