Mas quais são os critérios que te fazem '' ver um potencial de crescimento no curto prazo''?
Por exemplo, é quando todo mundo está falando sobre e tem muitas menções no twitter ou quando todo mundo está falando mas ainda não foi lançado na Coinbase, é quando alguém muito renomado de cripto entra no projeto? O que exatamente chama a sua atenção e te faz arriscar pra aumentar seu fundo de BTC?
Na minha opinião é ter uma tese forte do por que esse é um bom investimento, cada um com seus fatores únicos. Não adianta só ter uma tecnologia boa ou só marketing.
Alguns exemplos meus:
1. Solana: quase ninguém falava sobre, era um dos projetos na umbrela da FTX + Alameda, tinha um belo potencial com sua alta taxa de TPS e alguns influencers do Twitter já falavam dela discretamente. Foi uma das moedas a qual eu mais tinha convicção de crescimento no curto-médio prazo.
Eu provavelmente não teria comprado apenas pela tecnologia, então o principal motivo foi quem estava por trás dela (FTX + Alameda). A ideia é que os caras são poderosíssimo nesse mercado e tem dinheiro infinito. Já haviam pessoas falando sobre um "Solana Summer", uma temporada onde a rede reinaria com o seu ecossistema do DeFi, que nem existia ainda. E foi isso que aconteceu, os maiores VCs do mercado estavam por trás de todo projeto, e isso fez com que eles tivessem uma força absurda, movendo a rede para o topo com mais de $10b de TVL.
($20 -> $200, mas vendi antes)2. Rune (Thorchain): Muito influencer do Twitter grande e autentico (foco no autentico!! pois não estou falando do vendedor de curso, mas daquele que lucra milhões com seus trades e faz parte da principal cupula do "crypto twitter"). Tecnologia interessante e inovadora, uma Dex onde você pode fazer swaps entre blockchains de forma totalmente descentralizada e com os tokens nativos (mando BTC da minha carteira BTC e recebo ETH na minha carteira da ETH). A ideia é que o futuro não pertence apenas a uma blockchain, então esse é um projeto essencial, além dele ser bem falado por quem atrai multidões.
($5 -> $11, mas acho que ainda tem muito futuro)3. Luna (conhecida pela stablecoin UST): O ecossistema da Luna é imenso, mas vou falar apenas da UST, stablecoin que é lastreada na queima da moeda nativa da blockchain (Luna). Você pode criar 1 UST ao queimar $1 de LUNA, e pode queimar 1 UST para receber $1 de LUNA.
A ideia central é que mais demanda na UST => mais queima da LUNA. Com esse UST, você pode fazer o stake no projeto Anchor e receber 20% fixos por ano (não vou explicar aqui de onde esse 20% vem, mas ele não é gerado do nada - procure sobre a Anchor caso queira saber mais). Fora isso, você também pode usá-lo para investir em ativos sinteticos (ações da APPL, TSLA, etc...) e, mais recentemente, fazer a bridge para a Solana e utilizá-la para prover liquidez no par UST-USDC do projeto Saber (um swap que foca em ativos de valor correlacionados, um stableswap). Esse foi o ponto de virada, pois essa possibilidade, somada a explosão do ecossistema da Solana, fez com que fossem gerados centenas de milhões de UST (alta demanda), o que fez com que mais e mais LUNA fossem queimadas, subindo drasticamente o preço da moeda.
($4 -> $40)
Simplificando: Não tenho nenhuma checklist de criterios. Eu invisto apenas quando bate a convicção de que o projeto é uma boa escolha. Ele pode até ter uma boa ideia (no papel) ou bom marketing, mas tem que bater aquela "eureca" de ter achado o próximo hit. Isso é relativamente raro de acontecer, e por isso eu quase nunca compro ou hodlo nenhuma altcoin.
Não acho que tenha sido muito claro, mas espero que esses meus exemplos te ajudem a entender sobre o meu caso.