Pages:
Author

Topic: Estamos na era da pedra lascada da IA, mas o futuro chega em 800 dias - page 2. (Read 232 times)

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Porém esses 800 dias (~2 anos) é meio que forçar a barra, não acham?

Eu não li o texto, mas dois anos para o IA dar um salto, não me parece algo descabido. Irá estar no seu ponto alto? Não, mas certamente estará muito desenvolvido.

Dois anos em tecnologia, é muito tempo. E com a capacidade de processamento mais rápido e maior, conjugando com o que os IA já fazem, veremos certamente veremos a tecnologia avançar e dar mais um salto, em pouco tempo. Por isso não estranhar esses dois anos.

Basta olharmos para o que aconteceu nos últimos 15 anos a nível tecnológico. Quando o Bitcoin apareceu, os smartphones estavam a começar aparecer e ainda não eram muito populares. O envolvimento das pessoas com a internet, ainda não era muita. E hoje é tudo diferente.

Mas, também temos notar, que nos últimos 5 anos houve com que um ligeiro abrandamento nos saltos tecnológicos. Normalmente são ciclos de 10-10 anos temos uns saltos, que marcam a diferença.
Nos anos 1990 demos um salto a nível de hardware, como o surgimento do Windows, do CD-ROM e outros eventos.
Nos anos 2000, logo apos o lançamento do Google, a internet começou a ter um crescimento grande, apesar de a nível de hardware não ter mudado muito.
Nos anos 2010, logo apos o surgimento dos smartphones, foi motivada uma mudança de comportamento tecnológico, e a nível de hardware tem evoluído bastante.

Atualmente, estamos numa fase de quase estagnação, mas com o surgimento do IA, certamente veremos outro salto, dentro de pouco tempo.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Esse artigo, apesar de longo, me fascinou e prendeu minha atenção por alguns bons minutos sem que eu percebesse.

Eu concordo com muita coisa do que está escrito aí... eu mesmo tive um momento em que acabei me "auto intitulando" um entendedor de como funcionava a IA lá no tempo em que ela desbravava apenas a linguagem escrita, mas isso foi na época da primeira versão do chat-gpt.
Os erros de fato eram grotescos de tal modo que até uma criança era capaz de entender um erro e se corrigir enquanto a IA insistia no erro por dezenas de vezes.

Hoje em dia, com as novas tecnologias e áreas no campo de imagens e videos, já não se pode dizer que IA é apenas um conjunto de "IFs". E pouquíssimos de fato conseguem entender como é que esse bixo funciona.

Porém esses 800 dias (~2 anos) é meio que forçar a barra, não acham?
É fato que muitos negócios não irão mais existir sem uma dependência produtiva (e consultiva!?) dos modelos de IAs, mas creio que esse será um campo à ser vastamente explorado por mais uma década pelo menos. Ainda precisamos evoluir muito em áreas como a medicina para tratar doenças hoje "incuráveis" ou ainda misteriosas, a industria de dispositivos autônoma apesar de ter evoluído bastante ainda está embrionando com IA...
Sem contar tecnologias que hoje sequer conhecemos e que a IA poderá nos fazer enxergar.

Enfim... é complicado falar do futuro, mas acho que o que temos para desenvolver e aprender com IA vai muito além de 800 dias.
Pages:
Jump to: