Em entrevista essa semana, o presidente da Chicago Board Options Exchange (CBOE) disse que a aprovação dos ETFs abrirá o caminho para que fundos de pensão e fundos baseados em RIA possam investir em criptoativos através de um ETF de Bitcoin à vista. Ele citou que atualmente esses s fundos não conseguem obter exposição direta ao Bitcoin.
Mercado dos Fundos de PensãoNão achei dados muito precisos sobre o mercado de fundos de pensões.
Segundo o Global Pension Assets Study estima os ativos globais dos fundos de pensões dos 22 principais mercados de pensões (o P22) somem 47,9 biliões de dólares e representam 62% do PIB destas economias.
Na análise do
Visual Capitalist, eles citam que os 100 maiores fundos de pensão do mundo somam $17 T em 2021.
A
Statista (que sempre acho os dados meio estranhos) diz que os ativos totais dos fundos de pensões nos Estados Unidos sozinhos são de 40 T
Não dá pra saber qual dado está certo, mas da pra entender que é um mercado com alguns bons trilhões rs
E RIA pra quem não sabe, representa o conjunto de consultores registrados que podem prestar serviço de assessoria sobre investimento e pode fazer a administração desses valores.
Já seguindo nesse sentido, no dia 2 de janeiro, a administradora de fundos mútuos Advisors Preferred Trust já ajustou seu prospecto para poder "investir até 15% de seus ativos sob gestão em exposição indireta ao Bitcoin, por meio de ações do Grayscale Bitcoin Trust, do ProShares Bitcoin Strategy ETF e de contratos futuros de Bitcoin."