Autor: 1miau
Tópico Original: Important to know: Difference Coin / Token and shady marketing practices
Tradução oferecida por iniciativa de:
O Bitcoin esta tendo uma grande vantagem sobre as shitcoins: você sabe que o BTC é uma moeda de qualidade. O Bitcoin não precisa de marketing excessivo (o Bitcoin nem mesmo tem um estoque pré-minerado para financiar o marketing porque o Bitcoin não precisa dele), o Bitcoin é uma moeda de qualidade em si.
No caso do Bitcoin, não há necessidade de investigar se ele é uma moeda/coin ou token.
Portanto, é muito importante entender a diferença entre uma moeda e um token.
Devido ao lançamento de novos projetos em plataformas existentes, as pessoas começaram a confundir os termos de como chamar uma criptomoeda corretamente. Neste tópico vamos desmascarar chavões de marketing, que são usados frequentemente para impulsionar shitcoins de forma fraudulenta.
Até agora, vários novos projetos continuam se “enriquecendo” com a "industria shitcoin", mas surgiu um grande problema em torno disso, que em termos diferentes de “moeda” ou “token” causaram confusão para todos. Para isso, é muito importante darmos uma olhada em o que é “moeda” e o que é “token” e porque também é importante pesquisar se uma criptomoeda é uma moeda ou um token.
Coin (moeda)Uma coin (moeda) é uma criptomoeda original baseada em uma blockchain independente, em que ela é operada independentemente de outras blockchains.
Não importa se a blockchain foi lançada recentemente, copiada ou tenha realizado um fork.
A moeda (coin) é um meio de pagamento nas taxas de transações na blockchain original.
Exemplos de moedas (coins) são: Bitcoin, Bitcoin Cash, Litecoin, Ethereum, Ethereum Classic,Cardano, Avalanche, Waves, Tezos, Dogecoin e etc.
Token Um token é baseado em uma blockchain que já existia antes de sua criação. Este token precisa seguir todas as caracteristicas da blockchain no qual ele esta baseado, você precisa de algumas moedas/coins da plataforma original para enviar tokens e todas as transações deste token também são registradas nesta blockchain existente.
A plataforma mais conhecida para tokens é a Ethereum [ETH]. Nela podem ser criadas tokens Ethereum, cujas transações são registradas na blockchain da Ethereum. As taxas são pagas em moedas Ethereum. Um outro exemplo são os tokens Waves, que são baseados em Waves [WAVES]. As taxas são pagas em Waves Coins.
Os tokens Binance, que são baseados em Binance [BNB]. As taxas são pagas em Binance Coins.
Então, se você quiser movimentar um token, você sempre precisará de algumas moedas originais da plataforma.
Todas as outras moedas, exceto o Bitcoin, são chamadas de “Altcoins”. Isso remonta uma epoca em que novos projetos sempre tinham sua propria blockchain. O termo “Altcoin” foi, portanto, justificado. Agora, especialmente a partir da introdução do Ethereum, surgiram muitos projetos que permanecerão durante toda a sua existência na blockchain da Ethereum ou, mais tarde, eventualmente mudarão para sua propria blockchain. Até entao, eles estão na blockchain da Ethereum. Portanto, por uma questão de precisão, esses produtos são chamados de “Alttokens”, em vez de “Altcoins”, desde que ainda sejam um token. O termo popular para tais produtos seriam então “Shittoken” em vez de “Shitcoin”, respectivamente.
O marketing falso esta enganando os compradoresEmbora o termo “Moeda” ofereça uma maior credibilidade, “Token” pode transmitir algo de baixa qualidade. Como resultado, diversos projetos estão anunciandos seus produtos como uma “Moeda”, quando na realidade (ainda) é um “Token”. Não se deve ser enganado por isso, porque os projetos frequentemente fazem isso para enganar com seus projetos inutéis.
Os Projetos que fazem isso devem ser evitados, pois é uma grande “red flag”.
Além disso, há uma nova estratégia de alguns projetos em denegrir alguns projetos concorrentes. Num esforço equivocado, a moeda concorrente é rotulada como um token, mas na realidade, é uma “moeda” pois ela é baseada em sua propria Blockchain. Mas alguns projetos concorrentes estão rotulando-o como um token para descarta-lo e proporcionando um esforço para denegri-lo com o intuito de desencorajar potenciais comprados em adquirir essa moeda concorrente.
Pode até acontecer de alguns projetos contratarem “agentes” com o objetivo de inserirem eles em departamentos de marketing de seus concorrentes, em que o material elaborado de marketing é alterado “erroneamente” do termo “Moeda” para “Token” para fazer com que a moeda concorrente pareça ruim, chamando isto de “Token”.
ICO, ITO, Shitcoin e ShittokenO termo frequentemente usado “venda de token” é derivado de uma época em que muitos ICOs usavam Ethereum e, como resultado, os ativos eram tokens durante sua venda. Para uma melhor precisão, deveria ser chamado de ITO (Initial Token Offering), em vez de ICO (Initial Coin Offering), já que na maioria dos casos o que era oferecido eram tokens que só serão transformados em moedas/coins no futuro em alguns casos.
Embora possa argumentar que uma ICO, em que os tokens são oferecidos, também significará que esses tokens definitivamente se tornarão moedas mais tarde sendo que seu estado como token é apenas temporário e a venda serve apenas como um evento para ter o registro mais antigo da criptomoeda, com isso não se pode argumentar que um token é uma moeda, quando não existe uma blockchain unica onde ela se baseia.
Portanto, é importante esclarecer os fatos e analisar uma criptomoeda, se é de fato uma moeda ou um token e se for uma m*rd@ (o que é na maioria dos casos), chame-a se Shitcoin ou Shittoken, respectivamente.
Por isso é necessário prestar muita atenção nestes detalhes técnicos.
Tradução oferecida por iniciativa de: