Pages:
Author

Topic: Quais cuidados vcs tomam com o pc em que vcs fazem transações? - page 2. (Read 2409 times)

full member
Activity: 168
Merit: 100
algorista mandou muito bem na resposta fiquei emocionado  Cry   kkkkkk mandei alguns mbtcs para +---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+  (+1 na passagem)

mas é isso aí o algorista falou com a autoridade de quem trabalha com isso.

pq quando vc ver seus btcs indo embora, de endereço pra endereço no blockchain pq um vírus de algum site que postaram o link aqui no forum ou reddit/face e vc acessou roubou seus btcs, vc vai entender pq a neura com a segurança.

obs: na era negra dos bugs de segurança do windows xp se vc simplesmente se conectasse a internet em alguns minutos seu computador estaria infectado por algum malware após a instalação do sistema, ou seja, sem nada instalado.
por isso considere mudar seu SO pra Linux se puder, hj em dia temos distribuições bem 'user friendly'.

OFF TOPIC:

O que quer dizer essa assinatura "maluca" do nobre colega algorista?

"+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+"

Huh Huh Huh
hero member
Activity: 788
Merit: 1001
algorista mandou muito bem na resposta fiquei emocionado  Cry   kkkkkk mandei alguns mbtcs para +---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+  (+1 na passagem)

mas é isso aí o algorista falou com a autoridade de quem trabalha com isso.

pq quando vc ver seus btcs indo embora, de endereço pra endereço no blockchain pq um vírus de algum site que postaram o link aqui no forum ou reddit/face e vc acessou roubou seus btcs, vc vai entender pq a neura com a segurança.

obs: na era negra dos bugs de segurança do windows xp se vc simplesmente se conectasse a internet em alguns minutos seu computador estaria infectado por algum malware após a instalação do sistema, ou seja, sem nada instalado.
por isso considere mudar seu SO pra Linux se puder, hj em dia temos distribuições bem 'user friendly'.

full member
Activity: 168
Merit: 100
Nas moedas em que não fores usar logo, pensa em mantê-las em paperwallet conforme o colega algorista explicou.

Mantenha em papéis e apaga todo e qualquer rastro delas do computador.

Pensa nas paperwallets como se fossem contas de poupança.
hero member
Activity: 882
Merit: 1000
It's got electrolytes
Caramba, que resposta!!! Muitíssimo obrigado!
A resposta foi elaborada pensando também nos futuros usuarios que passam por aqui, para que possam se beneficiar da também ótima pergunta.

Não faço idéia de como mexer num Linux
O linux é seguro basicamente porque os repositorios de aplicativos são restritos e verificados em sua maioria.
Já no windows o usuario tende a instalar qualquer tranqueira que encontra na internet e por isso se torna inseguro.
O windows por si só é um sistema suficientemente seguro para uso com Bitcoin, desde que o computador não tenha recebido instalação de um zilhão de apps potencialmente invasores.
Virus entra no PC basicamente por pendrive e anexo de email, atualmente eu diria que isso se confirma em mais de 99.99% dos casos.

"Não usar o site blockchain.info em computadores compartilhados."

Teria que ficar em rede com outros 2 computadores aqui pra eu poder acessar a internet. Mas eu não compartilharia nada além do acesso a rede wireless. Tem problema?
O problema maior é usar em lanhouse e computadores de faculdade, onde com certeza tem screen-capture e keylogger, fora os virus...
O fato de estar na mesma rede que outros computadores não influencia em nada a segurança.

"Só use navegadores limpos, sem complementos, plugins e barrinhas invasoras."

Recomenda algum?
Firefox com certeza, mas o chrome também funciona bem.
O mais importante é ter certeza de que não tem aquelas barrinhas invasoras (tipo as que mudam a pagina inicial), pois aquilo quase certo é spyware e cedo ou tarde algum desses vai tentar roubar uns btc dos usuarios leigos.

newbie
Activity: 28
Merit: 0
Caramba, que resposta!!! Muitíssimo obrigado!

Não faço idéia de como mexer num Linux. Nem sei como é. Dá para aprender rápido como usa-lo, instalar softwares?

Acho que consigo um notebook velho, mas eu não posso usa-lo para transações online tbm?

Não posso ter outras carteiras de outras moedas nesse notebook? Litecoin, Peercoins, etc

"Não usar o site blockchain.info em computadores compartilhados."

Teria que ficar em rede com outros 2 computadores aqui pra eu poder acessar a internet. Mas eu não compartilharia nada além do acesso a rede wireless. Tem problema?

"Só use navegadores limpos, sem complementos, plugins e barrinhas invasoras."

Recomenda algum?

-----
Novamente, muito obrigado pela grande ajuda!
hero member
Activity: 882
Merit: 1000
It's got electrolytes
Com Bitcoin você é seu próprio banco, portanto deve aplicar as medidas de segurança que esperaria que seu banco aplicasse com o seu dinheiro.

O que no mundo do dinheiro de papel significa:

- Portas giratórias.
- Detectores de metal.
- Vigilantes treinados, com armamento de fogo.
- Cofre com abertura em horário programado.
- Horário de atendimento limitado.
- Veículos blindados para transporte de valores.
- Alarmes de todo tipo.
- Cameras em todo canto.
- Seguro.
- etc ...

Ser o seu próprio banco não é uma coisa simples, e qualquer valor acima de 1BTC já merece cuidados especiais.

Eu recomendo:

- Linux
- Partição criptografada.
- Pasta home criptografada com senha diferente da partição.
- Senhas acima de 16 caracteres.
- Nenhum outro uso pro computador, além do BTC.
- Carteira padrão Bitcoin-qt.
- Senha na carteira - recurso do proprio bitcoin-qt.

* um notebook velho resolve esse problema.

E ainda:

Uma carteira secundária no site blockchain.info, para pequenos valores, e essa você pode usar no dia-a-dia com menos cuidados.

Backup:

Você deve ter backup do arquivo wallet.dat em pelo menos mais um local fisico.
Pra isso basta zipar adicionando uma senha ao zip, desde que a senha seja segura o arquivo estará seguro.
Envie esse arquivo para você mesmo por email e também guarde em algum pendrive.

O backup do arquivo wallet.dat tem validade de até 99 transações de envio, portanto não precisa atualizar o backup a todo momento, basta atualizar a cada 50 envios e estará bem seguro.
Também existe uma maneira de configurar o bitcoin-qt para ter um backup *eterno*, somente aumentando a pool de keys pre-geradas.

Paper Wallet

É sempre bom distribuir parte do seu saldo em algumas paper-wallets.
Atualmente uma paper de 0.03 BTC já equivale a uma nota de R$100, então já vale o esforço em proteger.

Alternativa mais simples

Para quem não tem o dominio da maquina, existe uma alternativa bem simples. Apenas crie algumas paper-wallets e distribua os valores maiores nessas e use o blockchain.info para as movimentações, sempre deixando um pequeno valor online, mas mantendo os valores maiores em papel.
A cada vez que carregar a privatekey de uma paper no site você pode também transferir alguma parte do saldo para outra paper, e assim vai gerenciando seus valores offline.

Se sua privatekey esta fora de um computador então não há como um invasor virtual roubar seus BTC.

O unico cuidado é gerar essas papers de forma segura, e pra isso eu recomendo o uso do vanitygen.

Essa alternativa é muito segura e simples.

Outros cuidados

- Não usar o site blockchain.info em computadores compartilhados.
- Virus, spyware, adware, keyloger, etc - nem pensar.
- Só use navegadores limpos, sem complementos, plugins e barrinhas invasoras.

newbie
Activity: 28
Merit: 0
Ter um bom antivirus acho que é obrigatório. Mas e outras precauções e cuidados?

Tem um pc só pra isso? Não acessar nenhum outro site além de sites de exchange?

O que vcs fazem para garantir a segurança?

Pages:
Jump to: