Eu não li o texto, mas dois anos para o IA dar um salto, não me parece algo descabido. Irá estar no seu ponto alto? Não, mas certamente estará muito desenvolvido.
Dois anos em tecnologia, é muito tempo. E com a capacidade de processamento mais rápido e maior, conjugando com o que os IA já fazem, veremos certamente veremos a tecnologia avançar e dar mais um salto, em pouco tempo. Por isso não estranhar esses dois anos.
Basta olharmos para o que aconteceu nos últimos 15 anos a nível tecnológico. Quando o Bitcoin apareceu, os smartphones estavam a começar aparecer e ainda não eram muito populares. O envolvimento das pessoas com a internet, ainda não era muita. E hoje é tudo diferente.
Mas, também temos notar, que nos últimos 5 anos houve com que um ligeiro abrandamento nos saltos tecnológicos. Normalmente são ciclos de 10-10 anos temos uns saltos, que marcam a diferença.
Nos anos 1990 demos um salto a nível de hardware, como o surgimento do Windows, do CD-ROM e outros eventos.
Nos anos 2000, logo apos o lançamento do Google, a internet começou a ter um crescimento grande, apesar de a nível de hardware não ter mudado muito.
Nos anos 2010, logo apos o surgimento dos smartphones, foi motivada uma mudança de comportamento tecnológico, e a nível de hardware tem evoluído bastante.
Atualmente, estamos numa fase de quase estagnação, mas com o surgimento do IA, certamente veremos outro salto, dentro de pouco tempo.