Pages:
Author

Topic: Como usar paper wallet? - page 2. (Read 12818 times)

hero member
Activity: 882
Merit: 1000
It's got electrolytes
September 10, 2014, 02:44:24 PM
Vou tentar explicar de uma maneira bem didática já que estamos no sub-forum novatos, mas se quiser explicações mais técnicas é só dizer.

Como vc já deve saber, quando enviamos Bitcoins para alguém (ou quando recebemos de alguém), esses valores ficam "armazenados"* em Address, e cada address possui uma chave privada (secreta) correspondente. **

Pois uma paper wallet é só uma forma de ter impressas essas duas informações: address+privatekey.

Uma vez impressas você poderá usar o address para receber valores, e poderá transferir os valores importando a privatekey em um software apropriado. Praticamente todas as carteiras oferecem suporte para importar uma privatekey.

Algumas pessoas gostam das paperwallets visualmente apelativas (como http://www.bitaddress.org), mas eu prefiro uma forma mais simples de geração: vanitygen.

O fundamental sobre paperwallet é assegurar o segredo da privatekey, protegendo de olhos curiosos, câmeras e ameaças virtuais. E pra isso existem centenas de técnicas aplicáveis, que vão desde o simples papel dobrado até super esquemas de criptografia, como costumo dizer: "nível pentágono de segurança".

* "armazenados": na verdade os valores só são registrados no Blockchain como sendo propriedade do address informado, e necessitando da assinatura correspondente para transferir a outro address.

** address+privatekey: fazendo uma analogia com sistema bancário é como se o address fosse o numero da conta e a privatekey fosse a senha.

newbie
Activity: 13
Merit: 0
September 10, 2014, 01:19:02 PM
Muito se fala no tal "paper wallet", li varios tutoriais sobre ele em português e inglês e na verdade ainda não sei como funciona. Sei que é um um cartão onde eu imprimi minhas chaves públicas e privadas geradas em um site. Mas como usar? Depois de pronto o que fazer com ele? Devo escanear para o pc toda vez que usar? Ou digitar o endereço inteiro no electrum? Alguém pode dar um "passo a passo", de maneira simples e facíl de entender?
Pages:
Jump to: