Vou tentar explicar de uma maneira bem didática já que estamos no
sub-forum novatos, mas se quiser explicações mais técnicas é só dizer.
Como vc já deve saber, quando enviamos Bitcoins para alguém (ou quando recebemos de alguém), esses valores ficam "armazenados"* em Address, e cada address possui uma chave privada (secreta) correspondente. **
Pois uma paper wallet é só uma forma de ter impressas essas duas informações: address+privatekey.
Uma vez impressas você poderá usar o address para receber valores, e poderá transferir os valores importando a privatekey em um software apropriado. Praticamente todas as carteiras oferecem suporte para importar uma privatekey.
Algumas pessoas gostam das paperwallets visualmente apelativas (como
http://www.bitaddress.org), mas eu prefiro uma forma mais simples de geração:
vanitygen.
O fundamental sobre paperwallet é assegurar o segredo da privatekey, protegendo de olhos curiosos, câmeras e ameaças virtuais. E pra isso existem centenas de técnicas aplicáveis, que vão desde o simples papel dobrado até super esquemas de criptografia, como costumo dizer: "nível pentágono de segurança".
* "armazenados": na verdade os valores só são registrados no Blockchain como sendo propriedade do address informado, e necessitando da assinatura correspondente para transferir a outro address.
** address+privatekey: fazendo uma analogia com sistema bancário é como se o address fosse o numero da conta e a privatekey fosse a senha.