Author

Topic: Cuidado ao negociar com novatos (Read 681 times)

legendary
Activity: 1386
Merit: 1000
English <-> Portuguese translations
June 11, 2013, 07:10:45 AM
#2
Só o fato dele negar um escrow é ridículo, não existe essa de pressa pra ganhar BTC, no mínimo se deveria usar o serviço de escrow do Bitmit para que a negociação seja legítima. Isso ou confirmar transações prévias deste usuário.
staff
Activity: 1285
Merit: 1085
June 10, 2013, 06:46:25 PM
#1

Pessoal, pode parecer estranho este tópico vindo de um novato... mas como estive meio-envolvido no caso que vou relatar acho que é válido, principalmente para os mais novos.

Pensei em postar no subforum mas achei melhor postar aqui para todos verem... Caso os moderadores achem melhor manter lá podem mover sem problemas.


----
Na semana passada postei um comentário em um tópico de leilão que estava vendendo cotas asicminer... nem lembro bem o assunto, não estava ofertando lance mas acabei postando. Na manhã seguinte recebi uma mensagem de um usuário oferecendo uma cota que ele tinha comprado e precisava vender. O link para o forum de onde ele comprou estava valido, olhei o endereço para confirmar que ele havia recebido os dividendos na quarta-feira e tinha... mas também tinha recebido várias transações de valores entre 1.80 a 2.45 bitcoins... imaginei que ele já havia vendido a cota ou pudesse ter mais de uma. Pela transação dos dividendos confirmei que somente tinha uma.

Pedi para negociar utilizando um escrow só para ver que resposta me daria e ele disse que não podia esperar até o friedcat confirmar a transferência porque tinha pressa... Resumindo, hoje vi o tópico a seguir: https://bitcointalksearch.org/topic/kruniac-scam-asic-1-share-229612 onde a maioria dos usuários que sofreu o golpe está postando.

Duas coisas que considero muito interessantes aconteceram lá neste post:
1. Um usuário que havia comprado bitcoins do scammer conseguiu cancelar a transferência de valores (wire-transfer) e com isso está ajudando a recuperar uma parte dos valores (o total do golpe está acima de 40 btc)

2. O pessoal conseguiu identificar o scammer e estão prestando queixa... quem sabe ele vai pensar no que fez na cadeia por um tempo (ainda bem que ele não é do brasil, senão já sabem no que ia dar)

----

Resumindo:

Sempre que forem negociar com alguém, façam uma boa pesquisa antes, e na dúvida desista do negócio. Não deixe a ganância falar mais alto (eu fico pensando o que as pessoas que compraram por 1.8 estavam pensando... já que o preço estava ao redor de 2.45/2.50 naquele momento)


Um Abraço,


Adriano
Jump to: