é muito legal isso, e sim, funciona, dá pra prever diversas questões em populações gigantes entrevistando pequenas amostras
mas entendo o que diz também pq não temos como saber o quão randômica era a amostra que a kucoin analisou nesse caso.
Funcionava! Nos anos recentes, muita estatística tem saído errada, então no campo da politica nem se fala.
Atualmente existe muitos fatores que essas estatísticas não levam em conta e que pode ditar a diferença generalizada dos da realidade. Até porque tendencialmente, cada vez mais as pessoas dizem nestes questionários o que é mais agradável, do que irão fazer na realidade.
por isso existe a margem de erro.
Quando eu entro em conversar +/- aleatórias e com pessoas que não conheço, não estão próximas do meu grupo, pessoas realmente aleatórias, e falamos sobre cripto, o pessoal as vezes não sabe nem por nome e os que sabem, estão muuuuuito longe de entender alguma coisa.
Concordo. E muitas das que sabem alguma coisa a respeito, normalmente é sobre aspetos negativos que saíram nas noticias, o sobre historias fantásticas de alguém que ficou rico do nada. Ou seja, tem ideias muito polarizadas do que é o crypto e de todo o seu ecossistema.
As estatísticas sempre foi uma área engraçada na matemática, mas até por experiência profissional, os dados obtidos conseguem dizer a informação que queremos, basta ajustar as métricas e com os meus números temos resultados diferentes.
Agora dá para ter uma ideia sobre o que se pode esperar, claro. Acho exagerado dizer que 64% de toda a população do Brasil diga que o cripto é o futuro, agora essa indicação mostra que muitos já estão a olhar para esse mercado com outros olhos.
sim, nesse aspecto concordo
provavelmente essa pesquisa não tinha uma amostra realmente randômica e sim algo muito baseado nos usuários atuais da kucoin.
acho legal também pensar em quais dados podemos confiar e quais não
por exemplo: uma pessoa pode mentir sobre o que pensa que será o futuro, mas não tem como mentirmos sobre o hashrate da rede ou quantidade de transações, são métricas mais fieis.