O Estado como aliado significa que ele vai querer uma fatia do seu bolo.
Eu pouco me importo que exista BRL, USD, BTC, ETH, ouro, vale-refeição, etc..
O problema é que o governo se importa, ele só quer a moeda de troca dele, a qual ele pode ter controle, imprimir mais, bloquear contas, saber o que você faz com seu dinheiro, etc.
A solução para o(s) Estado(s) poderia soar fácil: proibir as criptomoedas por completo.
Porém os criminosos não usam exchanges, ou seja, fazendo isso eles vão jogar todas pessoas que trabalham e recebem em BTC no mesmo buraco que os criminosos, dificultando ainda mais ações contra os mesmos. Outro ponto é o recolhimento de impostos, caso seja ilegal, eles não tem como cobrar impostos sobre, então você não seria obrigado a declarar suas moedas(produzir prova contra si mesmo) e incentivaria a prática de evasão de divisas(ir pra fora do país, preferencialmente algum que seja amigável com criptos) e sair desse buraco chamado Brasil(ou Venezuela, Grécia, etc).. E bem, banir uma tecnologia é algo bem complicado de engolir.
Se hoje o BTC é legal é porque o governo quer (tentar) controlar o mesmo.
Sobre os bancos, outro tipo de ladrão, só a conduta de reserva fracionária já fala tudo.
Eu pouco me importo se as pessoas quiserem usar bancos para receber/guardar dinheiro..
O problema é que os bancos se importam, visto que já ouvimos vários relatos aqui de contas bloqueadas pois tinham relação com transações de BTC/BRL.
Por mim que ambas as coisas existam, só quero ter o direito de escolha.
TLDR: O Estado não está nem ai pra você, os bancos não estão nem ai pra você.
Sim, de fato ele vai querer uma fatia do bolo, e isso pode parecer ruim a primeira vista. Mas o que é melhor? Querer comer o bolo todo sozinho e acabar comendo um bolo todo sujo por ter sido jogado no chão ou dividir e todo mundo comer um pedacinho de um bolo limpinho e saudável ? Tem bolo suficiente para todo mundo, sempre terá.
O tradicional precisa ser mudado, mas quem ta do lado do tradicional precisa entender que essa mudança também é boa para eles, de alguma forma, é boa para eles da mesma forma que é para nós. Até essa mudança ocorrer, nós que estamos do lado dessa revolução precisamos ter a consciência que é preciso abrir mão de alguma coisa pra que o outro lado veja interesse, e uma vez visto interesse os caminhos se abrem para a mudança ir ocorrendo continuamente de forma progressiva, e quando perceber estará do jeito que sempre sonhamos, sem precisar de caos.
Veja como as coisas estão encaminhando hoje, tudo está indo para o rumo do caos, pois está se transformando em uma guerra, em uma nova guerra.
A minha mensagem aqui é, não tenha partido nessa guerra, use sua posição, não importe qual seja como uma ferramenta de INTEGRAÇÃO e não de separação. E o que eu posso fazer nisso tudo é mudar como eu estava vendo tudo isso e fazer o que estou fazendo aqui, divulgando minha mensagem.
Dessa forma de fato a mudança não ocorrerá tão rápido como sonhamos, mas de todo jeito ela não ocorrerá tão rápido como sonhamos, isso que precisamos entender de verdade, pois se isso for forçado como esta sendo vai dar merda e no fim vai atrasar muito mais do que se formos com uma mentalidade mais progressiva, no estilo método Kaizen, 1% melhor a cada novo dia. Pois assim a mudança é suave, é vista com bons olhos pra todos, não assusta ninguém, muito pelo contrário, só atrai mais e mais.
Veja por si mesmo, da forma como ta, as pessoas estão ficando muito mais assustadas de participar do que empolgadas. Isso não é um bom sinal mesmo. Cada um fazendo sua parte conta muito. O interesse é todo nosso!