No momento minha ONG não está contratando ninguém. Felizmente o único funcionário que possuímos trabalhando, no caso eu mesmo, está dando conta do serviço. Um dia te conto por que fico com tanta zoação por causa de Ongs. Pra adiantar, é que conheço casos de pessoas que faliram suas empresas e depois montaram Ongs para fugir de impostos.
Amigo... eu conheço bem isso! E percebo claramente o que você quer dizer.
A coisa de 15 anos atras, eu tinha ativo um site de artes, e um grupo de artistas quis montar (foram incentivados) a montar uma ONG com o objetivo de fazer projetos artísticos para crianças desfavorecidas. Esse incentivo veio de uma pessoa, já experiente em ONG, que se mostrou disponível para coordenar tudo, tratando da papelada para os apoios financeiros, fazer os contactos, etc.
Então esse grupo de artistas, com ajuda dessa pessoa, montaram a tal ONG. Mas, visto que a ONG iria ser registada como fosse fundadas por jovens, a tal pessoa não podia fazer parte da direção. Então pediram-me se eu podia ser o vogal que faltava. Bem, avisando logo que não iria participar em nenhum atividade ou financiar (no mínimo fazia o site), aceitei e apenas aceitei pagar anuidade de socio que foi uns 10 ou 20 euros.
Dito isto, a ONG foi criada, com a direção constituída por jovens na casa dos 20 anos, com essa tal pessoa a ser o que podemos chamar CEO eleita pela direção. Ao longo de uns 2 anos, vários projetos foram desenvolvidos, sendo os sócios (eu não, como tinha avisado) a colocarem o dinheiro necessário para esses projetos - coisas pequenas. Enquanto se iam apresentado projetos maiores, para se obter os fundos. Até que um dos projetos foi aceite, e lá veio o fundo europeu para apoiar o projeto.
Fundo recebido, problemas surgindo...
Ora, os sócios (eu não) começaram a ficar indignados porque nunca mais o dinheiro do tal fundo, era utilizado para devolver aos sócios o "investimento" que fizeram do seu bolso para os projetos. Enfim, ONG desfeita, e o dinheiro nunca visto. E essa tal pessoa, conseguiu sempre justificar que o dinheiro foram usadas em outras despesas. Até que desapareceu!
Eu como era apenas vogal, e nunca quis estar envolvido naquilo, apenas aceita para ajudar a eles avançarem com a ideia. Simplesmente desmarque-me sem querer saber, os outros que gastaram dinheiro e tinham papeis (teoricamente) mais importantes que se mexessem. Julgo que eles nunca tentaram ir para tribunal, até porque - julgo eu, as justificações apresentadas eram todas legais.
Depois as coisas vão se descobrindo, e no fundo essa pessoa andava ser mentora de varias ONG ao longo da sua vida, porque viva disso. Aproveitava-se do interesse das pessoas em ajudar outros, para obter dinheiro para si.
Moral da historia... eu nunca foi fã das ONG, depois de ter esta experiencia de perto, menos fã sou! Pago os meus impostos, e é o governo com as suas instituições de apoio social, é que tem de ajudar os mais desfavorecidos.
Ao analisar bem, são Organizações Não Governamentais, só de nome, porque depois o dinheiro vem dos governos!