Enquanto a paridade com Fiat for tão importante vai ser bem complicado, se fosse uma compra 'pura' em criptomoeda, sem pensar em converter, ai seria tranquilo.
Produto tal vale 1.000 satoshis, seriam 1.000 satoshis e pronto, agora com a oscilação dos últimos tempos não tem como.
Querendo ou não a paridade com fiat é necessária. Qualquer negócio que vc for abrir, seus custos serão em moeda fiduciária. Logo, se vc aceita btc como pagamento, vai ter que transformar em dólar pra poder arcar com os seus custos. Não faria sentido fixar um valor em btc e ter que arcar com os prejuízos. Da mesma forma, se o btc sobe de valor, nenhum cliente pagaria aquele valor 'fixo' por ser algo muito acima daquele cobrado no mercado aberto
Imagina ir num mercado que aceite BTC, você olha o preço da cerveja: 0,0001 BTC
Quando chega no caixa já ta custando 0,00011 ou 0,00009
Ou seja, mostrar o preço em BTC nas prateleiras de supermercados é complicado, o que da pra fazer é mostrar o valor em BTC na hora de pagar pelas compras..
Usando o exemplo da mineração, pelo que eu me lembro: a Bittrex estava para adicionar um sistema que converteria imediatamente as moedas que você depositava lá, por exemplo, a pool lhe envia 1 ZEC para o seu endereço da Trex, e assim que confirmar, já executa a ordem de venda e seu saldo fica em BTC.. (alguma exchange já tem isso integrado?)
Então não deve ser difícil criar um bot para receber pagamentos em uma exchange nacional e converter automaticamente o saldo de BTC para BRL, ou seja, você fica seguro contra a volatilidade..
Aqueles serviços como BitPay que a Steam usava, não fazem exatamente isso? convertem na hora?
Na minha visão, o maior problema é o tempo/taxas das transações, porém acredito que num futuro próximo isso seja resolvido.
Eu aceito BTC/alts para qualquer coisa.