Sobre o fato dele resolver o problema da moeda descentralizada e sobre o fato de ser tecnologicamente seguro eu concordo com que vc disse.
Mas descordo de vc em 2 pontos:
--------------------------------------------------------------------
1)
Quanto à mineração, eu só posso dizer que é um procedimento industrial que emprega milhares de profissionais, muita tecnologia, investimentos altíssimos, e cujo produto (o Bitcoin) tem uma utilidade real para alguns segmentos da sociedade, sendo suficientemente útil para alimentar um ciclo sustentável.
Essa utilidade é que manterá o Bitcoin vivo e forte, independente do crescimento do ecossistema.
E o fato de ser um produto digital não reduz seu valor como instrumento para o ser humano, assim como os softwares que estamos usando agora não são menos valiosos que os hardwares onde executam.
Mas a maioria das pessoas tem dificuldades para compreender o valor de produtos intangíveis, e isso é uma barreira enorme para que o grande publico possa aderir ao Bitcoin, pois dinheiro de papel é tangível, dinheiro de plastico é tangível, mas Bitcoin não pode ser tocado, não amassa e não suja, e quando o perdemos não dá pra achar em alguma gaveta
Existe ainda muita discussão sobre o valor intrínseco do Bitcoin, e também a discussão sobre se o btc é dinheiro ou valor mobiliário:
http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/3185905/regular-governo-brasileiro-nao-deve-reconhecer-bitcoin-como-moedaDesculpe pela resposta tão longa, mas sua pergunta é muito boa e merece uma resposta mais elaborada .
De fato muita gente tem dificuldade de reconhecer o valor de bens intangiveis, trabalho na área de softwares e sei melhor do que ninguém o que é isso.
Porem, mesmo sem reconhecimento de valor, os demais softwares produzem coisas úteis (que podem ser usadas para aumentar o bem estar das pessoas e sociedades), seja provendo entretenimento, seja provendo segurança da informação, ou mesmo operando nas industrias e comercios.
O software do biticoin não produz nada que tenha valor. A não ser a própria moeda.
Desta forma também penso que a utilidade da cadeia de mineração se encerra no próprio bitcoin, ou seja, se este perder seu valor a mineração deia de ser lucrativa, e tbm deixa de existir.
-------------------------------------------
2)
Todos os dias vemos notícias de novos comércios entrando pro mundo do Bitcoin, o mais recente foi a DELL.
A tecnologia ainda está engatinhando, falta muita coisa pra chegar ao grande público, mas quando isso acontecer então será a maior revolução tecnológica e social da história humana, desmantelando uma imensidão de entidades, incluisive minando o poder dos bancos centrais.
Para comparação, o Bitcoin ainda está comparativamente no mesmo momento que a Internet estava nos anos 80, ou seja ainda falta pelo menos uma década para uma adoção massiva.
Eu não acredito que o Bitcoin venha a deixar de existir (nas próximas décadas), pois essa tecnologia resolve um problema real, e isso por sí já garante sua existência.
Que o biticoin ainda esta engatinhado e que pode ser tornar um grande BOOM se concretizado não há duvida. Até por isso comprei os meus pra ver no que vai dar daqui uns 30 anos. Já pensou, vc poder contar para seus netos que comprou $200 de biticoins e que estes agora valem 10 milhões? (assim como aconteceram com ações de grandes companhias que na crise de 30 foram vendidas a centavos, como por exemplo AT&T ou Siemens, quem comprou apenas alguns dollares hoje está milhonário)
Mas por outro lada vejo um grande problema. Se bem me lembro das aulas de macro economia da faculdade o problema é mais ou menos assim:
Temos 2 tipos de moedas:
Bitcoins : que são deflacionários (o valor aumenta, pois a quantidade é limitada e a oferta tende a aumentar) / não tem 'curso forçado' nenhum estabelecimento é obrigado por lei a aceita-los.
Dinheiro/moeda corrente: Essa como bem sabemos é inflacionaria (o governo joga mais notas no mercado e derruba o preço quando quiser) / mas por outro lado ela tem curso forçado (todo estabelecimento de um país é obrigado a aceitar a moeda corrente.
Agora uma analise básica:
As pessoas preferem guardar moedas deflacionarias esperando que estas se valorizem.
As pessoas também tendem a gastar sua moeda real, uma vez que por ser de curso forçado tem fácil aceitação, e também porque se não gastarem essa moeda vão perder parte do seu valor pelo efeito da inflação.
O efeito disso é simples. Pessoas acumulam biticoins e preferem fazer suas compras em Reais.
Em macro escala isso quer dizer que não haverá comercio, indústria, salários, vendas de produtos e etc, através do bitcoin.
Daí que eu insisto na minha pergunta: Se a roda do mercado não girar usando os biticoins ela perde seu poder de ser uma 'unidade de troca', se ela perde este poder ela perde também sua utilidade, e se perde sua utilidade vira pó.