YEAHHH, esta correu-me um bocadito mal....
Epá desde ter tido o azar de ter usado as palavras erradas na pior altura a não saber o que significa ASIC ainda vai um bocado. Mas sim, meti a pata na poça e admito que respondi de cabeça quente e sem pensar.
Mas detalhes à parte, a ideia que queria passar originalmente era mesmo que é absurdo não haver revendedores oficiais de miners aqui na Europa.
E só para também não dar imagem de que sou um lerdo autêntico, ainda sei o que são gráicas, FPGA's. Também sei que se começou a minar com CPUs, depois com FPGAs e GPUs e que agora já nada disso é rentável. Ou se ainda é rentável são os GPUs.
Não é assim tão absurdo, na Europa todo o material tem que ter 2 anos de garantia, a Bitmain só dá 3 meses de garantia e se avariar tens que enviar para lá e pagar tu os portes.
Acho que já dá para imaginar, porque não há malta em Portugal a revender o produto, o material é extremamente caro, se a coisa corre mal a empresa tem que abrir falência, porque tem que assumir 21 meses de garantia do produto e nesse tempo (24 meses) é quase certo que vai haver problemas no hardware principalmente se não for devidamente instalado, os riscos são grandes.
A era de CPU e GPU já lá vai, estamos na era de FPGA's e ASIC's, os ASIC's são bem mais baratos que FPGA's, porque não são reprogramáveis, ou seja não podem ser reconfigurados no futuro para fazerem outro tipo de tarefa, coisa que os FPGA's permitem.
Como no mundo da economia o factor preço é sempre mais importante que o factor ambiental/desperdício os ASIC reinam.