Acho que sim tem como fazer algumas coisas positivas como esses registros de imóveis e etc... Mas oque realmente importa pra nós é se os custos com cartórios e etc seriam eliminados ou quase zerados. Mas acredito que nessa parte dos custos que seria oque realmente importa pouca coisa deve mudar.
Cara, questão de custos de cartório é algo que muitos (Pessoas e empresas) já deixaram de pagar faz um tempo.
A primeira grande revolução foi os certificados digitais, pois com a popularidade dos contratos assinados digitalmente e das plataformas de gerenciamento que se tem À exemplo da Docusign, quase ninguém mais vai até um cartório para reconhecer firma deles. É muito mais prático fazer isso do escritório mesmo e enviar por email do que ir no cartório e depois no correios, perder uma grana enorme e um tempo monstruoso pro documento chegar ao destinatário.
Sobre pessoas físicas, eu mesmo assino muita coisa também utilizando a
Assinatura eletrônica do governo.
Também para transferência de veículos, hoje se faz tudo APP.
Mas eu entendi o que tu quer falar também, poi hoje um imovel ainda precisa estar "escrito" em um livro no cartório, uma certidão de nascimento, casamento ou óbito também. Essas coisas de fato só a blockchain para resolver pois vai além da necessidade de apenas "trocar documentos" entre pessoas, é preciso manter um registro em um local confiável e que todos possam consultar.
Ma não se iluda... os cartórios ainda sobreviverão à muitas décadas