Bom, eu vejo como um investimento praticamente "sem risco" se for minerar numa situação que haja eletricidade gratuita (solar, principalmente). De resto, é bem arriscado mesmo. E só vejo que vale a pena se for se tratando dos já bem consolidados Bitcoin e Litecoin. De resto, é um risco e tanto. Cloud mining e "hashlets" (e outras besteiras do tipo) dispensa comentários.
Bom, mas vou comentar do mesmo jeito
: Eu perdi bastante dinheiro com o ZenCloud (da Gaw Miners). Os gringos já noticiavam que era scam, e eu fui um dos trouxas que confiaram na empresa, por ser uma empresa que também fabricava ASICs.
Portanto, galera: Se querem investir em coisas do tipo, saibam que o risco de "cair do cavalo" é grande... BEM grande. Eu diria que é MUITO mais fácil perder dinheiro, do que ganhar. Não invistam o dinheiro que lhe fará falta. E se for investir, comprem de empresas com ótima reputação, como a Bitmain (China), a Spoondolies-tech (Israel - sem estoque no momento), etc., acompanhem as principais novidades, e opte sempre por adquirir equipamentos que possuam ótimo custo-benefício. Calculem o ROI (retorno de investimento) em calculadoras tipo o Coinwarz para ter uma base do retorno (se é que terá!), verifiquem se os Watts/GHs Watts/MHs oferecem viabilidade para o preço pago pela eletricidade e, por fim, não deixem para comprar depois do lançamento ter deixado de ser lançamento.
E sobre o tópico: Teoricamente, não dá para minerar com ASICs/FGPAs (pode ser que estejam minerando na China com um FGPA, por exemplo) e não compensa minerar X11 de nenhuma forma.