Pages:
Author

Topic: Como encontrar propósito? - page 2. (Read 369 times)

legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
October 03, 2022, 02:23:50 PM
#16

Mas fiquei curioso sobre este ponto: "minha agro-florestinha"
Podes falar mais sobre isso? Tens um pequeno terreno com arvores, é isso?
<...> to começando os estudos no cultivo de cogumelo pra começar a ter também, que acho que pra vegetarianos é das coisas mais gostosinhas e mais cara no mercado.
<...>

cogumelo é muito bom mesmo!
tenho uma amiga que cultiva Shimeji e Shitake e ela diz que o processo é bem simples e que eles dão muito
uma vez comprei dela e foi o cogumelo mais fresco que já comi
muito melhor que os do mercado, e mais barato
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
October 01, 2022, 11:04:04 AM
#15

Mas fiquei curioso sobre este ponto: "minha agro-florestinha"
Podes falar mais sobre isso? Tens um pequeno terreno com arvores, é isso?

O bitmover explicou o que é a agrofloresta, é exatamente isso. Mas basicamente eu me 'comprometi comigo mesma' a todo final de semana plantar pelo menos uma nova árvore frutítera ou uma nova espécie.

Eu sei o que é uma agro-floresta.  Wink

O que eu perguntava era saber se você tem uma pequeno terreno, com arvores e afins. O que já percebi que tem.

É um espaço comunitário, ou é mesmo seu?
legendary
Activity: 1316
Merit: 1430
October 01, 2022, 07:39:36 AM
#14

Mas fiquei curioso sobre este ponto: "minha agro-florestinha"
Podes falar mais sobre isso? Tens um pequeno terreno com arvores, é isso?

O bitmover explicou o que é a agrofloresta, é exatamente isso. Mas basicamente eu me 'comprometi comigo mesma' a todo final de semana plantar pelo menos uma nova árvore frutítera ou uma nova espécie.

Ai tem já dezeeeeeenas de frutas: amora, damasco, uvas, bananas, castanhas, nozes, caqui, manquioquinha, mandioca.... e também comecei a tentar 'cultivas' abelhas sem ferrão pra ter mel, mas por enquanto ainda não deu certo por causa do frio e to começando os estudos no cultivo de cogumelo pra começar a ter também, que acho que pra vegetarianos é das coisas mais gostosinhas e mais cara no mercado.

Durante a faculdade, eu pensei muitas vezes em ''me dedicar a agricultura'', mas sempre achei muuuito hippie e uma vida talvez com poucos recursos, então nunca tive coragem. Mas sempre gostei muito. Ai hoje é legal porque dedicar o final de semana é bem ok pra dar certo, pra cuidar das árvores e deixar as coisas crescendo bem.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
September 30, 2022, 07:45:04 PM
#13
Assunto interessante @Lucasgabd.
sinceramente eu não gosto muito de filosofar Tongue mas essa questão de sonhos e objetivos é algo que eu tenho dado muito mais atenção a cerca de um ano (um pouco mais).
Saí de uma zona de conforto onde eu acreditava que já tinha tudo para ser feliz, e de fato tinha.... não era rico (bem longe disso) mas vivia uma vida confortável, sem nada faltando e sem riscos para mim ou minha família tanto no momento presente quanto na projeção para o futuro.

O problema desse momento é que a estagnação chega a um momento em que ela incomoda, e a zona de conforto já não é assim tão confortável.

Meu propósito no momento é continuar me desafiando, mesmo que para isso precise colocar como objetivo ganhar mais dinheiro ou conseguir comprar "isso aquilo", porém estou usando esses bens materiais não como um objetivo final em minha vida, mas sim como um checkpoint a ser alcançado para não deixar o comodismo tomar conta de mim novamente.

Mas é claro que eu também continuo vivendo, desfrutando dos finais de semana, curtindo a família e gastando mais dinheiro do que deveria.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
September 30, 2022, 12:22:50 PM
#12
sobre ambiente de trabalho, não pensa em fazer algo remoto? hoje em dia não consigo me imaginar trabalhando de outra forma.

Home office é uma maravilha. To tentando descolar uns freelas assim programando. Mas o meu trabalho atual já é parcialmente home office.

Quote
sobre encontrar amigos durante a semana, realmente é mais difícil se a pessoa trabalha 9to5, mas quem sabe rola um jantar ou algo depois das 18h? Cheesy

vou te falar, no lugar onde eu trabalho se eu ficar das 9 às 5 eu fico é devendo hora kkk isso não dá nem 8 horas, pois temos o "direito" de trabalhar 1 hora de graça obrigatoriamente na hora do almoço né. Agradeça a CLT.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
September 30, 2022, 11:22:31 AM
#11
<..>

me identifico muito com essa resposta bitmover
concordo bastante

curiosidade: antes pelas conversas achava que vc tava na faixa dos 30 e muitos, 40 e poucos
agora pelo comentário de que trabalha faz 15 anos e começou cedo tirei 10 anos dessa minha estimativa hahaha

sobre ambiente de trabalho, não pensa em fazer algo remoto? hoje em dia não consigo me imaginar trabalhando de outra forma.

sobre encontrar amigos durante a semana, realmente é mais difícil se a pessoa trabalha 9to5, mas quem sabe rola um jantar ou algo depois das 18h? Cheesy




A gente fala muito sobre dinheiro, economia e política aqui, e realmente são assuntos legais que adoro, por outro lado não falamos tanto assim de filosofia e outras coisas mais.


Eu não sou assim não. Eu sou um dos poucos que fala em qualquer tipo de assunto. Eu sempre encarei o fórum como se fosse um lugar para troca de ideias sobre qualquer tipo de assunto e não somente sobre criptomoedas.  Cheesy Cheesy : Já contei vários "causos" por aqui.

Sobre espiritualidade, quer que eu conte como virei adepto do Espiritismo Kardecista ?  O motivo que acredito na vida pós-vida ?



haha quero saber o motivo de vc acreditar no pós-vida sim, me conta?
aí te conto o meu pra acreditar que não somos só "matérias, bactéria e célula".



Ótimo tópico!

Acho que desde muito nova eu me identifiquei muito com causas e propósitos, como veganismo, agricultura baseada em comunidades, discussões sobre anarquismo e política e permacultura. E mesmo quando fui escolher minha profissão, não consegui ''separar'' minhas ideias e ideologias disso e por isso escolhi antropologia.

Hoje eu acho que meu trabalho é super próximo do ideal, eu trabalho exatamente com o que eu gosto, sou 100% dona do meu tempo, viajo bastante e atualmente to conseguindo ser um pouco mais atenciosa com hobbys, comecei aulas de dança e no final de semana me dedico a minha agro-florestinha.

E acho que minha familia tem sido também algo que eu sempre gostaria de dedicar mais tempo.

Mas no final, acho que é bem simples, realmente é ter tempo para passar com pessoas interessantes e fazendo coisas ''reais'' e boas pro nosso corpo - ir a praia, dança, exercicios, boas comidas

total!
a vida boa é simples Cheesy

legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
September 29, 2022, 09:37:29 AM
#10
Mas fiquei curioso sobre este ponto: "minha agro-florestinha"
Podes falar mais sobre isso? Tens um pequeno terreno com arvores, é isso?

agrofloresta é basicamente um jardim/pomar onde voce cultiva plantas frutiferas/hortaliceas/etc junto com plantas nativas. É bem interessante, eu ja fiz uns cursos sobre mas já tem bons anos que me mudei pra apartamentos e nunca mais mexi com nada disso...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agrofloresta`
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
September 29, 2022, 04:12:36 AM
#9
Mas no final, acho que é bem simples, realmente é ter tempo para passar com pessoas interessantes e fazendo coisas ''reais'' e boas pro nosso corpo - ir a praia, dança, exercicios, boas comidas

Acho que isso é um ponto importante, não ficar só preso ao virtual, e fazer mesmo coisas "reais".

Mas fiquei curioso sobre este ponto: "minha agro-florestinha"
Podes falar mais sobre isso? Tens um pequeno terreno com arvores, é isso?
legendary
Activity: 1316
Merit: 1430
September 28, 2022, 09:42:12 PM
#8
Ótimo tópico!

Acho que desde muito nova eu me identifiquei muito com causas e propósitos, como veganismo, agricultura baseada em comunidades, discussões sobre anarquismo e política e permacultura. E mesmo quando fui escolher minha profissão, não consegui ''separar'' minhas ideias e ideologias disso e por isso escolhi antropologia.

Hoje eu acho que meu trabalho é super próximo do ideal, eu trabalho exatamente com o que eu gosto, sou 100% dona do meu tempo, viajo bastante e atualmente to conseguindo ser um pouco mais atenciosa com hobbys, comecei aulas de dança e no final de semana me dedico a minha agro-florestinha.

E acho que minha familia tem sido também algo que eu sempre gostaria de dedicar mais tempo.

Mas no final, acho que é bem simples, realmente é ter tempo para passar com pessoas interessantes e fazendo coisas ''reais'' e boas pro nosso corpo - ir a praia, dança, exercicios, boas comidas
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
September 28, 2022, 04:33:52 PM
#7

A gente fala muito sobre dinheiro, economia e política aqui, e realmente são assuntos legais que adoro, por outro lado não falamos tanto assim de filosofia e outras coisas mais.


Eu não sou assim não. Eu sou um dos poucos que fala em qualquer tipo de assunto. Eu sempre encarei o fórum como se fosse um lugar para troca de ideias sobre qualquer tipo de assunto e não somente sobre criptomoedas.  Cheesy Cheesy : Já contei vários "causos" por aqui.

Sobre espiritualidade, quer que eu conte como virei adepto do Espiritismo Kardecista ?  O motivo que acredito na vida pós-vida ?

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
September 28, 2022, 12:29:31 PM
#6
Hj em dia eu penso muito em formas de me tornar profissional liberal que dosa sua carga horária conforme a necessidade de dinheiro e vontade de trabalhar.  O ideal seria transformar um hobby nessa profissao...

Eu gostaria de poder continuar trabalhando após ter o dinheiro necessário pro fim da minha vida. Mas com:
- controle da minha agenda.
- retorno razoável.
- ambiente de trabalho agradável.

E já conseguiu isso?

Realmente, acho que esse é um bom caminho a seguir.
Infelizmente, eu já tentei, mas ainda não consegui encontrar abordagem mais viável possível. Mas, mantenho com esse objetivo e mente.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
September 28, 2022, 10:16:53 AM
#5
"Você nunca saberá com certeza se alguém é um babaca até que ele se torne rico." - N. N. Taleb em "A Cama de Procrustes"


Recentemente ouvi uma frase similar escrita de outra forma
"Gosto de pessoas que ficam ricas e continuam achando as coisas que são caras, caras"

Eu gosto de viver com simplicidade e com liberdade.  Desde o meu primeiro salário que eu recebi há cerva de 15 anos atrás(comecei relativamente cedo a trabalhar) minha meta foi me aposentar cedo, pois meu trabalho consumia uma esfera enorme da minha vida pessoal.

Sempre economizei muito e estudei bastante investimentos, e depois de um tempo isso virou um hobby , uma forma de estudar política economia liberdade etc... atingi de certa forma meu objetivo e continuo trabalhando (o btc teve um papel razoavelmente importante).

talvez eu já tenha falado aqui da ideia que chamo de "depois da curva", se você olhasse sua vida como uma estrada, em que lá na frente tem todos os seus objetivos relacionados à dinheiro, o que você faria depois que atingisse todos eles e pq não está fazendo isso agora?

Esse é um ponto fundamental,  e inevitavelmente qd a idade vai chegando todos se deparam com essa questão.
Afinal, aposentando cedo ou tarde, ngm quer ficar sozinho em casa sem fazer nada. E não podemos encontrar amigos dia de semana pq eles estão trabalhando. Então, ter um hobby/ocupação é fundamental.

Hj em dia eu penso muito em formas de me tornar profissional liberal que dosa sua carga horária conforme a necessidade de dinheiro e vontade de trabalhar.  O ideal seria transformar um hobby nessa profissao...

Eu gostaria de poder continuar trabalhando após ter o dinheiro necessário pro fim da minha vida. Mas com:
- controle da minha agenda.
- retorno razoável.
- ambiente de trabalho agradável.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
September 28, 2022, 08:29:44 AM
#4
Eu tenho uma visão bem simples da vida que é: simplesmente viver.

Gosto muito de ler e escutar as "aulas" do Alan Watts, um pensador budista/zen. A meditação foi, com certeza, uma das melhores descobertas/atividades da minha vida, e com ela eu parei de pensar no material e comecei a focar na simplicidade da vida, de viajar e conhecer o mundo e novas pessoas.

Posso falar que atingi esse ponto da curva por que eu recebo o suficiente para viver bem, muito melhor do que a gigante parte dos brasileiros e pessoas de vários lugares do mundo, focando nessa simplicidade e não em adquirir uma lamborghini nova e brilhante. Claro que sou privilegiado por não precisar ralar no sol apenas para conseguir me manter de pé, mas eu recomendaria essa mentalidade para todo mundo.

Também comecei a me interessar bastante por aprender política e economia, i.e entender o comunismo e capitalismo para poder realmente ter uma opinião formada e criticar qualquer um de forma substancial (sem aquele blablabla simplorio e desonesto que todo mundo aprende via propagando, seja de qual lado for), ler sobre assuntos diversos e me tornar alguém mais interessante.

me identifico muito com esse ponto e depois de ler a primeira frase já pense de cara no Alan Watts, antes mesmo de ver que você tinha colocado o nome dele depois

vale a pena ver esse vídeo dele:
The Benefit of Living With No Purpose - Alan Watts

dura só 14 minutos.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
September 27, 2022, 06:41:03 PM
#3
Isso é sempre um bom ponto de debate. Isto porque as perspetivas e analise que cada um faz, se baseia muito naquilo que aprende e naquilo que acredita.

Eu tento não ficar preocupado de mais com o futuro. Costumo dizer amigos: "a humanidade sobreviveu, sem carro, computador, foguetão e imagina até sem cueca, por isso vai continuar a existir".  Grin Agora pode-se questionar em que condições? Bem, isso já será outro debate.

Mas, também não ficou fazendo tudo o que se possa imaginar. Devemos analisar e perceber as consequências das nossas ações. Hoje podem não nos prejudicar, mas talvez num curto, medio ou longo prazo, podemos ficar bem prejudicados.

Ter este tipo de perspetiva, talvez vá depender naquilo que acreditamos...
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
September 27, 2022, 05:43:24 PM
#2
Eu tenho uma visão bem simples da vida que é: simplesmente viver.

Gosto muito de ler e escutar as "aulas" do Alan Watts, um pensador budista/zen. A meditação foi, com certeza, uma das melhores descobertas/atividades da minha vida, e com ela eu parei de pensar no material e comecei a focar na simplicidade da vida, de viajar e conhecer o mundo e novas pessoas.

Posso falar que atingi esse ponto da curva por que eu recebo o suficiente para viver bem, muito melhor do que a gigante parte dos brasileiros e pessoas de vários lugares do mundo, focando nessa simplicidade e não em adquirir uma lamborghini nova e brilhante. Claro que sou privilegiado por não precisar ralar no sol apenas para conseguir me manter de pé, mas eu recomendaria essa mentalidade para todo mundo.

Também comecei a me interessar bastante por aprender política e economia, i.e entender o comunismo e capitalismo para poder realmente ter uma opinião formada e criticar qualquer um de forma substancial (sem aquele blablabla simplorio e desonesto que todo mundo aprende via propagando, seja de qual lado for), ler sobre assuntos diversos e me tornar alguém mais interessante.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
September 27, 2022, 02:56:40 PM
#1
"Você nunca saberá com certeza se alguém é um babaca até que ele se torne rico." - N. N. Taleb em "A Cama de Procrustes"

A gente fala muito sobre dinheiro, economia e política aqui, e realmente são assuntos legais que adoro, por outro lado não falamos tanto assim de filosofia e outras coisas mais.

talvez eu já tenha falado aqui da ideia que chamo de "depois da curva", se você olhasse sua vida como uma estrada, em que lá na frente tem todos os seus objetivos relacionados à dinheiro, o que você faria depois que atingisse todos eles e pq não está fazendo isso agora?

(posso desenvolver a ideia depois)

Queria abrir a discussão aqui sobre como encontrar propósito e adicionar mais dimensões à vida.

Algumas coisas que acho úteis são meditar e fazer práticas que conectam consigo mesmo (na ideia de "o que você quer criar é exatamente o que o mundo precisa agora")
buscar hobbies e diversões fora do trabalho
ter conversas significativas com pessoas interessantes
prestar atenção no subconsciente (sonhos e intuições)

são coisas que me interessam para aprofundar.

e pra vocês?

tópico atípico mas acho que pode ser diverti
Pages:
Jump to: