Dentre os países grandes, quais deles vocês acham que seria o primeiro a ter BTC como reserva internacional?
Acho que a China é um forte candidato..
Sendo sincero? Não acho que nenhum adotaria o BTC tão cedo. Posso ver alguns como EUA, Coreia, Japão e talvez colocando um pequeno porcentual na moeda, mas não antes de mais algumas décadas.
Sobre a China, eu penso que ela é um dos países a qual eu colocaria na lista dos "mais improváveis".
É bem difícil citar um só, já que tenho vários países em mente (EUA, China, Coréia, Japão etc), mas olhando todo o cenário internacional, tanto no passado quanto presente e futuro, a maior briga hoje está com a China vs EUA, um desses dois países tomaria a dianteira
E por isso acho que nenhum deles vai ceder ao Bitcoin tão cedo.
- EUA cede ao BTC = altamente influenciável pela China e seus milhares de rigs ASIIC.
- China cede ao BTC = (ainda) altamente influenciável pelo mercado norte americano (e.g tentar impor sanções pesadas ao uso do BTC, o que afetaria o preço da moeda)
Como fica a segurança da rede em uma guerra sem o foco econômico? Atacar a rede não precisaria ser (diretamente) lucrativo.