Existe algum projeto para descentralizar a internet?
Mas o que é que você quer dizer quando diz "descentralizar a internet" é os serviços que ela tem ou a internet em si?
Se for os serviços, ela já o é. A Amazon não é o único marketplace do mundo, é dos mais usados/conhecidos, mas só usa que quer. Só usa os serviços Google quem quer, é quase inevitável, mas é possível não usar nada deles (ou quase nada). Resumindo, de certa forma se estamos a falar dos serviços, já é de certa forma descentralizada. As pessoas é que centralizam tudo no mesmo. São tipo carneiros que vão onde os outros vão.
Agora se estas a falar da internet em si. Bem nesse caso sim, está tudo centralizado nos operadores de telecomunicações, e não existe muita forma de fugir disso.
E porque? Porque para a internet funcionar como funciona, a rede tem de estar ligada entre si, e isso só é possível com empresas que espalhem o sinal e deem a maior cobertura possível, em todo o mundo.
O projeto Helium, já aqui falado, é mais ou menos isso, mas numa escala muito reduzida e limitado ao IoT. Porque na realidade os hotspots continuam a depender da internet convencional para funcionar. Ou seja, na realidade só está a criar uma rede paralela para comunicações de curto/medio alcance e não permite por exemplo navegar em sites. Mesmo assim, acho que este projeto, mais cedo ou mais tarde vai ter problemas com os reguladores.
A Tesla esta a criar uma rede com o Starlink, é descentralizada? Das operadoras de comunicações sim, mas centralizada numa empresa.
Para criar uma rede descentralizada, era preciso montar uma rede que siga o Protocolo de Internet, mas depois tinhas de criar forma das pessoas acederem a essa rede. Para isso precisas de usar frequências radio ou cabos de ligação. Por cabos é impossível, por frequência radio, tens de usar frequência gratuitas (que já estão cheias, porque todos usam, e com baixa velocidade; mesmo no caso do 5G as frequências gratuitas rapidamente vão ficar cheias e que vai reduzir a velocidade, dai o projeto Helium ser só para IoT), ou usar frequência paga, mas fazer algo descentralizado torna-se complicado.
Resumindo, ter uma internet realmente descentralizada é praticamente impossível.