O que diferencia o Crypto Bullion de outras criptomoedas? O Crypto Bullion (CBX) é uma criptomoeda desenhada para simular um metal precioso e raro, tal como o ouro (bullion). Para esse efeito, e após a fase inicial inflacionária de mineração de moedas pelo tradicional Proof-of-Work (PoW), a inflação do Crypto Bullion está pré-determinada em 2% anuais. Uma recompensa grande na mineração, seja ela por PoW ou PoS, é responsável por grande inflação nas moedas, o que tem como consequência inevitável a rápida desvalorização dessas moedas. No caso do Crypto Bullion, com a sua inflação de 2%, não sofre de grande perda de poder de compra para a inflação, mantendo-se nos parâmetros considerados adequados de uma economia saudável.
Atualmente, a inflação do Crypto Bullion é assegurada pelo mecanismo de Proof-of-Stake-Participation (PoSP), único entre as criptomoedas.
O que é o Proof-of-Stake-Participation? O Proof-of-Stake-Participation (Prova de Participação de Quota/Interesse), ou PoSP, é uma variante do tradicional Proof-of-Stake (PoS) em que a retribuição aumenta com a contribução da quota ou interesse detido para tornar a rede mais segura. Por outras palavras, realizamos tantos mais stakes quanto mais moedas tivermos e mais tempo estivermos ligados à rede com a carteira desbloqueada para stake.
Assim, o objetivo do PoSP é ter um maior número de nós participantes regulares na rede, e dessa forma, torná-la mais segura.
De que forma é diferente do Proof-of-Stake tradicional? Num PoS tradicional, o stake aumenta gradualmente com o tempo, de forma que, quando é realizado, é tanto maior quanto maior for o tempo decorrido, independentemente da contribuição efetiva para a rede. Ou seja, no PoS, basta colocar a carteira a realizar stake, por exemplo, uma vez por mês que o stake total será mais ou menos semelhante a realizá-lo de 2 em 2 meses (poderá haver diferenças maiores ou menores entre algumas moedas, mas o que se pretende afirmar aqui é que está subjacente ao tempo).
No PoSP, o tempo não tem qualquer efeito direto no valor de cada stake, e este valor tão pouco depende do montante a realizar stake. O valor minerado por um bloco PoSP é proporcional ao total de Crypto Bullion existente, e não ao montante detido na carteira, ou seja, ele é constante em determinado momento (cerca de 0.04 CBX atualmente), independentemente de quem o minerou. No entanto, é verdade que uma carteira maior terá maior probabilidade de minerar um desses blocos.
Tal como no PoS, apenas a carteira que estiver a realizar stake em determinado momento é candidata a minerar um bloco e a obter a sua respetiva recompensa, sem acumular qualquer tipo de "recompensa potencial" ao longo do tempo.
Esta forma de funcionamento não favorece quem detém mais moedas? Não mais que o esquema PoS tradicional. Na verdade, estatisticamente, uma carteira de 2000 CBX em stake deverá obter, no mesmo período de tempo, o dobro dos blocos de uma de 1000 CBX, também ela em stake, ou seja, proporcional ao seu valor. O único efeito de benefício corresponde ao ligeiro efeito de composição de juros (compound interest), maior no caso da carteira maior, porque o tempo entre blocos é, em média, metade da carteira menor, o que equivale, numa analogia bancária, ao pagamento de juros com maior frequência.