Não é de hoje que tenho lido notícias, relatos de "amigos de amigos" e até videos no Youtube de Brasileiros que foram trabalhar ou até mesmo viajar em Portugal e acabaram sendo vítimas de comentários e ações discriminatórias.
Na verdade, se você for realmente procurar na internet verá que os casos parecem ser bem comuns.
Me fica a dúvida, porque isso acontece? Portugueses possuem algum medo ou preconceito de que Brasileiros estão querendo "roubar" seus empregos? Isso é algo que acontece em todas as regiões de Portugal? São casos isolados de determinadas pessoas ou é uma visão meio que "geral" da população?
Eu acho que isso é algo que acontece em todos os países que recebem imigrantes. Existe sempre alguns mais "descriminados" que outros, ou pelo menos que acabam ser vitimas de alguns "boatos". Acredito que o mesmo aconteça com alguns no Brasil.
Em primeiro lugar, não acho que seja nada contra os brasileiros. Existem nacionalidades de imigrantes muito mais descriminados do que os brasileiros. Mas, no caso dos brasileiros, por falarem a mesma língua integraram-se melhor, do que outros, e por um fator histórico de acontecimentos.
Primeiro, o boom da imigração de brasileiros começou a coisa de 20 anos para cá. Aconteceu numa altura onde os empregos especializados andavam a tentar dar o salto de ordenados. Com o aumento da imigração, de brasileiros formados e dispostos aceitar trabalhos especializados por ordenados mais baixos, surgiu um pouco essa ideia de "roubar" empregos. Mas, isso já mudou um pouco, porque agora os brasileiros também querem ser bem pagos, em especial nos trabalhos especializados.
Por isso, de modo geral as coisas estão um pouco diferentes, mas aqueles estigmas do passado, custam a desaparecer e então por vezes existe essa alegada descriminação.
Eu acho que são mais casos isolados e em centros urbanos maiores. Mas, é sempre mais fácil encontrar a critica do que ao contrario. Mas, isso é com todos nós, pois é mais fácil ao sermos mal atendidos numa loja dizermos aos amigos para lá não irem, do que se o atendimento for normal nem dizemos nada só se preguntarem.
Só há um aspeto que recebe muito mais criticas, e talvez isso ganhe peso em algumas situações, que é o modo de falar. Apesar de todos falarmos português, o português do Brasil é diferente do de Portugal. Então, existe um estigma generalizado de que os brasileiros querem "impor" o seu português sobre o de Portugal. Por exemplo, ainda hoje o ultimo acordo otográfico é altamente criticado, por aproximar mais os dois portugueses.
Pessoalmente, acho isso mais estupides do que outra coisa. Mas, claro que existe sempre que se agarre a essas coisas.
Falando no meu caso pessoal, posso dizer que no meu trabalho lido com vários brasileiros, e até agora todos eles foram 5 estrelas.