Pages:
Author

Topic: Dúvida sobre o ganho de capital - page 2. (Read 245 times)

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
November 16, 2021, 04:51:38 PM
#14
hahaha não sabia dessa
enquanto isso o juros do empréstimo pessoal é 3-4% ao mês ou mais, cartão de crédito e cheque especial então nem se fala...
hahaha muito bizarro né?

vários pesos e várias medidas

Pode ser bizarro, mas de certa forma faz sentido existir esse tipo de regulamento, visto que as instituições financeiras, alegadamente estão reguladas e tem de seguir regras especificas. E alegadamente, se surgir problemas, existe proteção legal e indemnizações garantidas.

Claro, isto alegadamente.  Roll Eyes
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
November 16, 2021, 04:04:33 PM
#13
Ilegal não é emprestar dinheiro!? Duvido.
Talvez o ilegal seja cobrar juros.

Isso.. só os bancos podem Tongue

O empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas não é proibido, exceto quando existe cobrança de juros abusivos, ou seja, superiores àqueles legalmente permitidos. ... A ilegalidade reside, portanto, justamente na cobrança de juros superiores à taxa permitida por lei (12% ao ano).

hahaha não sabia dessa
enquanto isso o juros do empréstimo pessoal é 3-4% ao mês ou mais, cartão de crédito e cheque especial então nem se fala...
hahaha muito bizarro né?

vários pesos e várias medidas

legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
November 15, 2021, 06:15:36 AM
#12
Ilegal não é emprestar dinheiro!? Duvido.
Talvez o ilegal seja cobrar juros.

Isso.. só os bancos podem Tongue

O empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas não é proibido, exceto quando existe cobrança de juros abusivos, ou seja, superiores àqueles legalmente permitidos. ... A ilegalidade reside, portanto, justamente na cobrança de juros superiores à taxa permitida por lei (12% ao ano).

Nem precisei responder. Se você cobrar mais de 12% de juros você vira agiota. Ai sim agiotagem é crime. Já os Bancos..........

Exatamente.

Pedir empréstimo entre amigos, familiares e coisas do gênero é algo muito comum na nossa cultura, e acredito que no mundo inteiro devem ser bastante comum tb. Não tem como o estado proibir isso. Podem até proibir, mas a efetividade de tal lei não iria longe...

Agora cobrar juros realmente é agiotagem... é meio que um contra-senso, ainda mais num país como o Brasil onde inflação de 10% anual é comum..

legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
November 13, 2021, 03:38:15 PM
#11
Ilegal não é emprestar dinheiro!? Duvido.
Talvez o ilegal seja cobrar juros.

Isso.. só os bancos podem Tongue

O empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas não é proibido, exceto quando existe cobrança de juros abusivos, ou seja, superiores àqueles legalmente permitidos. ... A ilegalidade reside, portanto, justamente na cobrança de juros superiores à taxa permitida por lei (12% ao ano).

Nem precisei responder. Se você cobrar mais de 12% de juros você vira agiota. Ai sim agiotagem é crime. Já os Bancos..........
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
November 13, 2021, 02:51:38 PM
#10
Ilegal não é emprestar dinheiro!? Duvido.
Talvez o ilegal seja cobrar juros.

Isso.. só os bancos podem Tongue

O empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas não é proibido, exceto quando existe cobrança de juros abusivos, ou seja, superiores àqueles legalmente permitidos. ... A ilegalidade reside, portanto, justamente na cobrança de juros superiores à taxa permitida por lei (12% ao ano).
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
November 13, 2021, 09:11:15 AM
#9
me pergunto pq a maioria das pessoas quando precisa de fiat não pega e colateriza suas big caps (btc, eth, etc), pega um empréstimo em USDC/USDT/DAI e usa esse empréstimo
nesse caso não seria necessário pagar imposto pois é um empréstimo, não?
É isso mesmo, tanto que a QR Capital lançou o Rispar há alguns meses, onde qualquer um pode pedir um emprestimo de até R$ 300k utilizando BTC como colateral: https://rispar.com.br

A @Disruptivas foi a primeira a comentar sobre ele aqui, não sei se você lembra: https://bitcointalksearch.org/topic/m.55694415

uau, não tinha visto esse post,
que legal ter um serviço assim no Brasil.

Os juros são bem mais altos que uma alternativa como o Celsius, mas pode fazer sentido para quem quer real, afinal, pegar um empréstimo >35k brl em usd e fazer o trade usd > brl antes de sacar, em teoria seria taxável, né?

acho que veremos mais coisas assim no futuro, bem como uso de NFTs como colateral também.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
November 13, 2021, 05:36:10 AM
#8
Não é ilegal emprestar dinheiro no Brasil @Paredao? Roll Eyes

Ilegal não é emprestar dinheiro!? Duvido.
Talvez o ilegal seja cobrar juros.

Mas acredito, que o único problema com a receita, em emprestar dinheiro, será justificar a origem do dinheiro de quem o recebe, se os valores forem altos.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
November 12, 2021, 09:47:40 PM
#7
Já que empréstimo não é renda e nem ganho de capital, você não precisa pagar imposto.

Não é ilegal emprestar dinheiro no Brasil @Paredao? Roll Eyes
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
November 12, 2021, 03:52:28 PM
#6
me pergunto pq a maioria das pessoas quando precisa de fiat não pega e colateriza suas big caps (btc, eth, etc), pega um empréstimo em USDC/USDT/DAI e usa esse empréstimo
nesse caso não seria necessário pagar imposto pois é um empréstimo, não?

talvez @bitmover ou @paredao saibam
não entendo tanto da parte contábil, vantagens de se viver com pouquíssimo dinheiro.

Já que empréstimo não é renda e nem ganho de capital, você não precisa pagar imposto. Assim como leasing é uma forma de "adquirir" um bem sem a necessidade de coloca-lo no seu nome, somente no final do contrato.  Shocked
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
November 12, 2021, 01:22:28 PM
#5
me pergunto pq a maioria das pessoas quando precisa de fiat não pega e colateriza suas big caps (btc, eth, etc), pega um empréstimo em USDC/USDT/DAI e usa esse empréstimo
nesse caso não seria necessário pagar imposto pois é um empréstimo, não?
É isso mesmo, tanto que a QR Capital lançou o Rispar há alguns meses, onde qualquer um pode pedir um emprestimo de até R$ 300k utilizando BTC como colateral: https://rispar.com.br

A @Disruptivas foi a primeira a comentar sobre ele aqui, não sei se você lembra: https://bitcointalksearch.org/topic/m.55694415
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
November 12, 2021, 10:46:42 AM
#4
me pergunto pq a maioria das pessoas quando precisa de fiat não pega e colateriza suas big caps (btc, eth, etc), pega um empréstimo em USDC/USDT/DAI e usa esse empréstimo
nesse caso não seria necessário pagar imposto pois é um empréstimo, não?

talvez @bitmover ou @paredao saibam
não entendo tanto da parte contábil, vantagens de se viver com pouquíssimo dinheiro.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
November 05, 2021, 03:19:50 PM
#3
É exatamente o que o Bitmover escreveu. O mercado de ações funciona diferente do mercado de criptomoedas em se tratando de impostos. Não tem essa de compensar prejuízo como tem nas ações. Muita gente ainda confunde isso.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
November 05, 2021, 12:46:52 PM
#2
A minha primeira dúvida surge em cima dessa questão do imposto, nas vendas que tive prejuízo posso compensar do lucro?

Não. Fonte:
https://www.bolsapp.com.br/blog?p=criptomoedas-imposto-de-renda

Quote
No meu caso, estou pagando +-100 reais a mais por mês de imposto por um lucro que eu não tive, uma vez que só considerei as operações em que obtive lucro. Além disso, penso eu que para as pessoas que usam sistema de HFT esse tipo de imposto acabaria se tornando um empecilho, já que são feitas diversas operações com prejuízo/lucro e a diferença para o lucro real seria gigante e faria mais sentido se o imposto de ganho de capital fosse apenas sobre o lucro mensal (lucro real).

Não é assim q funciona.

Mandou 50000 pra binance. Comprou 10mil de shitcokns e perdeu tudo, fica por isso mesmo.
Vendeu os outros 40mil por 50mil? Tem que pagar 15% sobre esses 10mil.


Quote
Partindo disso, caímos na minha segunda dúvida. Eu posso fazer apenas 1 lançamento por mês no GCAP contendo o meu lucro mensal? Já que, através da normativa IN 1888, as exchanges e o próprio usuário já reportam todas as operações que são feitas. Pelo meu ponto de vista, não haveria necessidade de eu informar todas as operações que eu já realizei no GCAP se a receita federal já possui os relatórios das minhas operações.

Vlw galera!

Você tem que relatar no gcap as operações.
Pessoalmente,  eu costumo vender aos poucos ao longo do dia. Ness caso, eu faço um consolidado diário para cada ativo (senão fica demais)

Tem muitos sites que ajudam com pequenas dúvidas, tipo esse
https://economia.uol.com.br/imposto-de-renda/noticias/redacao/2021/03/28/ir-2021-investiu-em-bitcoins-acima-de-r-5-mil-precisa-declarar.htm
newbie
Activity: 1
Merit: 3
November 04, 2021, 04:04:42 PM
#1
Olá senhores.

Estou desde maio fazendo trade com criptomoedas e todo mês faço o levantamento do meu lucro, desconsiderando o prejuízo, e realizo o pagamento do imposto devido.

A minha primeira dúvida surge em cima dessa questão do imposto, nas vendas que tive prejuízo posso compensar do lucro? No meu caso, estou pagando +-100 reais a mais por mês de imposto por um lucro que eu não tive, uma vez que só considerei as operações em que obtive lucro. Além disso, penso eu que para as pessoas que usam sistema de HFT esse tipo de imposto acabaria se tornando um empecilho, já que são feitas diversas operações com prejuízo/lucro e a diferença para o lucro real seria gigante e faria mais sentido se o imposto de ganho de capital fosse apenas sobre o lucro mensal (lucro real).

Partindo disso, caímos na minha segunda dúvida. Eu posso fazer apenas 1 lançamento por mês no GCAP contendo o meu lucro mensal? Já que, através da normativa IN 1888, as exchanges e o próprio usuário já reportam todas as operações que são feitas. Pelo meu ponto de vista, não haveria necessidade de eu informar todas as operações que eu já realizei no GCAP se a receita federal já possui os relatórios das minhas operações.

Vlw galera!
Pages:
Jump to: