Faz sentido, faz sentido.. essa é a proposta do Unlimited?
A proposta do unlimited é um pouco mais complexa. ela envolve uma "votação" entre os mineradores para decidir qual o maior tamanho que a maioria aceita.
Agora xô explicar porque isso é ruim...
Digamso que o objetivo do BTC é ser 3x MENOR que a mastercard (e 10x menor que a visa), conseguir tratar 1000 transações por segundo. Hoje, com bloco de 1Mb ela trata 3 tx/s. Pra tratar 1000 tx/s ela precisa crescer 300 (arredondei pra baixo), ou seja, precisa de blocos de 300 Mb. São 144 blocos por dia e 4320 blocos por mes. Ou seja, são 43 gb por dia e 1.2 TERA byte por mes... O espaço de armazenamento já ficou inviável!
Agora o tempo de propagação. Um bloco, hj, leva cerca de 12 segundos pra propagar pela rede. um bloco 300 maior, vai levar 300 vezes mais tempo. ou seja 3600s. Como a rede vai emitir blocos a cada 10 minutos se leva 1 hora pro bloco chegar aos mineradores? Mesmo que esse tempo seja otimizado em 10 vezes, ainda assim são 6 minutos, pra um bloco de 10 minutos. 90% dos blocos minerados vão se tornar órfãos! Vai ser um CAOS completo!
Crescer o tamanho dos blocos é totalmente inviável como solução definitiva! LN e outras soluções "off chain" são a direção do futuro, sem sombra de duvida!
Se não me engano os devs da BU apresentaram soluções (?) para esses problemas incluindo pruning, xthin ou compact (do core), o que não acho grandes soluções a longo prazo, não sei o motivo de não unirem as duas opções. Deixando as brigas de lado a realidade é que a taxa média se aproxima de 1 dólar, tendo uma transação média de 226 bytes o custo de 0.4972 mBTC ou R$2,61 :/ as fees estão ficando cada vez mais altas e a tendência com a valorização do bitcoin pela sua escassez e pelo aumento do uso é que elas aumentem ainda mais, hoje no fórum vejo alguns relatos de pessoas setando taxas baixas e esperando uma enormidade de tempo.
Por isso o bitcoin está perdendo a dominância, são dados, de mais de 80% no começo do ano para 52% agora :/. Algo deve ser feito, o mercado não perdoa quem não se adapta.