Pages:
Author

Topic: Governo Brasileiro lança app celular seguro para bloqueio em caso de roubo - page 2. (Read 266 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
curiosidade: o código é aberto?
Acredito que não, mas no final das contas ele só deve realizar chamadas API para os sistemas da ANATEL e dos bancos para que seja realizado todos os procedimentos de bloqueio.



@TryNinja
você comentou que a coisa mais fácil é burlar o pedido de senha ou digital dos bancos, hj em dia todo banco fintech pede senha para acessar mesmo quando você minimiza o aplicativo e abre de novo
é realmente fácil burlar isso sem conhecimento técnico? como?
além de pedir confirmação de senha na hora de fazer um pix, abrir informações de cartão, imagino que para pegar um empréstimo pessoal ou algo do gênero também...

me interessa muito esse assunto principalmente para entender outras formas de me proteger...
Já ouvi bastante que é bem fácil. Também já ouvi diversos relatos sobre pessoas que tiveram saldos limpados depois que o celular foi roubado, ainda que esses apps tivessem exigencia de senha e biometrica.

No iOS deve ser bem mais seguro, tanto que não existe maneira de desbloquear o celular. No Android o acesso ao root permite esse tipo de bypass, seja do OS ou dos apps que estejam instalado nele.

Na prática não sei te dar exemplos, pois isso envolve conhecimento de hacking.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
curiosidade: o código é aberto?

por aqui não instalei mas to interessado em saber mais



@TryNinja
você comentou que a coisa mais fácil é burlar o pedido de senha ou digital dos bancos, hj em dia todo banco fintech pede senha para acessar mesmo quando você minimiza o aplicativo e abre de novo
é realmente fácil burlar isso sem conhecimento técnico? como?
além de pedir confirmação de senha na hora de fazer um pix, abrir informações de cartão, imagino que para pegar um empréstimo pessoal ou algo do gênero também...

me interessa muito esse assunto principalmente para entender outras formas de me proteger...
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Pois, os bancos é que deviam construir apps mais seguras e melhores formas de login.

Acredito que os bancos brasileiros estão entre os mais inovadores do mundo e são geralmente os pioneiros em diversos produtos. O problema é que todos os dias muitos usuários esquecem senha, bloqueiam acesso sem querer e inevitavelmente tem que acabar oferecendo formas de recuperação de acesso caso contrario as agências ficariam lotadas só para solucionar esses casos  Grin.

Isso também acontece em Portugal, mas nem em todos os casos é preciso ir as agencias.
Por exemplo, se esquecer a senha, basta ir a uma ATM com o meu cartão de debito, e seguir um conjunto de passos para fazer reset a password.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!


Pois, os bancos é que deviam construir apps mais seguras e melhores formas de login.



Mas dessa forma diminui os lucros. Tem que lucrar cada vez mais e dar mais dinheiro para os acionistas. Acho que já falei em outra postagem que mina ex-mulher trabalhava no departamento jurídico de um Bancão Brasileiro. A ordem que os funcionários tinham era de mandar todas as causas serem discutidas na justiça, pois lá eles sabiam que na grande maioria das vezes davam ganho de causa ao Bancão. Então....
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
O Android tem uma função nativa, a pasta segura, que funciona muito bem em caso de roubo de celular.
Eu tambem uso, acho uma ótima camada de proteção mas como tudo na vida tem um custo a usabilidade fica um pouco prejudicada. Não é uma queixa aqui, só quero dizer que a proteção exige mais passos durante o uso diario.

Pois, os bancos é que deviam construir apps mais seguras e melhores formas de login.

Acredito que os bancos brasileiros estão entre os mais inovadores do mundo e são geralmente os pioneiros em diversos produtos. O problema é que todos os dias muitos usuários esquecem senha, bloqueiam acesso sem querer e inevitavelmente tem que acabar oferecendo formas de recuperação de acesso caso contrario as agências ficariam lotadas só para solucionar esses casos  Grin.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
A coisa mais fácil do mundo é burlar o código de acesso desses bancos. Vários deles são extremamente inseguros e cheios de falhas.

~~

Parte do processo depois da denuncia é a ANATEL bloquear o IMEI do aparelho.

Pois, os bancos é que deviam construir apps mais seguras e melhores formas de login.

No caso, o bloqueio do IMEI isso já acontece há muitos anos em Portugal. Basta, ir a loja da operadora, e indicar o IMEI do equipamento referindo que foi roubado.
Na realidade o IMEI não bloqueia propriamente o equipamento, apenas bloqueia o seu uso na rede.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Mas as apps dos bancos não tem código de acesso?

Como é feito o bloqueio? Você liga para o banco e bloqueiam?
Se o bloqueio demora 30 minutos, o bandido já pode ter usado o que queria...

Os operadores de telemovel, não bloqueiam os equipamentos, se a pessoa denunciar roubo?
A coisa mais fácil do mundo é burlar o código de acesso desses bancos. Vários deles são extremamente inseguros e cheios de falhas.

Até 30 minutos pode ser 5 minutos. Claro que os bandidos vão tentar correr pra usar essas tecnicas e tentar extrair o que puder do cidadão, mas é melhor do que nada e com certeza vai salvar o dinheiro de alguém em algum momento.

Parte do processo depois da denuncia é a ANATEL bloquear o IMEI do aparelho.


Ainda não. Confia vai
Fique tranquilo, eu confio.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
O Android tem uma função nativa, a pasta segura, que funciona muito bem em caso de roubo de celular.

Você põe todos os apps que são sensíveis lá, e mesmo q a pessoa roube o celular desbloqueado ela precisa ainda desbloquear a pasta segura. Muito bom

https://tecnoblog.net/responde/como-usar-a-pasta-segura-de-um-celular-samsung/
member
Activity: 81
Merit: 16
Vcs vão cair nessa msm ?
Poderia dissertar mais?

Não me diga que você vai dizer que é um spyware do governo brasileiro, que o Lula vai hackear meu celular pra comprar pinga, e sei lá mais o que? Roll Eyes Grin Grin

Ainda não. Confia vai
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Mas as apps dos bancos não tem código de acesso?

Como é feito o bloqueio? Você liga para o banco e bloqueiam?
Se o bloqueio demora 30 minutos, o bandido já pode ter usado o que queria...

Os operadores de telemovel, não bloqueiam os equipamentos, se a pessoa denunciar roubo?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Vcs vão cair nessa msm ?
Poderia dissertar mais?

Não me diga que você vai dizer que é um spyware do governo brasileiro, que o Lula vai hackear meu celular pra comprar pinga, e sei lá mais o que? Roll Eyes Grin Grin
member
Activity: 81
Merit: 16
Vcs vão cair nessa msm ?
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
Não pretendo baixar esse negócio. Como tenho um celular para usar nas transações bancárias e outro mais popular para sair as ruas, não vejo necessidade disso. O celular para transações bancárias fica bem guardado. Nem penso em sair na rua com ele. Somente saio com ele para quando há necessidade de valida-lo em um caixa eletrônico. Uma tremenda bobagem por sinal.
Quanto a segurança pública, está bem ruim mesmo. Não temos policiamento ostensivo e preventivo há muitos anos. Lembro de uma amigo meu da época da faculdade que era Policial Militar. Eu zoava com ele a respeito do policiamento preventivo. Ele não sabia a diferença em prever e prevenir. Hahaha. Saudades daquele tempo da faculdade.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
Uma curiosidade:

O pessoal está baixando o app para "testar" e trancando o celular e as contas nessa brincadeira... quem diria que testar essa funcionalidade seria um tanto quanto incômoda, não?

Dor de cabeça: usuários testam Celular Seguro e não conseguem desbloquear seus aparelhos

Vocês pretendem usar o serviço? o acesso é feito via o cadastro gov.br
Ainda não baixei, mas pretendo. Acho que não tem nada a perder e é um extra para evitar que limpem as suas contas bancárias caso você seja assaltado ou perca o aparelho.

Instalei aqui, pois creio que seja uma ferramenta útil para mitigar a falta total de segurança pública neste país.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Uma curiosidade:

O pessoal está baixando o app para "testar" e trancando o celular e as contas nessa brincadeira... quem diria que testar essa funcionalidade seria um tanto quanto incômoda, não?

Dor de cabeça: usuários testam Celular Seguro e não conseguem desbloquear seus aparelhos

Vocês pretendem usar o serviço? o acesso é feito via o cadastro gov.br
Ainda não baixei, mas pretendo. Acho que não tem nada a perder e é um extra para evitar que limpem as suas contas bancárias caso você seja assaltado ou perca o aparelho.
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
Recentemente o governo brasileiro lançou o app "celular seguro" que basicamente tem 3 opções:

- Cadastrar seu celular
- Cadastrar pessoas de confiança que poderão disparar a função de bloqueio
- Opção de bloquear o próprio celular

O aplicativo foi desenvolvido em conjunto com as instituições bancarias brasileiras, então sempre que o sistema disparar o alerta as instituições tem 15 a 30 minutos para realizar o bloqueio do acesso aos serviços bancários.

Eu estou usando o serviço e acho que pode ser útil, caso instalar a dica é não clicar no botão bloquear, pois não é uma ação reversível. Só será possível liberar o acesso caso comparecer pessoalmente na agência bancária.

Vocês pretendem usar o serviço? o acesso é feito via o cadastro gov.br
Pages:
Jump to: