Pages:
Author

Topic: O país do maior juros real do mundo - page 2. (Read 358 times)

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
June 19, 2023, 04:00:15 PM
#22
Depende da métrica de cada instituto que calcula a inflação. Por exemplo, temos aqui no Brasil um índice chamado de IGPM( Índice Geral de Preços ao Consumidor). Ele é medido por uma instituição independente chamada de Fundação Getúlio Vargas. É esse índice que é utilizado atualmente para o reajuste dos alugueis e das contas de consumo(agua, luz, telefonia ,etc). Ele raramente bate com o índice do IBGE( IPCA).

Em Portugal também tem esses institutos independentes que fazem esses cálculos, mas as autoridades pouco utilizam isso para fazer alguma coisa. Apenas utilizam as fontes estatais.
E os ajustes nessas contas é sempre feito com base na inflação anual. Ou seja, imagina os aumentos que houve este ano, nas contas do dia a dia.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
June 19, 2023, 02:58:29 PM
#21

Pois... é sempre essa sensação que fica.
Acontece o mesmo em Portugal. Quando saem esse tipo de numeros, fico sempre a questionar-me onde eles foram buscar esses dados. Ou talvez seja eu, que tenho um custo de vida totalmente diferente, bem como a dos meus amigos.

O problema é se calhar as pessoas com quem me dou, tenho de arranjar amigos novos - mas com capital. Roll Eyes

Depende da métrica de cada instituto que calcula a inflação. Por exemplo, temos aqui no Brasil um índice chamado de IGPM( Índice Geral de Preços ao Consumidor). Ele é medido por uma instituição independente chamada de Fundação Getúlio Vargas. É esse índice que é utilizado atualmente para o reajuste dos alugueis e das contas de consumo(agua, luz, telefonia ,etc). Ele raramente bate com o índice do IBGE( IPCA).
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
June 18, 2023, 03:01:04 AM
#20
Não é fácil. Aqui na minha cidade, uma morada que em Portugal é chamada de DT1, não sai por menos de 1350 reais. Maior que o salário mínimo vigente aqui no Brasil. Então, essas contas muitas das vezes não bate. Hoje, até uma moradia numa favela não sai por menos de 500 reais. Lógico, isso aqui na minha cidade que é a maior do País.

Pois... é sempre essa sensação que fica.
Acontece o mesmo em Portugal. Quando saem esse tipo de numeros, fico sempre a questionar-me onde eles foram buscar esses dados. Ou talvez seja eu, que tenho um custo de vida totalmente diferente, bem como a dos meus amigos.

O problema é se calhar as pessoas com quem me dou, tenho de arranjar amigos novos - mas com capital. Roll Eyes
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
June 17, 2023, 04:38:42 PM
#19

Em media cada brasileiro gasta 15% em habitação?
OK, se for um casal quer dizer que por familia fica na casa dos 30%.

É fácil um solteiro conseguir alojamento?

Não é fácil. Aqui na minha cidade, uma morada que em Portugal é chamada de DT1, não sai por menos de 1350 reais. Maior que o salário mínimo vigente aqui no Brasil. Então, essas contas muitas das vezes não bate. Hoje, até uma moradia numa favela não sai por menos de 500 reais. Lógico, isso aqui na minha cidade que é a maior do País.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
June 17, 2023, 11:47:34 AM
#18
O ipca representa o consumo de 90% da população brasileira

Quote
O significado do acrônimo é Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O indicador tem como objetivo abranger 90% das pessoas que vivem nas áreas urbanas no país – e é justamente por isso que é chamado de “amplo”.
...
Grupo   Peso (%)
Alimentação e bebidas   19,3
Habitação   15,6
Artigos de residência   3,8
Vestuário   4,6
Transportes   20,6
Saúde e cuidados pessoais   13,5
Despesas pessoais   10,7
Educação   6,1
Comunicação   5,7
https://www.infomoney.com.br/guias/ipca/

Em media cada brasileiro gasta 15% em habitação?
OK, se for um casal quer dizer que por familia fica na casa dos 30%.

É fácil um solteiro conseguir alojamento?
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450
June 17, 2023, 09:01:15 AM
#17

Nunca tive a oportunidade de conversar com alguém de fora sobre a questão de política, juros etc

Se for pra tentar supor, eu acho que investidores estrangeiros veem o Brasil com muito risco, principalmente político, que a cada novo presidente, as regras podem mudar e a coisa ficar feia.
Se falar pra um americano por exemplo, tenho certeza que se interessaria por um tipo de investimento que temos aqui onde hoje em dia dá seus 0,9 ou 1% ao mês.
Também não sei se existem opções lá fora para os estrangeiros investirem nos mesmos tipos de investimentos que temos aqui, como os CBDs, tesouro direto etc, e eu digo investidores igual nós, comuns, não os mega investidores nas casas dos milhões que provavelmente conseguem

Alguém tem essa informação?



Eu já li algumas entrevistas com gerentes de fundos de fora do Brasil sobre a perspectiva de investimento aqui. Normalmente eles apontam dois pontos: a burocracia e a incerteza política. Como temos uma carga de burocracia muito grande, o custo da operação para que eles estejam compliance com tudo é bem alto, mais alto do que em outros paises e ao mesmo tempo, a chance de estar em desacordo, devido a quantidade de regras, é maior. E tem as incertezas em relação a manutenção dessas regras.
Quanto as opções, o pessoal tem falado bastante dos titulos atrelado as empresas. E mesmo nao chegando ao valor do Brasil, por ser em dólar, consideram mais interessante.


legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
June 15, 2023, 08:37:26 PM
#16

Creio que a SELIC talvez caia 0.5% ou até 1,0% no máximo, tendo em vista que o IPCA é um "índice mentiroso", que não reflete a realidade.

Com certeza, basta comparar os preços dos alimentos de uns anos para cá e o preço atual. A inflação dos alimentos foi brutal. Enquanto isso, o agronegócio ganha fabulas de dinheiro  exportando e recebendo vários tipos de isenções do Governo. Pior que isso não vai mudar nunca. Todo Governo tem medo de mexer com essa classe de poderosos.

O ipca é feito para media a inflação media dos brasileiros.

Se  você acha que o ipca não mede nada, é pq seu padrão de vida é muito alto em comparação a media do país.

O ipca representa o consumo de 90% da população brasileira

Quote
O significado do acrônimo é Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O indicador tem como objetivo abranger 90% das pessoas que vivem nas áreas urbanas no país – e é justamente por isso que é chamado de “amplo”.
...
Grupo   Peso (%)
Alimentação e bebidas   19,3
Habitação   15,6
Artigos de residência   3,8
Vestuário   4,6
Transportes   20,6
Saúde e cuidados pessoais   13,5
Despesas pessoais   10,7
Educação   6,1
Comunicação   5,7
https://www.infomoney.com.br/guias/ipca/

Daí se você gasta 30% do seu orçamento em itens de tecnologia, ou uma mulher que gasta 50% em Vestuário, ou um cara que gasta 40%  em cerveja e jogos de futebol, lógico que seu consumo é bem diferente do ipca ...
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
June 15, 2023, 05:14:16 PM
#15
Com certeza, basta comparar os preços dos alimentos de uns anos para cá e o preço atual. A inflação dos alimentos foi brutal. Enquanto isso, o agronegócio ganha fabulas de dinheiro  exportando e recebendo vários tipos de isenções do Governo. Pior que isso não vai mudar nunca. Todo Governo tem medo de mexer com essa classe de poderosos.

Na questão dos alimentos teve vários fatores que ocasionaram a alta. A pandemia causou escassez em muitos insumos necessários para se produzir alimentos e pressionou muito os custos de produção. Logo na sequencia teve inicio a guerra RússiaxUcrânia onde Rússia é simplesmente o maior produtor de fertilizantes do mundo e Ucrânia uma das maiores de grãos (principalmente trigo). Para quem vê de fora pensa... Nossa estou pagando tão caro por esse ovo, esse litro de leite, esse kg de carne, mas acontece que o custo de produção também subiu proporcionalmente.
Atualmente os custos baixaram bastante e as commodities agrícolas derreteram e aos poucos deve ir baixando para quem compra no supermercado.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
June 15, 2023, 03:50:35 PM
#14

Creio que a SELIC talvez caia 0.5% ou até 1,0% no máximo, tendo em vista que o IPCA é um "índice mentiroso", que não reflete a realidade.

Com certeza, basta comparar os preços dos alimentos de uns anos para cá e o preço atual. A inflação dos alimentos foi brutal. Enquanto isso, o agronegócio ganha fabulas de dinheiro  exportando e recebendo vários tipos de isenções do Governo. Pior que isso não vai mudar nunca. Todo Governo tem medo de mexer com essa classe de poderosos.
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
June 15, 2023, 05:57:02 AM
#13
Brasil é o país dos rentistas, de agora em diante talvez a SELIC caia um pouco com o governo já se acomodando.

Para quem tem um dinheirinho guardado, o negócio é aproveitar a onda do juros altos. Eu acredito que essa taxa de juros alta vá até o final do mandato do presidente do Banco Central. Eu que sempre tive investimentos em renda fixa. Estou adorando o que está acontecendo. O Juros real está maravilhoso. Uma pena que o restante do País se ferra. Principalmente o comercio e a indústria que vendem seus produtos a prazo. Ninguém está comprando nada a prazo com esses juros altíssimos.  Cry

Creio que a SELIC talvez caia 0.5% ou até 1,0% no máximo, tendo em vista que o IPCA é um "índice mentiroso", que não reflete a realidade.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
June 14, 2023, 01:41:19 PM
#12
Brasil é o país dos rentistas, de agora em diante talvez a SELIC caia um pouco com o governo já se acomodando.

Para quem tem um dinheirinho guardado, o negócio é aproveitar a onda do juros altos. Eu acredito que essa taxa de juros alta vá até o final do mandato do presidente do Banco Central. Eu que sempre tive investimentos em renda fixa. Estou adorando o que está acontecendo. O Juros real está maravilhoso. Uma pena que o restante do País se ferra. Principalmente o comercio e a indústria que vendem seus produtos a prazo. Ninguém está comprando nada a prazo com esses juros altíssimos.  Cry
legendary
Activity: 2660
Merit: 1106
May 27, 2023, 06:26:05 AM
#11
Brasil é o país dos rentistas, de agora em diante talvez a SELIC caia um pouco com o governo já se acomodando.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
May 23, 2023, 09:30:49 AM
#10

Alguém tem essa informação?



Na última década os juros estavam negativos no mundo desenvolvido, abaixo da inflação.

Atualmente vc acha coisas na casa de 3 a 5% mesmo.

Pode olhar o etf lqda, por exemplo, da blackrock. Títulos de dívidas de grandes empresas.
legendary
Activity: 2226
Merit: 1304
May 22, 2023, 03:47:41 PM
#9
A desproporcionalidade entre nossos juros real e o tamanho da nossa economia torna a renda fixa nacional muito interessante. Curiosamente,  nem assim os gringos investem aqui. Será que o risco é maior do que nos mesmo esperamos?

Nunca tive a oportunidade de conversar com alguém de fora sobre a questão de política, juros etc

Se for pra tentar supor, eu acho que investidores estrangeiros veem o Brasil com muito risco, principalmente político, que a cada novo presidente, as regras podem mudar e a coisa ficar feia.
Se falar pra um americano por exemplo, tenho certeza que se interessaria por um tipo de investimento que temos aqui onde hoje em dia dá seus 0,9 ou 1% ao mês.
Também não sei se existem opções lá fora para os estrangeiros investirem nos mesmos tipos de investimentos que temos aqui, como os CBDs, tesouro direto etc, e eu digo investidores igual nós, comuns, não os mega investidores nas casas dos milhões que provavelmente conseguem

Alguém tem essa informação?

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
May 22, 2023, 02:49:34 PM
#8
~~

O pior é que todo o mundo esta agir assim. Preferem aumentar juros, em vez de investir em produção.
Uns querem ganhar tudo, e não deixam outros ganhar só um pouquinho.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
May 21, 2023, 02:46:58 PM
#7


Isso não deveria estar a motivar o aumento de mais empresas de industria e serviços? Haver mais incentivos para a criação de emprego e de maior produção?


Num País sério isso aconteceria. Mas o Brasil não é um País sério. Aqui as empresas não concorrem entre si para baixarem os preços. Aqui, elas formam carteis e manipulam os preços. Basta ver que temos apenas 3 empresas de telefonia, 3 Bancos, 2 redes de hipermercados, que dominam o mercado e manipulam preços. Isso num País de 200 milhões de habitantes.
No Brasil, quando pequenas ou médias empresas começam a se destacar, já aparecem as grandes e as compram. Temos um negocio aqui chamado de Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), uma Autarquia, que deveria fiscalizar e evitar que isso aconteça. O problema que ele é dominado pelos grandes empresários. Daí já viu.  Cry
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
May 21, 2023, 02:37:16 AM
#6
Caso contrário, teríamos uma violenta inflação causada pelo consumo. Nossa indústria e serviços não teriam como suprir a demanda, subiriam os preços e haveria a volta da hiperinflação.

Isso não deveria estar a motivar o aumento de mais empresas de industria e serviços? Haver mais incentivos para a criação de emprego e de maior produção?

Eu até posso entender a ideia de aumentar impostos/juros para combater a inflação, mas isso é um remedio a curto prazo. A medio e longo prazo, devia ser a industrias/serviços a solução. Mas, parece que não existe interesse em haver concorrência.  Roll Eyes

Mas, até sei o motivo disso acontecer. Antes as empresas começavam pequenas e iam crescendo, e hoje temos grandes marcas de produtos. Já atualmente, as novas empresas tem de já nascer grandes, caso contrario não consegue implementar-se no mercado. A malta quer retorno para ontem, e esquecem-se que para as empresas crescerem é preciso tempo.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
May 20, 2023, 02:23:46 PM
#5
Sim, desde a implantação do plano real, a taxa de juros no Brasil sempre foram positivas(juros real). Como somos um país de miseráveis e temos um consumo super represado, além de termos impostos regressivos sobre o consumo", não tem como por enquanto ser diferente.
Caso contrário, teríamos uma violenta inflação causada pelo consumo. Nossa indústria e serviços não teriam como suprir a demanda, subiriam os preços e haveria a volta da hiperinflação.
legendary
Activity: 2366
Merit: 1405
May 20, 2023, 01:32:29 PM
#4
Acho que um dos grandes motivos que impede a entrada de mais capital atualmente é a falta do selo de grau de investimento, como estamos classificados com rating de "grau especulativo" a maioria dos grandes fundos por regra não podem alocar dinheiro por aqui. Oque precisaria seria como você falou reduzir os gastos e alcançar um equilíbrio fiscal porem parece que estamos a cada dia mais longe disso.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
May 18, 2023, 03:02:03 AM
#3
É incrível ver que todos os países da europa mencionados estão no negativo.

Por sua vez, o baixo investimento estrangeiro é talvez por causa do pouco valor que a moeda tem. A pessoa investe, e tem uma boa percentagem de retorno, mas depois é capaz de perder isso tudo no cambio.
Pages:
Jump to: