Mas a maioria não conhece essas linguagens todas de forma 100%.
Eu não sou nenhum especialista em programações, tenho só umas ideias muito básicas. Mas, uma coisa que percebi ao longo destes anos, é que um programador que tenha um bom conhecimento numa determinada linguagem, e tenha um bom conhecimento de "Logica de Programação", facilmente entra noutras linguagens e consegue fazer coisas interessantes.
Depois ter um conhecimento mais profundo ou não, vai depender do interesse e no envolvimento que se tiver com esse código.
Ou seja, o que o Bitmover quis dizer é que se tiveres conhecimento de como funciona um determinada linguagem de programação, mas facilmente vais entender o que outra semelhante quer dizer/funciona. Não significa que viras especialistas, mas quando olhas para o código, não fiques sem perceber nada.
Pois, mas depende sempre da complexidade do código para onde estás a olhar! Eu já fiz algumas formações em Python mas não considero que tenha qualquer apetência sequer para participar no mais simples projecto. Também é certo que nunca acabei por aplicar com frequência o que fui aprendendo, e as coisas vão esquecendo, mas eu sempre tive esta noção. É que é preciso anos e anos de experiência para se conseguir participar em projectos no Gitlab / Github!