O problema das ''moedas-meme'' pra mim é realmente a negligencia do protocolo, como foi citado pelo bitmover. Há bons meses atrás, um amigo fez um analise fundamentalista do doge, considerando vários aspectos do protocolo, contribuintes, descentralização, atualização no github.... inexistente quase tudo. Sei que depois rolaram várias iniciativs pra tentar melhor isso, pra financiar desenvolvimento etc. Mas acho que nao deve ter mudado muito, não vi os numeros recentes. Mas acho o problema é esse, não o meme em si.
Ou será que.... se a moeda levar o desenvolvimento a sério, ela deixa de ser meme?
Fazendo uma comparação um pouco estranha.
Em Portugal existe um estilo de musica, que normalmente é um pouco desvalorizado, por não ser considerado o de melhor qualidade. O que em grande medida é verdade. Mas nesse meio, existe sempre artistas que se destacam. Quando algumas amigos falam mal de um desses artistas mais destacados, eu costumo dizer:
"Sim, o musico é muito mau, mas quando faz concertos no MEO Arena (o maior pavilhão de espetáculos de Portugal) enche todas as vezes, mesmo que faça 3 concertos seguidos. Para não falar, que todos conhecem as musicas deles, mesmo os que não gostam."
Ou seja, será que a sua musica é assim tão mal, ou cumpre o seu objetivo, atrair as massas e ficar no ouvido das pessoas?
O mesmo se pode dizer de uma moeda-meme, pode ser muito má, mas quando começa a movimentar as massas, as coisas tem de começar a ser vistas de outra forma. Até porque por ser má, as pessoas ficam mais dispostas a utilizar, e isso depois entra num ciclo interessante. Talvez fosse um caso de estudo.