Isso do pessimismo, eu já nem sei em que barco to. Tem dia que to achando que só coisas ruins vão acontecer. Outros to melhorzinha.
Mas acho que a questão dos desempregos é algo com minucias a serem consideradas. Inclusive é um dado que se olha pra ponderar a redução das taxas de juros. Muito dos serviços criados foram criados artificialmente com aumento da liquidez e não sei se vão se manter. No Brasil nos temos a questão de quase 40% das pessoas em trabalhos informais e ainda que praticamente 90% dos trabalhos gerados no ultimo ano vieram de empresas pequenas de até 4 funcionários. No longo prazo, considerando as questões do INSS, acho que vai meio tenso.
S
Recentemente, lendo psicologia financeira, me deparei com uma ideia que eu não sabia.
O autor explica que nossa cabeça funciona de tal forma que pessimistas normalmente são visto como pessoas inteligentes , enquanto uma pessoa que faz previsões boas normalmente é taxada de ingênuo ou bobo.
Elee coloca vários argumentos e pesquisar para sustentar isso, vale a pena ler.
O capítulo chama-se a "sedução do pessimismo ", vale a pena ler.
Algumas resenhas que achei na Internet
Os pessimistas sempre soam como os mais inteligentes da roda, com suas projeções catastróficas e apocalípticas. Eles parecem ser nossos pais nos dando conselhos, como se realmente quisessem o nosso bem e estivessem apenas nos ajudando.
Pode até ser que, em alguns casos, a intenção seja essa. Porém, em 90% das vezes, tudo o que vimos, lemos e ouvimos que contenha um teor de tragédia, é apenas mais uma notícia para reter a nossa atenção.
Intuitivamente, o ser humano é atraído por manchetes negativas, seja porque são mais impactantes ou até mesmo porque nós nos sentimos “aliviados” sabendo que existe muita coisa pior do que estamos passando. Isso gera um certo conforto psicológico.
Trazendo para o mundo dos investimentos, a dinâmica é exatamente a mesma. As instituições financeiras e os economistas volta e meia publicam uma matéria sobre recessão mundial, aversão a risco, bear market, estagflação e vários outros temas que podem assustar a maioria das pessoas. Mas a principal intenção é sempre atrair nossa atenção, com intuito de oferecer produtos ou serviços.
https://www.infomoney.com.br/colunistas/suno-consultoria/a-seducao-do-pessimismo/Só que na verdade , as notícias são boas na maior parte do tempo. O sp500 por exemplo se multiplica na faixa de dezenas a cada poucos anos. A humanidade tem caminhado pra frente. O próprio bitcoin não existia 20 anos atrás.
Vale a pena pensar sobre o assunto, e sempre pensar se você não está caindo nessa sedução do pessimismo, pois tendemos a achar uma pessoa inteligente qdd ela está lá de profeeeta do apocalipse.
Eu ouço esse papo de que o dólar vai ficar fraco, economia global vai ruir etc desde o começo dos anos 2000.. Sempre é eminente