Atualização 1Eu posso dizer que metade das "coisas" eu já recebi e/ou tenho. Recebi ontem a antena (que claro, veio desmontada) e uma parte do hardware necessário, hoje recebi o resto, falta agora a parte que eu comprei na Amazon dos EUA, de acordo com eles chega até dia 6 de Agosto.
Pra quem tem dúvidas de como o satélite da Blockstream funciona, aqui tem um vídeo do Antonopoulos (sim, eu copiei o nome dele pois não sei escrever ahaha) explicando:
https://www.youtube.com/watch?v=C1GxxlqRkKQUm vídeo mostrando duas pessoas montando o sistema deles no Japão:
https://www.youtube.com/watch?v=hbcu1HYL6F4Não é um vídeo muito útil mas vale por inspiração.
Também agradecer esse senhor pois o vídeo dele me ajudou a montar a antena. Ok que eu ainda tive que usar um pouco de Tek Bond pois as coisas não sairam 100% mas tá valendo.
https://www.youtube.com/watch?v=zUq5wNn7t2I----
- Cabo coaxial:
- Cabo SMA com entrada Macho/Fêmea:
- Alguns adaptadores de SMA para coaxial, etc, que eu comprei no ML para o caso de precisar:
- Raspberry PI 4 com 8GB de ram com case de alumínio e cooler duplo:
- SSD de 1TB de marca desconhecida. Porém para rodar o nó serve
:
-- SSD já no case USB 3.0:
- Primeiro LNB:
Esse só possui duas entradas na parte de baixo. Não que faça diferença, só pontuando isso.
- Segundo LNB (chegou hoje. Eu comprei dois pois não estava certo qual dos dois iria funcionar)::
Esse tem oito entradas na parte de baixo. De novo não faz diferença, apenas para diferenciá-los.
- A caixa selada
* que pretendo utilizar:
(Caixa hermética)
Ela tá um pouco velha porém ainda serve ao seu propósito (que é isolar as coisas dentro dela da chuva, etc):
Tive que upar em um host de imagens diferente, não sei o motivo mas no imbb não tava aparecendo aqui.
Pessoal, foi mal mas eu tentei 3 hosts diferentes e não aparecem as duas fotoso da caixa hermética, só uma! Não sei o motivo porém é uma caixa pequena, simples, cabe nela tudo o que eu preciso e inclusive dá pra fazer no futuro o update onde pretendo usar energia solar.
- Temos agora a antena:
Que veio assim:
E com ajuda disso (foi só em dois parafusos saashahauah):
Ficou assim:
Ai eu quis fazer uma gracinha e colocar o logo do BTC na antena com stencil e tinta spray:
Eu sou "mão pesada" então não ficou muito legal, mas tá valendo:
----
Por enquanto é isso. Agora falta chegar o resto das coisas para então começar a segunda parte da montagem e colocar pra funcionar.
Eu ainda não comprei as duas barras de ferro que vou utilizar para colocar a nó no alto. Eu queria uma torre pois seria o correto mas ai é muito caro e iria ficar muito fora do meu orçamento. Vou utilizar dois canos de ferro soldados ou talvez eu prenda na parede (como uma antena normal) e coloque a caixa hermética parafusada também na parede porém do lado. A ideia principal por tras disso é não mexer mais, por isso quero colocar em cima da minha casa e longe do alcance de qualquer um. Mas esses detalhes ficam pro futuro, agora é esperar chegar o resto das coisas, montar tudo, fazer funcionar ai sim pensar nessa última etapa. Até porque eu não vou colocar ela no alto antes dela funcionar (ou seja, me conectar com o satélite).
Eu sei que é preciso que a antena fique em uma certa posição para se conectar com o satélite e portanto no chão ela pode funcionar mas quando eu subir ela, ela parar de funcionar. Porém esse é um detalhe pequeno, pior seria se o hardware parasse de funcionar lá em cima ou se acontecesse alguma coisa com os softwares, em relação ao posicionamento da antena isso é de menos. Como os cabos que tenho são extensos, eu posso até pensar em já deixar a antena instalada no alto. A se pensar.
Uma outra coisa, importante dizer que eu falo "satélite bitcoin" porém não é isso, a Blockstream compra [esqueci o nome agora] "banda" no satélite e ele é utilizado como um "man-in-the-middle" para fazer a conexão com a "base na terra" (como explicado pelo Antonopoulos), ou seja, não é um nó do blockchain do bitcoin que está no espaço, mas já é uma grande coisa e um bom começo.