1-esses programas podem ser banidos, fechados, STF do careca argentino xandão pode bloquear a porta de serviço que nem com VPN na rede thor de pra usar?
Você SEMPRE vai conseguir acessar esses programas. O único mundo que eu vejo isso não sendo possível é caso ocorram limitações hardcores no nível do hardware (igual como é dificil burlar bloqueios da Apple dentro dos eu ecossistema). Esse mundo está bem longe de acontecer (penso eu) e você teria outras coisas para se preocupar.
2-se eu fazer minha carteira e pegar as sementes na electrum, da pra recuperar na bitcoincore ou algum outro caso ele saia do ar ou o Thomas seja sequestrado por russos e libere todos os dados das carteira
Dá para obter as private-keys de qualquer jeito, ainda que todos os softwares sejam descontinuados. A base de tudo é a matemática.
3-se eu salvar minha chave privada da carteira gerada na bitAdress em um metal resistente. é melhor ou pior do que uma trezor da vida?
A Trezor/Ledger tem uma camada extra que é a senha (PIN) necessária para desbloquear o dispositivo e enviar as moedas. Caso alguém obtenha o seu metal resistente, pode-se utilizar da seed para roubar as moedas.
A outra vantagem da hardware wallet é que a sua geração de seeds é mais segura do que quando se utiliza um software.