O acordo é baseado em dois sistemas, tanto o CARF quanto um outro, o CRS, onde tem + 100 paises
https://www.oecd.org/tax/automatic-exchange/crs-implementation-and-assistance/crs-by-jurisdiction/
E considerando essa segunda lista, nenhuma das exchanges estaria de fora.
E sobre a questão baleias vs sardinhas. Acho que eles estão de olho em tudo. Até porque não é necessário escoher. Se o sistema faz troca automatizada de informações, da pra monitorar o movimento de todos os grupos. Acredito que seja um sistema hiper sofisticado, até porque envolver todos os paises e ser algo sem duvida que todos os governos do mundo tem muito interesse que seja o mais eficiente possivel.
fico curioso de entender melhor a arquitetura desse sistema mas imagino que o código seja todo fechado, né?
E que exchanges são essas? E como recebe o dinheiro dessas exchanges?
Não tenho certeza se entendi sua pergunta, mas assim como no Brasil em que toda exchange deve fazer o KYC de seus clientes e informar as movimentação à Receita Federal, em outros países que também já possuam uma regulemtnação cripto isso também deve ocorrer, gravando não só a identidade do usuário mas também toda a informação de depósitos e saques bancários e também wallets envolvidas.
Então... se a RF brasileira estivesse monitorando uma wallet Bitcoin de um suspeito brasileiro e ele converter para USDT em uma exchange gringa (de um país que faz parte do acordo) e mandar pra MercadoBitcoin (brasileira) esses USDT para em seguida converter em BRL e sacar.... ele se ferrou!
O acordo é bom, na minha opinião vai fechar o cerco contra pessoas que ainda utilizam de exchanges internacionais para cometer crimes, oque não deve ser pouco, porém como em todo meio ainda terá brechas/pontos cegos à fiscalização.
sempre vai existir um mixer ou uma exchange sem KYC que os que quiserem evitar a vigilância (seja para cometer crimes ou não) poderão usar. isso vai pegar mais os distraídos na real.
a gente já sabia que aconteceria né... acho que o que se desenrola a partir daqui de novo é essa história do estado querer regular mais as pontes fiat-crypto, fechar o cerco por aí, mas não acho que o estado vai começar a mobilizar uso de violência para confiscar crypto de pessoas físicas tão cedo (e mesmo isso pode ser evitado/protegido com um bom sistema de segurança e com negação plausível)
no fim cai num jogo de gato e rato mais uma vez
acho o assunto interessantíssimo.