(...)
Mas então a ideia de que é necessário existir uma outra moeda procede? E A disputa por qual seria essa moeda se travaria de acordo com esses critérios mencionados (inovação tecnológica, adoção da comunidade, etc)?
Sim e não. É na verdade uma opção que a comunidade (ou o mercado, chame como quiser) tem de fazer. Ou você adapta o bitcoin e incorpora nele as inovações necessárias pra micropagamentos, transacoes rapidas, etc, ou você cria altcoins para cada nicho e as usa em conjunto com o bitcoin.
Essas duas vertentes aparecem entre os devs do bitcoin. De um lado o pessoal ligado a blockstream que defende o uso de sidechains (que são altcoins que podem comunicar diretamente a blockchain bitcoin, de forma resumida), do outro o pessoal do bitcoin XT (e agora do DECRED) que defende que o bitcoin tem de incorporar essas mudanças e se tornar uma moeda mais completa.
Eu, pessoalmente, prefiro as sidechains e a opção descentralizada com varias moedas e mais opções. Acho a opção do XT e do DECRED focada em centralização, unicidade, não sou fã...
Não entendo muito bem essa ideia de "adaptar o bitcoin". Como é possível adaptar algo que já existe e está difundido entre milhões de pessoas? Quem é que vai definir as "regras" dessa adaptação?
É claro que essa minha visão é porque eu desconheço o mecanismo dessa adaptação, mas pensando por cima, também tendo a preferir as moedas descentralizadas.
Aliás, pelo que tenho lido, essa é uma tendência muito forte, com algumas mega corporações desenvolvendo suas próprias sidechais (como o Ripple por ex).