Recentemente vi o Ulrich comentando que a quebra do Bretton woods e da paridade dolar-ouro 1:1 foi um calote por parte dos EUA.
Eles prometiam a paridade, mas um dia cagaram pra ela dando calote em todo mundo.
É quase uma citação do Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos. O livro de Nassim Nicholas Taleb que deu origem à esse termo.
Eu acredito que o Bitcoin é um dos únicos ativos antifrágil do mundo. Um ativo que pode realmente se beneficiar do caos.
Sim, acho que é quase essa ótica do calote mesmo. A ideia de se propor a um sistema, a uma paridade, a uma garantia para o mundo inteiro e depois essa garantia e promessa simplesmente deixa de existir ou as regras do acordo parem de ser validas porque... bom, não vale mais a pena. Sobre o Taleb, eu concordo, mas o mais doido é que o Taleb não concorda e não acha que o BTC é antifrágil
Vale a pena ver esse vídeo do Ulrich e o novo do Ray Dalio, os dois se relacionam muito com o assunto
Principles for Dealing with the Changing World Order by Ray Dalio
As sanções financeiras e o fim da hegemonia do dólar
Não acho que não esteja cedo. Inclusive, acho que realmente está na hora!!!!! Opa, obrigada pela indicação, ja abri aqui o do Ray Dalio. Mas como é um tanto quanto longo, vou precisar voltar com o feedback sobre a reflexão dele mais tarde para discutirmos sobre.