Nota, que eles não falam no declínio do uso do dólar como moeda global, mas sim como moeda de reserva.
Ou seja, os bancos se calhar preferem comprar Ouro do que comprar Dólares para ter nas suas reservas.
Qualquer das formas, com a globalização, é normal que o dólar deixe de ser usado tantas vezes. Por exemplo, antes íamos ao AliExpress e os preços estavam todos em dólares, hoje esta na moeda de cada país. Para eles é indiferente em que moeda recebem, eles querem é clientes.
Não sei se sabes mas a Rússia faz fronteira com os EUA. O famoso estreito de Bering.
Até algumas décadas atras, era possível no Inverno passar a pé entre os dois países.
https://super.abril.com.br/coluna/oraculo/da-para-ir-a-pe-dos-eua-ate-a-russia-pelo-polo-norte
Outro ponto, não te esqueças que os EUA só entraram oficialmente na Segunda Guerra Mundial, apos o ataque do Japão ao Pearl Harbor.
Sim, a sua posição geográfica, permite ter menos conflitos. Mas, também iras notar que os EUA tem feito um "pequeno" esforço, para manter os países mais próximos, numa situação econômica e social mais fragilizada, de modo a ser mais difícil entrar em conflito. Temos o exemplo de Cuba.
Não sei se o aspecto é apenas reserva de valor. Principalmente pelas moedas escolhidas, acho que é um aspecto de talvez ''fazer reservas'' nas moedas das economias nas quais mais paises estão se relacionando (? Algo assim talvez fizesse mais sentido. Por que por exemplo, pensar em acumular won sul-coreano só por ver essa moeda como reserva de valor me parece muito estanho. Mas se for considerando outros aspectos adicionalmente, faria mais sentido pra mim.
E CARACA ._. Sobre o estreito de Bering é algo que eu tinha esquecido completamente da existencia e dessa ''rota'' entre os paises. Bem lembrado. Mas acho que passando pelo polo norte até chegar em algum lugar 'importante' dos dois paises, deve demorar muito