Author

Topic: Hierógrifos para facilitar e ocultar o registro da Seed (Read 189 times)

jr. member
Activity: 33
Merit: 18
Olá pessoal,
Todos nós sabemos da importância de manter a nossa semente (Seed ou Backup) das nossas criptomoedas muito segura. Depois de muito procurar acredito que a Cryptosteel, certamente é a maneira mais segura de armazenar a semente (caso discorde comente), porém o preço não é muito sugestivo, existe também a ColdTI, mas como pode ser visto nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xyaXxElM3aw , trata-se de algo considerado prático quem sabe para os Flintstones!

   Porém parece que o caminho é por ai, estamos retornando para uma era sem bancos, aonde, ações como entesouramento (no sentido literal, mesmo, de enterrar “dinheiro”), e coisas
do tipo estão retornando, porém, obviamente com uma melhora tecnológica infinitamente superior.

   Bem, então andei pensando, como tornar o registo (armazenamento) da Seed ainda mais acessível. Particularmente gosto da filosofia DIY, caso vocês não tenham visto fiz um post de como fazer sua “hardware wallet” com um pendrive ou cartão de memória, que pode ser visto aqui: https://bitcointalksearch.org/topic/bitcoin-no-pendrive-bitcoin-usb-device-wallet-5086549 que renderam bons frutos a discussão.

Voltando ao tema... Existem três problemas, a meu ver, a respeito de como gravar sua Seed:

O primeiro é o material aonde será gravado;
O segundo é a exposição das palavras; e
O terceiro é a dificuldade da gravação

   A respeito do material, sem dúvidas o primeiro que vem a cabeça é o conjunto milenar papel e tinta, todavia, embora seja o método mais prático, é certamente o material mais frágil, pois pode molhar, borrar, decompor facilmente, ou ser confundido com um rascunho pela doméstica (a futura desempregada), ou ainda ser considerado alimento por algum bichinho da sua casa, que ficará de castigo por um bom tempo, entre outras coisas… Sendo assim o material mais adequando é realmente algum metal inoxidável, como nos exemplos, mostrado acima da ColdTi e da Cryptosteel.
   O segundo é o fato das palavras estarem lá para qualquer um ler e entender é até mesmo, para os praticantes de memorização, decorar, afinal criar uma musiquinha em cima de doze palavras não tem nada de difícil.
    A Cryptosteel, felizmente, resolve isso ao possibilitar uma chapa como tampa, que pode ser lacrada com um cadeado. No caso da ColdTi o lacre é apenas um adesivo numerado, ou seja, não vão dificultar muito que te roubem, mas te darão a certeza de que alguém violou e roubou seus bitcoins, genial não é mesmo.
   Por fim, o mais complicado e certamente um dos motivos, que mais impactam no preço dessas “carteiras de semente”, é a gravação. A Cryptosteel, torna-se muito cara não só pelo material, mas também por fabricar os tipos móveis, ou melhor, letra por letra, fragmentadas para que você possa adicionar, uma por uma, até formar no mínimo as doze palavras da sua semente. Já a ColdTi, é um verdadeiro convite a profissão de ferreiro, o que justifica seu preço baixo, afinal os custos da gravação serão pagos pelo seu trabalho. É muito importante você ter a técnica, ou, caso erre um número tudo vai por água abaixo.
-------------------

   Levando tudo isso em consideração, pensei em um método DIY e barato que resolvesse esses problemas.
   Para a resolução do primeiro problema; Existem chapas baratas de metal que são inoxidáveis como pode ser vistas aqui.
        Nada que ultrapasse 45 reais, e que tenham dimensões mais que suficientes para trabalhar. Após adquirir a chapa seria interessante cortar uma das pontas para se saber a posição correta para a gravação da seed. Como neste exemplo: https://drive.google.com/open?id=1YraKqHerYVcdGuBOEF20UdM6WU72Ipoa

   Para resolução da exposição das palavras, como também da gravação, pensei na utilização de hieróglifos, onde as palavras passariam a ser símbolos, que somente o usuário saberia, e, que ainda seria, de certo modo, fácil de registrar. Os hierógrafos numéricos já foram utilizados pelo povo do antigo Egito por exemplo.

   
        No nosso caso, precisava ser algo extremamente simples para que a gravação pudesse ser feita por qualquer um, então, pensei em apenas traços e círculos, afinal qualquer “serhumaninho” sabe fazer riscos e furos.
Os hieróglifos que desenvolvi podem ser vistos nesse link: https://drive.google.com/open?id=1ZTF1kvmjZkzgpzGWFfq1qmBNGxk2F2S6


     Os “riscos” (hieróglifos) representam números, ideia que tirei da ColdTi, no qual usa os números, que representam as palavras inglesas da semente do bip-39, onde a lista completa pode ser vista aqui:
A carteira Electrum também usa essa mesma relação atualmente, como pode ser visto aqui:  

   Então é simples cada hieróglifos representa um número e cada número representa uma palavra da semente, onde é possível também criar a sua própria relação.
   Note, que se pode criar a própria relação usando uma planilha como eu fiz aqui:    Usando a função =ALEATÓRIOENTRE(1;2048) de uma planilha eletrônica, e depois salvando em um aquivo texto, como aqui.

   Porém, lembre-se de fazer vários backups, pois essa relação só você conhece!!!! Na nuvem é um ótimo meio!

   Para fazer as gravações (riscos) bastaria usar uma lima que pode ser encontrada aqui, por até menos de 20 reais, ou,  pode-se usar também qualquer metal pontiagudo.

   Uma alternativa mais segura e simples, seria a utilização de rebites, que perfurariam com facilidade, porém mudaria a forma dos hieróglifos numéricos, trocando os traços por furos, ficando desta maneira.  
       Note que os furos do espaço devem serem feitos com rebites maiores para não se confundir com o número 01.
       A princípio pode parecer confuso mas basta ligar os pontos, e depois ficará fácil de visualizar quando for necessário, como pode ser visto aqui.
     Pode se encontrar Rebitidores e Rebites por preços próximos a 20 reais como pode ser visto aqui.
e os Rebites aqui.

Ainda não tive tempo de testar o experimento, isso aqui é só um layout, mas assim que eu fizer mostro, neste post, como ficou.

Então o que vocês acham?
Jump to: