Boa noite, pessoal.
Não sei se aqui é o lugar apropriado para "reclamações", mas já que o tópico é "Bolsas Brasil", acho importante constar a forma como essas empresas prestam seus serviços, não tanto como uma "reclamação" pura e simples, mas sim com o animus de "sugerir melhoras", não só à empresa em questão, mas também para todas as demais bolsas.
Meu problema é o seguinte (segue transcrição da reclamação enviada ao help desk da Bitinvest):
"Unconfirmed Transaction! (Fee: 0 BTC - Size: 815 bytes) 2014-05-29 21:26:16"
Boa noite.
Fiz uma compra de 0,4102655BTC, que já está há horas com status "unconfirmed" (transaction fee less than recommended).
https://blockchain.info/tx/b7660d484617150b089fc5e9ed902d5efb5e2e09b23ee60e4b6cb7f511931e91Verificando a transação, constata-se que foi originada de uma série de pequenas transações anteriores. Mesmo assim, não foi paga a taxa exigida nesse tipo de situação.
Agora estou sendo obrigado a esperar (sabe-se lá por quanto tempo) para que esta transação irregular seja aceita por algum miner. nesse meio tempo, deixei de concretizar o negócio a que se destinava tal crédito.
Esse tipo de problema poderia ter sido facilmente evitado se vocês tivessem: pago a taxa de praxe, ou evitado criar uma transação a partir de diversas pequenas transações (evitando a taxa).
É o tipo de problema que vai afastando aos poucos os clientes. Não acredito que isso seja interessante à empresa de vocês: O Prejuízo da minha transação não realizada tempestivamente por culpa da falta de pagamento de uma simples taxa na conclusão dos seus serviços talvez até seja recuperável, mas uma eventual mancha na reputação de sua empresa certamente não.
E agora, qual a solução?
No aguardo da solução satisfatória.
Ou seja, por conta de uma simples taxa não recebi a tempo as BTCs adquiridas para o fechamento de um negócio (aliás, até agora o status é "unconfirmed" nessa transação). Não acho isso correto, principalmente pelo fato que pagamos taxas às corretoras/bolsas e tais taxas já devem (ou pelo menos deveriam) incluir a necessária "miner fee".
Um dos maiores "trunfos", que considero uma qualidade inigualável da Bitcoin é sua celeridade. Frustra qualquer um passar por uma situação como esta, em que nada posso fazer para resolver, senão esperar por um "miner" piedoso, por conta de simples falta de bom senso, com todo o respeito à bolsa em questão.
Entendo que a Bitcoin é algo novo, que está sendo criado e vem evoluindo a cada dia, com a ajuda de cada um de nós, e é por isso que (é preciso deixar claro) não desejo aqui prejudicar a empresa, ou manchar sua imagem, mas apenas alertar para o problema (que é sério... e pode até ser grave, dependendo do contexto), e (óbvio) solicitar e esperar uma solução.
Abraços.