Pages:
Author

Topic: O fim de uma era na história financeira mundial: taxa de juros e bitcoin - page 2. (Read 205 times)

legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet

O problema a meu ver é esse mesmo! A economia esta assente na taxa de juro e tudo gira a volta dela. Mas o que os últimos 10 anos provaram, é que as economias conseguem viver e crescer sem as taxas de juros.

Eu não acho q isso faça sentido.

Por que você emprestaria dinheiro pra alguém de graça? Ou ainda pior  a juros negativos.

Essa foi a realidade por muitos anos em países como a Alemanha e Suíça.
Você empresta dinheiro e recebe -0.5% ou -1% ao ano.

E o pessoal emprestava na expectativa dos juros caírem ainda mais.

Não faz sentido. É como se fosse uma pirâmide financeira.

Isso se sustentou até a inflação explodir..
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450

O problema a meu ver é esse mesmo! A economia esta assente na taxa de juro e tudo gira a volta dela. Mas o que os últimos 10 anos provaram, é que as economias conseguem viver e crescer sem as taxas de juros.

Mas isso obrigaria a normalizar as classes sociais, onde todos conseguiriam crescer ao mesmo ritmo e ter o mesmo nível de oportunidades.
Será que existe interessa que isso aconteça?

Mas pela análise do Ulrich e bastante pelo que nós mesmos vimos nos últimos anos em cripto e no setor de startup como um todo, esse crescimento sem as taxas de juros foi direcionado por um tipo de economia muito mais especulativa e muito mais baseada no futuro e em promessas do que em práticas efetivas, bons projetos e ideias realmente revolucionárias no sentido de aumento de produtividade e bem estar. Talvez vamos precisar relembrar que bons projetos requer tempo, paciencia e muito trabalho e não hypes malucos e retornos absurdos de curto prazo. É uma mudança de mentalidade mesmo.

Agora não entendi esse comentãrio sobre normalizar as classes sociais. O que obriga a normalizar elas?
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Eu mesmo saquei a gigantesca parte do meu patrimônio crypto para botar na renda fixa. Antes não tinha esse incentivo pois eu ganhava de 15% até 100% ao ano com o DeFi, como mostrado lá no meu tópico das aventuras ninja no DeFi. Agora coloco em títulos de todos os tipos e durmo mais tranquilo. Tongue

O engraçado é que hoje em dia, pós-Celsius e pós-FTX, a RF brasileira dá de 10 a 0 em qualquer outro projeto que continua vivo.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Não acho que quem compra crypto pra tentar um 1000x vai deixar o seu vicio de aposta pra ganhar 2% ao ano.

Mas não estamos falando de 2% ao ano. Aqui no Brasil já estamos em 15-18% na renda fixa. Isso aí é dobrar a cada 4 ou 5 anos.

Lá nos eua já está nos 4% e subindo.

Mas, se essa tendência realmente se reverter, muitas coisas podem mudar.

E teoricamente isso pode ser algo ''ruim'' para o Bitcoin, ou menos menos para o cenário das criptomoedas de forma mais 'arriscadas'.

Mas ao mesmo tempo, imagino também a tokenização dos títulos.... o que acham?

É claro que é ruim pro bitcoin. O dinheiro não precisa passar risco pra render. As pessoas não sabiam onde botar nos juros negativos, agora os tesouros nacionais pagam bem, é natural que ações, metais e bitcoin passem uma baixa.

Acho q não teremos uma tokenizacao de títulos tão cedo, talvez uma cbdczação deles 🤣
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
No vídeo, o Ulrich junta as reflexões de Marks a um dado bem interessante: nos últimos 40 anos, a taxa de juros tem caído. Mas isso não é uma norma, é na verdade uma excessão na história de 5.000 anos das taxas de juros!!!! E foi exatamente essa tendência de 40 anos que fez com que os fundos de investimento e os investidores buscassem startups malucas e investimento de risco, porque não havia outra forma de ter retornos.

O problema a meu ver é esse mesmo! A economia esta assente na taxa de juro e tudo gira a volta dela. Mas o que os últimos 10 anos provaram, é que as economias conseguem viver e crescer sem as taxas de juros.

Mas isso obrigaria a normalizar as classes sociais, onde todos conseguiriam crescer ao mesmo ritmo e ter o mesmo nível de oportunidades.
Será que existe interessa que isso aconteça?
member
Activity: 62
Merit: 16
Não acho que quem compra crypto pra tentar um 1000x vai deixar o seu vicio de aposta pra ganhar 2% ao ano.
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450
O Ulrich postou um vídeo super interessante essa semana, em reflexão a carta do Howard Marks, , que é co-founder do fundo Oaktree Capital Management.

No vídeo, o Ulrich junta as reflexões de Marks a um dado bem interessante: nos últimos 40 anos, a taxa de juros tem caído. Mas isso não é uma norma, é na verdade uma excessão na história de 5.000 anos das taxas de juros!!!! E foi exatamente essa tendência de 40 anos que fez com que os fundos de investimento e os investidores buscassem startups malucas e investimento de risco, porque não havia outra forma de ter retornos.

Mas, se essa tendência realmente se reverter, muitas coisas podem mudar.

E teoricamente isso pode ser algo ''ruim'' para o Bitcoin, ou menos menos para o cenário das criptomoedas de forma mais 'arriscadas'.

Mas ao mesmo tempo, imagino também a tokenização dos títulos.... o que acham?
Pages:
Jump to: