Pages:
Author

Topic: Dicas de um Iniciante para Iniciantes - page 2. (Read 283 times)

legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
March 24, 2022, 01:13:24 PM
#3
Bacana seu aetigo, e vc realmente experimentou muita coisa para escrever.

Achei curioso que a única vez que a palavra "Bitcoin" foi citada foi quando você disse "próximo Bitcoin".

Na minha visão  , Bitcoin é o mais interessante disso aí tudo. É o que liga tudo isso. É o que une pessoas  da Russa a Ucrânia aos EUA a China  , vai dos nerds da computação ao mercado financeiro. Enfim, é o mais descentralizado também.

Minha sugestão é só incluir uma área de bitcoin nesse guia. E lembrando que o bitcoin teve uma rentabilidade simplesmente fantástica de 2018 pra cá, pau a pau com ethereum e superando a maioria das altcoins que eram top 100 em 2018.

É ainda o investimento mais seguro do espaço, e ainda com um enorme potencial para cima.

Adoro esses gráficos da ark investments:





legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
March 24, 2022, 04:04:06 AM
#2
Excelente artigo @t91

Essas dicas nunca são de mais, e é sempre bom repetir alguns pontos para ficar bem registado na nossa mente.
E até para a malta que não é iniciante, é útil para observar as coisas de outros pontos de vistas.

Obrigado.
t91
member
Activity: 140
Merit: 85
March 23, 2022, 10:36:00 AM
#1
Antes de tudo, esse tópico não é nenhum tipo de recomendação de investimento, apenas um novato compartilhando experiência.

São algumas coisas que se eu tivesse conhecimento no início da minha jornada, poderiam ter me poupado algum tempo e dinheiro.

Antes de iniciar o assunto, vale ressaltar que investimento em criptomoedas são de altíssimo risco e volatilidade, então é bem bacana ter um fundo reserva na "vida real", no meu caso são 12 meses de custo de vida. (Por exemplo: Custo Mensal - R$ 1000,00/ Fundo Reserva: R$ 1000,00 x 12 = R$ 12.000,00), e isso vale para qualquer tipo de investimento.

Essa parte foi essencial pra mim, pois já me preparou mentalmente, é como uma garantia de que se tudo der errado, pelo menos consigo sobreviver 12 meses "tranquilamente", consequentemente evitou de tomar decisões precipitada

O que realmente são as Criptomoedas?

Hoje em dia são tratados como um ativo financeiro, e por muitos, uma forma de enriquecer da noite pro dia, mas não é bem assim, as criptomoedas criam valor através de soluções que elas trazem para sociedade.

Muitas vezes por falta de estudo, as pessoas acabam tendo a percepção de que um ativo da noite pro dia foi de centavos para milhares de dólar, mas pra quem estava por dentro do projeto, isso foi um processo, muitas vezes mais lento do que se imagina, justamente pela alta volatilidade, pode acontecer várias coisas em um curto período de tempo, e muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho.

O BTC não foi de centavos para 60k em dias, foram anos e anos, porém quem está entrando nesse mundo agora, só tem a percepção de "centavos pra 60k".

Então antes de investir em algum ativo, estude, entenda o que ela oferece para a sociedade, quais soluções ela traz, existe algum "concorrente"? Cada "moeda" é uma tecnologia, e essa tecnologia é que faz ela valer algo no mercado.

Todo dia estão nascendo novas criptomoedas, e praticamente todas elas vem com a promessa de ser o "próximo Bitcoin”, e com certeza vão fazer de tudo para você alocar seu dinheiro nesse projeto.

Então antes de tudo, DYOR (Do Your Own Research), faça suas próprias pesquisas, entre no grupo de comunidade do projeto, sinta o que as pessoas falam, leia o whitepaper (basicamente é um plano de negocio desse projeto), conheça e pesquise a equipe por trás do projeto.

Finanças Centralizadas - CeFi

CeFi são empresas como corretoras Binance, FTX, Crypto.com, etc..

São de fato empresas que trabalham nisso, existem um “responsável” ou suporte caso aconteça alguma coisa, essas empresas preparam um pacote de serviço que soluciona algo para você sendo elas pra fazer trading, gerar renda passiva, ou simplesmente utilizar como uma carteira.

Corretoras que tive contato:

  • Binance - Acredito que seja a mais conhecida, e também acho que é a que mais oferece pacote de soluções, eu consegui aprender MUITA coisa dentro desse ecossistema, várias formas de investimento, inclusive vários conceito de investimento do DeFi, altissimamente recomendado.
  • FTX - Hoje em dia utilizo muito mais a FTX por causa das taxas, acredito que só cobra taxa de transação (saque, transferencia) para rede BTC e ETH, como eu utilizo muito mais outras redes e estou acostumado a fazer pequenos investimentos durante o mês, a FTX me salva na economia de taxas.
  • Crypto.com APP - Bom, o Crypto APP não é bem uma corretora, ela está mais para uma carteira com serviços adicionais, tem um spread enorme, os preços nunca são bons comparado com corretoras de verdade, mas é o melhor lugar pra eu comprar a moeda nativa deles a CRO, como eu uso o cartão pré pago deles, é muito mais cômodo, e também é o caminho mais econômico e rápido de eu poder acessar o Crypto DeFi Wallet deles.

Todas elas é necessário fazer o KYC um processo de mandar documentação para eles aprovarem, e todas elas aceitam depósito via PIX, acredito que hoje são as melhores opções pra começar, já tive um pouco de contato com outras corretoras como a KuCoin, HuoBi, mas não me adaptei muito.

A Binance e Crypto.com APP oferecem vários serviços além de somente comprar e vender cripto ativos, serviços como Earn, que é um tipo de "poupança" para as moedas que você quer segurar por mais longo prazo, ótima forma de ir ganhando juros enquanto o ativo está parado.

Existem outras empresas como a NEXO, CELSIUS e BLOCKFI, essas empresas resumidamente fazem empréstimos para grandes instituições, e parte dos ganhos é repassado para você simplesmente deixar os ativos na plataforma deles.

São também uma ótima forma de ganhar juros enquanto o ativo está "parado", dentro desse segmento eu gostei mais do NEXO mesmo não utilizando mais ela.

Não recomendo nenhuma corretora de menor porte, especialmente aqui no Brasil, existem várias corretoras com problema de liquidez e um histórico de reclamação enorme, então vamos nos que estão com reputação boa mesmo rsrs.

Riscos no CeFi

Não vou entrar no assunto de risco de investimento, pq é uma coisa que cada investidor deveria analisar, estarei focando mais na parte "estrutural".

Como mencionado antes, por ser centralizada, todas as chaves e senhas são armazenadas no servidor dessas empresas, então o maior risco seria essas empresas estarem sujeitas a ser hackeadas, e você acabar sofrendo com vazamento de dados ou até mesmo ter seus ativos transferidos e nunca mais conseguir de volta.

Também existe risco das empresas simplesmente ficarem de saco cheio e falar "fui, tchau" e você perder tudo, já que todo seu ativo está sob controle deles, não conheço nenhum histórico, mas teoricamente, se eles quiserem, podem.

Acredito que o próximo ponto é o mais provável de acontecer, como você está operando dentro de uma empresa privada, existem regras, tanto interno quanto do país que ela está atuando, se você não seguir as regras, eles podem bloquear a sua conta, então leia muito bem os termos antes de fazer qualquer tipo de transação

Em seguida temos o risco do governo, nunca se sabe o que eles vão inventar, pode ser que de repente o governo crie alguma lei que acabe com a operação ou pause a operação dessas corretoras e você seja prejudicado.

Finanças Descentralizadas - DeFi

As DeFi pra mim são a parte mais charmosa desse mundo, são as finanças peer-to-peer em blockchain, inicialmente na rede Ethereum, mas eu particularmente não encosto na rede ETH por causa das taxas, existem várias redes como a Binance Smart Chain, Avalanche, Polygon, Fantom, Cronos, todas elas tem opções de investimento.

Com DeFi, você pode virar um “banqueiro” e pode executar funções como receber juros, pedir empréstimo para depois reinvestir, fazer pagamentos, contratar seguros, negociar derivados, negociar ativos, entre outros, são inúmeras opções disponíveis, e a cada dia surgem mais coisas.

A diferença no CeFi, ela tem realmente a essência das criptomoedas, onde as transações são feita peer-to-peer, elas ocorrem diretamente entre duas pessoas, não passa ou é revisada por uma centralizadora, então as transações são muito mais rápido, e não é necessário documentações para se identificar, basta confiar no código (smart contract).

Existem várias formas de investimento dentro desse mundo como mencionei acima, e normalmente são muito mais atrativas do que o CeFi, elas são disponibilizadas através de dApps (App descentralizada), e cada um oferece algum tipo de projeto.

E para interagir com esses dApps é necessário carteira self custody como a Metamask.

A partir do momento que você decidiu entrar no DeFi, tenha em conta que todo risco e responsabilidade é totalmente seu, não existe “suporte” mas sim uma comunidade que se ajudam.

Exemplo de aplicações:

  • Anchor Protocol - Utilizo para dolarizar meu patrimônio ganhando quase 20% ao ano
  • Liquidity Pool - Como cada projeto depende de pessoas para acontecer, existem os pool de liquidez que te recompensa por simplesmente gerar liquidez (deixar seu ativo disponível para transações)
  • Olympus DAO Fork - Não vou entrar muito no assunto técnico, mas foi um dos projeto que me atraiu muito no início, basicamente são projetos que te pagam juros absurdos por segurar a moeda deles, hoje em dia muito já caíram pois maioria não eram auto-sustentáveis, vou ser bem sincero, consegui ganhar uma grana legal nisso, mas se for pra escolher novamente eu prefiro ir para outras opções.
  • Staking - Se é um ativo que você quer segurar para longo prazo e “esquecer”, basta você delegar essas moedas para um validador, e começar a ganhar recompensas por “Holdear” essas moedas, para entender mais podem procurar sobre Proof of Stake.

Existem muuuuuuuuuito mais aplicações que você pode fazer dentro do DeFi como NFT, os Play 2 Earn, existem vários projetos, mas como falei anteriormente, todos vão te vender como um projeto muito promissor, então faça um estudo muito a fundo para depois entrar.

É no DeFi que realmente temos chance de encontrar algum projeto pequeno que futuramente podem “explodir” e fazer seu patrimônio multiplicar várias vezes.

Além disso, com a introdução do Web 3.0, muitos projetos estão literalmente pagando criptomoedas para você participar do projeto, muitas delas com utilidade real.

Exemplos são como Move2Earn que já foi mencionado aqui no fórum, projeto Helium que você pode minerar $HNT fortalecendo a rede deles, Deeper Network que parte do mesmo princípio, navegadores que pagam para os usuários utilizarem.

Riscos no DeFi

Acredito que o principal e o mais controlável risco dentro do DeFi seja você mesmo, não confie tão fácil nos projetos e nas pessoas, faça estudos, outro risco envolvendo a pessoa é não guardar as private key e acabar não tendo acesso a carteiras.

Dentro do DeFi não é difícil encontrar projetos rug pull (Puxar Tapete), são os projetos que fazem um barulho, pegam investimento de todo mundo, e simplesmente desaparecem, por isso é sempre bom estudar e conhecer a equipe antes de colocar seu investimento ali.

Whales - As baleias dos projetos, como muitos são projetos pequenos, é muito fácil ser direcionado por quem tem maior parte do projeto, se uma baleia decidir vender grande parte para lucrar, o preço pode despencar consequentemente as pessoas ficarem com medo e pular fora também.

Formas de transferir dinheiro para DeFi

Hoje eu opto por fazer PIX para FTX, e do FTX converto e transfiro os ativos para a Metamask ou outra carteira que eu utilizo.

Como mencionei antes, a FTX somente cobra taxa de transferência para rede BTC e ETH, isso me economizou muuuuita grana, especialmente quando estamos falando que cada dólar é equivalente a 5 reais, qualquer dolarzinho pode impactar no meu valor investido rsrs

Conclusão

E para finalizar, acredito que o mais importante é ter uma meta, e ter foco nela, são muitos projetos que vão querer sua atenção e no final você pode acabar se perdendo, muitas oportunidades surgindo todo dia, mas não são todas que podemos entender e abraçar, então foque na sua meta, acompanhe, estude e não perca dinheiro.

Nunca invista mais do que você está disposto a perder, e finalmente, participe mais do fórum, aqui tem muita gente bacana com MUITO conhecimento.

Não sou nenhum profissional da área, mas gosto muito e acredito que as criptomoedas, web 3.0, já é uma realidade do nosso mundo, então se você não se atualizar, é a mesma coisa que viver no mundo de hoje e não saber utilizar internet.

Cada dia vemos mais empresas grande entrando e aceitando criptomoedas, com certeza estão enxergando algo q maioria das pessoas não enxerga ainda.

Se encontrarem alguma informação errada, por favor me corrijam! qualquer dúvida também podem estar me chamando, vamos trocar uma ideia!
Pages:
Jump to: