Ao que parece, começa-se a notar uma tendencia peculiar, a cada ciclo de ajuste de dificuldade, que é de 14 em 14 dias, parece que muitos mineradores nos primeiros dias do ciclo desligam as maquinas, fazendo com que a rede comece a ficar congestionada levando ao aumento das taxas. E depois voltam a ligar as maquinas, e isso faz com que o restante ciclo ocorram muitas taxas altas.
Claro que isto é apenas uma especulação, mas que ajuda também a explicar a continuidade de taxas altas, que tendencialmente estão a ocorrer no meio dos ciclos de ajustes da dificuldade.
Desligar = perder dinheiro.. meio estranha essa história..
Acredito que eles possam migrar para outra moeda, tipo Bitcoin Cash, após o ajuste de dificuldade se elas estiverem pagando mais.. o que explicaria blocos mais demorados que 10 minutos.. mas não vejo motivos para desligar.
Claro, quando digo desligar, pode não ser literalmente. Usei a expressão desligar, um pouco para explicar a ideia.
Podem desviar hash para outras moedas, reduzir a velocidade dos miners, permitindo continuarem a minerar mas com menos hash aplicado. Enfim, as vezes dar um passo atras, para depois dar dois a frente pode ser vantajoso.
Sinceramente, começo achar que os Ordinals não podem explicar esta continuidade de taxas altas. Pode ser uma ferramenta que ajude, mas não pode ser só isso.
Outro elemento que começa a entrar na equação, são exchanges e afins, que estão a começar a montar os seus nós LN, e tem interesse em capitalizar esses nós. Do estilo "venho para o LN que tem taxas baixas", para depois começarem aumentar as taxas dos seus nós e assim ganharem mais algum.
Enfim, claro que isto tudo não passa de especulação. Mas, devemos começar analisar para esta questão, um pouco além do "simples" Ordinals.