Sei lá, faz tempo que eu não acompanho mais essa área do fórum, pode ser que as coisas tenham mudado pra melhor.
Não, acho que não ale.... depois do início do último bear market que fez as alts sangrarem acima dos 90%, a confiabilidade do mercado caiu e, juntamente com ela, uma grande porção das iniciativas reais de ICO. Quase tudo que tem surgido ultimamente, mesmo que possua um teor verdadeiramente válido, acaba não tendo uma exposição suficiente para ter sucesso nos objetivos que estipula. Para quem tiver curiosidade, a Coincodex alimenta uma
lista de projetos que estão nessa fase, muito como tínhamos aos bolos na época da febra das ICOs.
Como eu digo, se as coisas já estão difíceis com releases em exchanges de grande porte, quem dirá as de menor porte?! E, no final das contas, é o modelo que alimenta os bounties e seus pagamentos, já que não há mais aquela espera pelo pagamento iminente tão logo o token chegar às exchanges - a dúvida não é mais "quando", mas "se" ele valerá o proposto.
Finalizei uma série de bounties de tradução no período e posso dizer, por experiência, que as pesquisas feitas até então refletem mesmo a condição do mercado: pouquíssimos foram os projetos que conseguiram sobreviver (no sentido da palavra mesmo, já que a maciça maioria deles não possui qualquer tipo de receita). Portando, esse cenário para as novas startups é como falar do plantio em solo infértil e não da deterioração dele depois de diversas colheitas. Um caminho bem tortuoso...
A parte menos ruim é que aqueles que se aplicam ao modelo de IEO tendem a ter uma liquidez imediata (ou próximo disso), então você possivelmente tenderá a realmente receber o pagamento (a menos que o soft cap não seja atingido, claro). Pior do que ver aquelas prometidas centenas de dólares virarem algumas dezenas, é simplesmente não valerem nada (por não terem chegado à nenhuma exchange) ou simplesmente não receber (com a morte do projeto antes mesmo da execução do pagamento).
Particularmente, não é um esforço que eu indico no momento para quem está buscando por atividades alternativas