Unboxing:Ganhei uma Ledger Nano S na promoção da Anúbis Trade, e fiz um vídeo do unboxing dela:
https://www.youtube.com/watch?v=ZqavHCV87hYResenha: Depois de algumas horas de uso, uma pequena resenha:
Suporte a moedas: 4/5
Usabilidade: 3/5
Compatibilidade: 4/5
Instalação: 5/5
"Sexyness": 5/5
Tamanho: 5/5
Média 4.5 / 5 (4.333... mas eu arredondei)
* Suporte a moedas:Não suporta Decred
. Tirando isso, suporta moeda pra cacete! Mais moedas do que eu poderia pensar em usar. O software oficial também não suporta tokens ERC20 e eu preciso de um software não oficial para suportá-los. Esses dois probleminhas tiram meio ponto cada dela nesse quesito.
* Usabilidade:Dois botões e uma telinha minúscula. Operações não triviais são ridiculamente dificeis de fazer. Se precisar recuperar da seed (sim eu testei isso) reserve uma tarde. Mesmo digitar o "PIN" é uma tarefa árdua com apenas as duas teclas. Poderiam ter pensado uma interface melhor, talvez com mais operações podendo serem feitas no computador, e apenas confirmações feitas nos botoes.
Outro problema é cabo. Idealmente a carteira deveria ser ligada diretamente no USB, sem uso de cabos. Mas o "plugue" dela é "fêmea", então exige um cabo para ser ligado. E se eu for transportar a ledger por ai (o que parecia ser a ideia, ja que vem com um prendedor para chaveiro e uma cordinha pra pescoço), preciso carregar comigo um cabo. Nada prático. Dois pontinhos perdidos na usabilidade.
* Compatibilidade:Poucas carteiras dão suporte pra ledger, e apenas para BTC, ETH e LTC. Não muito legal. Mas o software oficial funciona muito bem, o que compensa esse problema.
* Instalação:Super fácil. Não exige a redigitação de toda a seed. Facilimi de instalar e começar a usar. Vem com fichinhas para você anotar a seed também. Nota 5/5.
* "Sexiness":Não sabia bem como expressar isso, mas achei o design dela muito bacana. Desde a caixinha até o produto em si. O visor, as fontes,a disposição dos botões. Tudo bem equilibrado e bonito, sem deixar de ser robusto. Merecia uma nota por isso.
* Tamanho:Grande o suficiente pro visor ser legível, pequena o suficiente pra ser carregada de forma quase invisível. Cabe numa carteira, chaveiro, bolso de moedas. Excelente o tamanho.