99% destes sites são esquemas ponzi(pirâmide) que irão colapsar em um espaço de tempo pequeno. A maioria dura entre 6 e 12 meses. Tem vários que duram ainda menos.
Apesar de ser chamado de "investimento" a descrição mais fiel seria Gambling, ou seja, está mais para um jogo de aposta. É possível fazer dinheiro com HYIP, mas você deve aprender a escolher muito bem o site em que você irá investir e, se o fizer, apenas invista o que não te fará falta. Procure dividir seus investimentos entre sites HYIP para diluir os riscos de calote.
Você pode procurar pela palavra-chave "HYIP" no google que você vai ver muitos sites que monitoram o status de pagamento dos programas, assim como reviews de usuários para você ter um melhor embasamento para saber quais os sites mais confiáveis. Mas de forma alguma considere que esses status refletem a realidade 100%. O risco é sempre real e alto. Você deve sempre fazer a sua própria pesquisa.
Pô galera, tanta forma bacana de ganhar BTC honesto sem prejudicar ninguém e sem correr o risco de perder toda a grana e todo o TEMPO investidos...
Se você quer ter altos retornos em um curto espaço de tempo você necessariamente deve assumir um risco maior do que o normal. Tem gente que sabe lidar com o risco melhor que outros. É pra isso que existe trade alavancado...
Não entendi completamente a sua colocação de prejudicar alguém. Eu acho que o maior prejudicado nesse tipo de "investimento" é o próprio investidor.
O tempo investido também não tem muito sentido. Você investe literalmente 10 min do seu tempo para aplicar em um site desses e só volta no site para sacar os rendimentos. Com certeza você "perde" mais tempo aqui no fórum do que com esses sites.
Acho que ele tava se referindo ao dono do site que fica tentando enganar o pessoal com promessas de alto lucro.
Normalmente esses sites de gambling e ponzis do tipo oferecem um pagamento grande por referrals, e a maioria das pessoas que entra nisso acaba iludindo outras pessoas pra tentar recuperar o tempo perdido.