A tecnologia do bitcoin não escala para ser uma moeda de troca, mas bitcoin tem potencial para outros fins.
Ethereum? Da um tempo, essa bosta não serve pra nada.
Aliás, altcoins em geral servem apenas para as baleias extrairem ainda mais bitcoin dos tolos. Nesse sentido, as alts podem sim ser vistas como golpe.
Poderia explicar esse fato do Bitcoin não ser escalável para transações mínimas, de 1 satoshi por exemplo?
Por que as taxas da transação
comem uma parte dela. Exemplo: na situação atual, a fee recomendada para uma transação é de 160 satoshis/byte, uma transação tem em média 226 bytes, então a fee seria de 36.160 satoshis (+-R$4,52). Ou seja, se você for enviar uma transação, esse seria o valor descontado das moedas enviadas.
O problema de escalabilidade ainda é agravado quando a procura sobe. Pois o número de transações sobem, muita gente começa a comprar, e é criado um
gargalo. Há um limite de transações que podem ser processadas a cada bloco (que são minerados em média a cada 10 minutos), e quem tem pressa aumenta a fee para sua transação ser confirmada rápida, pois os mineradores dão preferência para as fees maiores (+fee, +lucro pra eles). Assim já deu pra perceber o que ocorre quando há esse
gargalo: todo mundo querendo comprar e movimentar os BTC's, a fee vai subindo cada vez mais por causa dos apressadinhos, a rede não suporta, porque nesses 10 minutos surgem mais transações do que ela processa, e ela congestiona. As transações empacam, demorando muito para serem confirmadas.
Mas isso já está no caminho para ser resolvido. Primeiro precisávamos do segwit, que já está encaminhado, e agora é aguardar pela Lightning Network. Isso vai poder fazer com que o BTC vire realmente uma moeda, você vai poder comprar café na esquina sem precisar pagar uma taxa que é maior que o preço do produto. Quando tudo isso for operacional, ai sim estaremos na era de ouro do BTC.